quarta-feira, 28 de abril de 2010

Cantores Católicos

PADRE FABIO DE MELLO: Fábio José de Melo Silva nasceu na cidade de Formiga (Minas Gerais), no dia 3 de abril de 1971. Tornou-se nacionalmente conhecido por seu trabalho como comunicador: sua obra compõe-se de 6 livros publicados e também de 11 CDs que, juntos, venderam mais de 1,8 milhão de unidades. Mestre em antropologia teológica, foi ordenado em 2001 e atua na diocese de Taubaté, interior de São Paulo. Ele é o caçula dos oito filhos do pedreiro Dorinato Bias Silva e da dona-de-casa Ana Maria de Melo Silva.
[
editar] O sacerdócio
Após 16 anos de formação e estudos em
seminários, no dia 15 de Dezembro de 2001, em sua cidade natal, na Igreja Matriz de São Vicente Ferrer, foi ordenado sacerdote pela oração consecratória da Igreja e imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano de Palmas, Tocantins, Dom Alberto Taveira Corrêa.
O padre Maurício Leão teve grande influência na sua vida de seminarista, levando-o para o seminário de
Lavras. Em sua vida sacerdotal, tem como referência os padres Zezinho, Joãozinho e Léo Tarcísio.
Padre Fábio de Melo fez o primeiro grau na Escola Estadual Abílio Machado, em Formiga (MG), e o segundo grau no colégio Nossa Senhora de Lourdes, em
Lavras (MG). Formou-se em Teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté, com diploma emitido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e em Filosofia na Fundação Educacional de Brusque, em Santa Catarina.
Fez pós-graduação em educação no
Rio de Janeiro e mestrado em Belo Horizonte, junto aos jesuítas, no Instituto Santo Inácio – ISI (FAJE: Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia).
Em seguida, retornou a
Taubaté, para lecionar na área de Teologia Fundamental e Sistemática, na mesma faculdade em que havia se formado.

ADRIANA: Adriana é uma cantora católica do Brasil , com sete anos começou a tocar e a cantar em celebrações dominicais na cidade de Cruzeiro-SP. Iniciou a carreira de cantora e intérprete em 1994 e rapidamente consagrou-se como uma das mais expressivas vozes da música católica, tanto que foi uma das convidadas para se apresentar ao papa Bento XVI em sua visita ao Brasil em maio de 2007.
Seu mais recente trabalho foi a gravação do DVD em 24 de março de 2007, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo, com a presença de 2 mil pessoas. O DVD contou com participações especiais dos amigos Walmir Alencar e Padre Fábio de Melo.
A escolha do repertório foi concretizada após muitas discussões e pensamentos junto com a banda durante as viagens pelo Brasil. Resultou numa repaginação das melhores canções dos 4 trabalhos em CD e mais 2 canções inéditas. Ao todo são 14
músicas. Entre os sucessos estão Lindo Céu, Abraço de Pai e A Chave do Coração (essa última, foi gravada por Dalvimar Gallo, ex-vocalista da Anjos de Resgate, em seu CD solo). Um dos critérios essenciais para a seleção dos hits foram os pedidos musicais do público durante os shows.
Adriana já recebeu o prêmio pelo CD “Lindo Céu”, lançado em 2004, e pelo trabalho “Mais feliz”, de 2005 e segundo trabalho pela Paulinas-COMEP, entregue pelos seus pais na gravação do CD e DVD Adriana Ao Vivo. Já o DVD de ouro é o primeiro de sua carreira, aliás, também o primeiro da Gravadora.
Discografia da cantora Adriana:
• 1999 – Reencontro (CODIMUC)• 2001 – Qual É a Chave? (CODIMUC)• 2003 – Lindo Céu (Paulinas-COMEP)• 2005 – Mais Feliz (Paulinas-COMEP)• 2007 – Adriana Ao Vivo (CD e DVD) (Paulinas-COMEP)• 2009 – Milagres (Paulinas-COMEP e Som Livre)• 2009 – Jardim Secreto (Paulinas-COMEP)

ELIANA RIBEIRO: Primeira coisa (eu sempre falo isso!) tenho certeza de que o melhor caminho é buscar a Deus em primeiro lugar e tudo o mais lhe será dado em acréscimo! Há muitas moças, muitas jovens, que sempre me escrevem e me perguntam: “Será que este é o homem da minha vida? Será que vou encontrá-lo! Ah! Acho que não quero me casar…” E assim por diante.
Eu acredito que se você busca a Deus em primeiro lugar, na oração, no serviço, na comunidade, na sua paróquia, no seu dia-a-dia, rezando um terço, consagrando tudo a Nossa Senhora, tendo uma vida íntegra, na família, tendo uma vida saudável, tendo amigos, saindo à noite em ambientes saudáveis, divertindo-se, isso tudo contribui para que você encontre a pessoa certa!
Muitos pensam: “Ah! Eu quero encontrar um homem de Deus, então, tenho que viver somente na igreja”. Não, não é isso! Você tem de viver sua vida, você é livre! E vivendo sua vida, buscando a santidade, buscando a Deus, em primeiro lugar – tenha certeza de que o Senhor vai falar em seu coração, vai providenciar e vai lhe indicar os caminhos certos – ou para você se casar ou para ser uma celibatária, uma pessoa consagrada em uma comunidade ou em congregação.
Deus vai lhe falar, mas o mais importante é que Ele deve estar sempre em primeiro lugar, e tudo o mais Ele vai lhe dar por acréscimo! Não tenha dúvida, mesmo que demore um ano, dois, três, sete anos, como foi em meu caso, pois, demorou sete anos para o Fábio entrar em minha vida! Não importa, o que importa é que você esteja buscando a Deus em primeiro lugar, e nos momentos de tristeza Ele vai vir em seu socorro e no momento certo a pessoa vai aparecer.
Eu costumo citar muito a história da Marlene da nossa comunidade, que casou recentemente com o Fábio. Eles estão na missão de São Paulo. Ela deve ter uns 39 anos, entrou junto comigo na comunidade. A gente tem uma história muito bonita, nós pensávamos que seríamos celibatárias, porque nas nossas orações vinha-nos imagens de noivas e achávamos que era consagração a Deus, como celibatárias em uma comunidade, mas passou um tempo e o Fábio entrou na minha vida e mais um pouquinho, outro Fábio entrou na vida dela.
Tudo tem um tempo certo quando a gente busca a Deus e dá tudo a Ele. Nós queríamos ser celibatárias e Deus nos acrescentou, nos deu por acréscimo nossos maridos.

CELINA BORGES:Em 1996 lança seu primeiro CD, o "Deixe-me Nascer", sendo divulgado primeiramente em sua cidade, Belo Horizonte, passando depois para outros estados brasileiros.
Em
1998, o CD "Chuva de Outono" é lançado, onde ela faz um trabalho missionário em Nova York e divulga por lá o seu segundo CD.
Em
2000 lança o CD "Tributo ao Grande Amor" e divulga o terceiro trabalho na Itália, onde faz um clipe para a música "Fé e Razão".
Em
2003 é lançado o quarto CD da cantora: "Diamante Lapidado". Um dos mais vendidos CD's da mesma. CD que teve várias participações especiais como: Dom Alberto Taveira Corrêa, Pe. Roberto Lettieri, Pe. Jonas Abib e Pe. Fábio de Melo.
Um ano depois, lança seu quinto CD, intitulado de "Backstage Intimidade", que é uma coletânea dos seus três primeiros CDs, que tem também uma música inédita.
Fez uma turnê em Portugal e em
dezembro de 2005 lança seu sexto CD, o "Ânima". Que foi destaque na música católica com a canção "Derrama o Teu Amor Aqui" de autoria de Jorge Mongó.
Em
2008 acaba de lançar seu sétimo CD intitulado Alegria e Mística que perpassa pela história dos santos da Igreja, mostrando a possibilidade de intimidade com Deus mística. Este Cd possui uma qualidade musical inigualável.
[
editar] Discografia
Deixe-me Nascer (1996)
Chuva de Outono (1998)
Tributo ao Grande Amor (2000)
Diamante Lapidado (2003)
Backstage Intimidade (2004)
Ânima (2006)
Alegria e Mística (2008)
Tudo Posso (2009)

ZIZA FERNANDES: Ziza Fernandes, cantora paranaense, que vem se consagrando como uma das mais conceituadas vocalistas e compositoras da música mensagem da atualidade, com shows por todo o Brasil e algumas cidades da Argentina e Chile. O talento singular de sua voz e composição já conquistou o carinho do público religioso, como também, adquiriu respeito e admiração dos ouvintes. Ziza compõe sobre temas humanos que falam de dor, saudade, carência, tristeza, alegria, recomeço, esperança e fé! Ela tem uma maneira toda humanista de falar de Deus e se dirigir às pessoas. Isso é facilmente percebido em seus shows, onde gosta de rezar e conversar com o público, criando assim, um clima de intimidade com a platéia. Utiliza também recursos como teatro, dança, coreografia e a musicoterapia como instrumento psicoterapêutico de cura e libertação do ser humano. Já se apresentou em diversos países da América e Europa.. "Nunca pensei em ser cantora...", diz Ziza, que começou a cantar apenas porque via na música um forte meio de expressar sua alma e sua vida. Porém, com o amadurecimento, a vontade de anunciar o evangelho e a experiência de seu primeiro CD independente Mais que os pássaros, procurou cada vez mais o aprimoramento técnico e profissional para fazer uma música de qualidade para Deus e seu povo. Hoje, pode-se afirmar que o trabalho de Ziza veio enriquecer o leque da música cristã, com sua característica natural e diferente de cantar e compor.

ADRIELLE LOPES:Nascida na cidade de Caratinga-Mg à cantora, compositora e estudante de jornalismo Adrielle Lopes, desde muito pequena participava de trabalhos de evangelização relacionados à música. Comunicativa por natureza Adrielle Lopes se destacou no meio por ter uma grande presença de palco, pois aos três anos de idade começou a tocar piano e teclado, mas depois de algum tempo descobriu que seu dom era mesmo o de cantar.Inicio...Com apenas 15 anos de idade, Adrielle Lopes lança seu 1ºCd intitulado “FAÇA-SE” no ano de 2004, com participações especiais de Duany Lopes (irmão da cantora) e Dalvimar Gallo. Uma produção independente com a mistura pop, louvor e adoração sendo todas as canções de sua autoria. No ano seguinte Adrielle Lopes teve a oportunidade e a graça de se descobrir nos meios de comunicação, se tornando a apresentadora oficial do programa Fala Prefeito transmitido pela TV Canção Nova.Em 2006 Adrielle Lopes se vê frente a um novo desafio, morar na cidade de São José dos Campos – SP onde deu inicio a faculdade de jornalismo (UNIVAP) e concretizou o sonho de obter a sua própria produtora, hoje conhecida como ALP (Adrielle Lopes Produções). Ao sentir cada vez mais a essência de Deus em seu ministério, no final de 2007 sai às lojas o Cd “PERSEVERAR”, contando com as participações de grandes amigos como a de seu irmão: Duany Lopes, Marcelo Duarte (Anjos de Resgate), Tchelão (The Flander’s), Padre Fábio de Melo e Kiko (Roupa Nova), pessoas que apóiam Adrielle Lopes desde o inicio, acreditando em seu potencial, na sua espiritualidade e na graça de Deus em seu chamado a evangelizar. Assim como estes, Deus colocou em teu caminho a TV Século 21 por intermédio do diretor Sílvio Luiz Brito, que deu a Adrielle Lopes a imensa alegria de ser uma das apresentadoras do programa MADRUGADA DE BENÇÃOS, oferecendo a mesma a oportunidade de se aperfeiçoar como profissional da comunicação.Desafio...No ano de 2008 juntamente com a sua produção e o seu diretor espiritual, Adrielle Lopes dá inicio ao “Projeto Salmos Cantados”, que se consiste em produzir e gravar todos os salmos dominicais dos anos litúrgicos A, B e C. Uma coleção de 12cd’s que serão concluídos no ano de 2010.Missão...Adrielle Lopes não para! Cada dia num lugar diferente em diversas formas a evangelizar! “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.”(I Tim 4,12).E é com esta proposta que no ano de 2009 partilhando a graça do projeto Point 21e lançando uma coletânea denominada Perfil de músicas autorais que marcam sua história, que Adrielle Lopes pretende seguir reafirmando sempre: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra”.Que assim seja! Por meio dos show’s, cd’s, pregações, composições, artigos e meios de comunicação (jornais, revistas, rádios e TVs)Amém!Discografia...CD FAÇA-SE – 2005CD PERSEVERAR – 20073 CDS DE SALMOS – 2008CD PERFIL – 2009

Mariani:Dedicação e escuta a Deus, essas são palavras que caracterizam a matonense Mariani Cristina da Silva, de 17 anos. A jovem cantora católica tem se destacado no interior de São Paulo, no trabalho de evangelização, através da música. Confira mais e assista o vídeo! Nascida na cidade de Matão, sua história é marcada pela dedicação de seus pais em sua formação cristã. Seu pai, Diácono Permanente, e sua mãe, sempre servindo a Deus, esforçaram-se em dar uma formação consistente. Tanto que, com 10 anos, foi convidada a participar, já como serva do Ministério de Música de um grupo de oração na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A vivência no grupo, durante o período de quatro anos e meio, contribuiu para seu desenvolvimento espiritual, dando maturidade para começar a cantar e compor. Em outubro de 2005, uma decisão muito importante mudaria sua vida radicalmente. Sua aceitação incondicional do Senhorio de Jesus. Viveria, a partir daquele momento, inteiramente para o Senhor, entregando de forma incondicional toda a sua vida e seus dons. E como base nessa palavra: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e tudo mais será acrescentado”, Mariani perseverou e, em pouco tempo de carreira, ganhou quatro concursos cantando e tocando violão. Recentemente, foi premiada através do cantor Eros Biondini por ter ganhado em 1° lugar com violão e voz o concurso Teen Night Festival, promovido pela comunidade Católica Alpha e Ômega.Com maturidade aquém de sua idade, o sonho da cantora é crescer fazendo de sua história um testemunho para a cura e libertação de muitos que ainda não experimentaram da verdadeira felicidade em Jesus! Mariani em pouco tempo de carreira, conseguiu o contrato para lançar seu primeiro CD com a Produtora e Gravadora Paulinas – COMEP, com o título de A VITÓRIA ALCANÇARÁS. O grande sonho que primeiro foi sonhado por Deus, está se realizando e seu maior objetivo é crescer fazendo de sua história um testemunho para a cura e libertação de muitos que ainda não experimentaram da verdadeira felicidade em Jesus! Os trabalhos já foram concluídos e as vendas do CD estarão disponíveis nas lojas católicas da cidade, em breve. O Show de lançamento está marcado para o dia 30 de Janeiro de 2.009, na Sorema. Aguardem a Divulgação. A gravadora e editora musical Paulinas - COMEP (Comunicação Musical Editora Paulinas) faz parte do grupo Paulinas, que compreende a Editora de livros e revistas (“Família Cristã” e “Diálogo”), bem como produção de programas de rádio e televisão. Dentre os artistas católicos que já gravaram ou ainda gravam estão: Pe Fábio de Mello, Pe Reginaldo Carreira, Walmir Alencar, Adriana, Ziza Fernandes, Pe Zezinho, Ítalo Villar, Pe Joãozinho, Cantores de Deus, Vida Reluz e outros.






terça-feira, 27 de abril de 2010

Falando com Deus

Ó Deus! modifica o meu coração e a minha mente para que eu possa ser feliz, preencher-me de mais paz e entender as pessoas a partir do que dizem, pelo olhos, timbres de voz, gestos e expressões, indo ao fundo de suas almas, compreendendo os seus anseios e necessidades.Faze-me Senhor, superar minhas deficiências e rancores e os tratar com delicadeza e bondade, sendo para eles a alma amiga e protetora.Com relação a mim, dá a força para me considerar melhor, ver-me com qualidades, vontade de paz e sucesso, sem me queixar de nada.Obrigado, oh! Deus, pois que és o meu Criador.

sábado, 24 de abril de 2010

Festa De São Jorge Dos Ilhéus (Fotos)

Ilhéus comemorou o dia de São Jorge com a abertura do centenário ( 1913 - 2013 ) diocesano pela manhã, com a presença de quase todos os padres da Diocese e com a presença do Bispo diocesano Dom Mauro Montagnoli, a tarde centenas de pessoas foram ás ruas para homenagear o Santo Guerreiro, que este ano saiu da Catedral de São Sebastião por causa da celebração da abertura do centenário diocesano, com a presença da Banda Lumen Christi em cima de um mini-trio e com a Banda da Polícia Militar, a festa foi encerrado com a benção do Santíssimo Sacramento.




terça-feira, 6 de abril de 2010

Festa de São Jorge dos Ilhéus


Padroeiro De Ilhéus e Da Diocese

Igreja Matriz de São Jorge - 14 a 23 de abril de 2010

Tema: {O que Virmos e ouvimos nós anunciamos}


NOVENARIO AS 19:00 H


1ª Noite - Quarta-Feira 14/04
Sub tema: {Que Jesus veio para realizar o ano jubilar, ano da graça e da libertação}Textos biblicos: At 5, 17-26 Lc4,14-21
Convidados: Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Malhado) e Sagrado Coração de Jesus (Iguape) : Legião de Maria, CDL, ACI, Sindicato dos empregados do Comécio, AMBEV, Coca-Cola e Schincariol. Colégios: Nossa Senhora da Piedade, Santa ângela e Catalão. Familias: Jaime Alves, Juracy Amorim, José Herbert, Wilson Nobre e Cremilda Bastos
Animação: Coral Dom Eduardo


2ª Noite - Quinta- feira 15/04
Sub Tema: {Que Jesus o educador da nossa fé nos mostra as atitudes fundamentais para a vida cristã} Textos Biblicos At. 5,27-33 Mt. 5,1-12
Convidados: Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe (Pacheco) e Santissima Trindade (Teotonio Vilela): Movimento Mãe Peregrina, Cursilho, MFRAC e Grupo da Missa Para os Homens. Área da Educação: Direc, secretaria Municipal de Educação, Professoures em feral, Sindicato dos professores. Faculdades: Madre Thais, UESC, IBEC, FTC (Núcleu de Ilhéus), Faculdade de Ilhéus e UNOPAR. Colégios: Ceamev e Ideal, Familias: Lima e tavares, Badaró, Dienet Costa e Marcelo Tolentino.
Animação: Grupo da Missa Para os Homens


3ª Noite - Sexta-Feira 16/04
Sub Tema: {Que Evangelizar consiste ao anúcio de Jesus Cristo, Morto e ressuscitadocom, Boa nova no reio} Textos Biblicos: At. 5,34-42 Lc 24,13-35
Convidados: Paróquias São Francisco de Assis (Nelson Costa) e Santo Antonio (Barra): Apostolado da Oração. Empresas de Turismo: Gabriela turismo, Encatur, CVC, NV, ATIL, Órbita, Visão, Secrataria de Turismo e Fundação Cultural. Colégios: Vitória, Impacto, e Status. Familias: Elvira Ocké, Lucia Oliveira, Lavigne de Lemos, Chinaglia, Chaui e Dionê Figuerêdo Daneu
Animação: Coração De Jesus


4ª Noite - Sábado 17/04
Sub-Tema: {Que a ação evangelizadora da igreja inpira-se no Bom Pastor, o primeiro e mais fiel evangelizadro} Textos Biblicos: At. 6 ,1-7 jo 10,11-16.
Convidados: Paróquias Santa Terezinha ( Av. Esperança) e Nossa Senhora da Conceição (Banco da Vitória): Comunidade Nossa Senhora de Lurdes (Outeiro de São Sebastião) Pastoral Familiar, ECC, Lions Centro, Pontal e Norte: Rotary Club de Ilhéus e Jorge Amando: Clube de Motociclitas de Ilhéus, Familias: Aldelina Reis, Gilcélia Bastos, Roque (CICON), Berta Pacheco e Soub.
Animação: Só o Amor Constrói


5ª Noite - Domingo 18/04
Sub Tema {Que na Palavra, na Eucaristia e na Comunidade Eclesial, encontramos o sustento para a contrução do reino}Textos Biblicos: Liturgia Dominical
Convidados: Paróquia São João Batista (Pontal) Pastoral da Juventude, Juventude em Geral, Cursilho de Jovens, Vinde e Vede, Escalada, EJC, Maranathá, Pastoral liturgica (Catedral e São Jorge), Familias: Do Carmo, Moreira, Barreto e Vivas.
Animação: Ministerio de Canto Ava


6ª Noite - Segunda-Feira 19/04
Sub Tema {Que o modo mais completo e perfeito de evangelizar é o testemunho da fé na vida}Textos Biblicos At. 6,8-15 e jo 13,12-17
Convidados: Seminários São Jorge dos Ilhéus, Palotinos, Jequié e Livramento. Religiosos: Ursulinas, Santa Cantarina de Sena, Franciscana, Missionárias de Nossa Senhora, Servas de Jesus sacerdote, Cáritas e Cúria Diocesana, Comunidade da Vitória, Ministros Extraordinários da Comunhão e Movimento dos Focolares.
Animação: Coral Nossa Senhora das Vitórias


7ª Noite - Terça-Feira 20/04
Sub Tema{Que devemos contruir uma sociedade onde todos e cada um, sejam respeitados em seus direitos} Textos Biblicos At.7,57-57 Lc 6,6-11
Convidados: Comunidade São Paulo Apóstolo (Princesa isabel), Comunidade Nossa Senhora De Fátima (Cidade Nova), Pastoral do Dizimo e Pia União de Santo Antonio, Fórum , OAB, Promotoria Pública, Justiça Federal, Advorcacia Geral da União, Ministério Público Estadual e Federal, Procuradoria da Fazenda nacional e defensoria Pública, Colégios: Fábio Araripe, Barão de Macaúbas e Sá Pereira. Familias: Aidil Flores, Leonel Nagib, Vital Dourado e João (Gardênia)
Animação: Grupo do Outeiro de São Sebastião


8ª Noite - Quarta-Feita 21/04
Sub Tema {Que o reino de Deus anuciado por jesus é reino da justiça e da partilha} Textos Biblicos At. 8,1-8 Lc 9,10-17
Convidados: Paróquia Santa Rita de Cássia (Conquista), grupo Nossa Senhora das Graças e Abrigo São Vicente. Área da Saúde: 6ª Dires, Secretaria Municipal de Saúde, Hospitais de Ilhéus, Regional, São José, Bartolomeu s São Jorge, Cocil. Colégios: Luiz Eduardo Magalhães, Fênix, e Pe. Luiz Palmeira, Familias: Moteiro Carvalho, Lidia Bichara, e Lourice Chalhoub.
Animação: Ava e Celebrai


9ª Noite - Quinta-Feira 22/04
Sub Tema {Para que todos os povos n`ele tenham vida }Textos BiblicosAt. 8,26-40 e jo 10,7-10
Convidados: Paróquia Nossa Senhora da Escada (Olivença), Quase Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Pastoral Catequética: Batismo, Eucaristia, e Crisma, Prefeitura Municipal e Câmerade Vereadores, Forças Amardas, Exécito, Marinha, Aeronátiva, Bombeiros, Policia Federal, Policia Militar, Poicia Civil, Guarda Municipal, Empresas de Seguranças, 13ª Cirtram, taxistas, Motoboyes, Motoqueiros, e Todos so Hoemens Com o Nome Jorge, Colégios: Da Policia Militar, Moisés bohanae horizontina Familias: Dalla Farias, Judite Matos, Maria Valdelice Santos Oliveiras e Nair Paturi
Animação: Coral Nossa Senhora das Vitórias


DIA DA FESTA 23/04


00:00 h - Alvorada

07:00 h - Missa das Inteções

ANIMAÇÃO: Coral Dom Eduardo

09:30 h - Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom
Mauro Montagnoli e concelebrada por todos os padres da Diocese

ANIMAÇÃO: Só o Amor Contrói

16:30 h Caminhada de fé,
Encerramento com a benção do Santissimo Sacramento.





domingo, 4 de abril de 2010

Papado, princípio e fundamento da unidade da Igreja


O Papado é a grande referência visível da Igreja de Cristo. Sua origem é divina e decorre da vontade de Jesus, tal como se expressou no testemunho da Escritura (cf. Mt 16,16-19; Lc 22, 31s.; Jo 21,15-17) e da Tradição desde os primórdios da existência cristã. Ao longo da história da Igreja, o primado efetivo do Bispo de Roma, Sucessor do Apóstolo Pedro, foi conhecendo ocasiões para se manifestar como o “perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis” (Concílio Vaticano II, Lumen gentium, 23).
Como princípio e fundamento da unidade da Igreja, o Papado é, em última análise, o antídoto, deixado por Jesus, contra a divisão dos fiéis, divisão que, por causa do pecado, sempre está a ameaçar a Igreja, sem, contudo, jamais conseguir destruir a unidade com que Cristo dotou a sua Esposa. O protestantismo, por carecer de um ponto de referência visível, tem como destino dividir-se e subdividir-se ao infinito. O “livre exame” da Escritura, um dos pilares do protestantismo, permite que cada grupo de crentes ou cada crente em particular tire suas próprias conclusões do texto sagrado, conclusões nem sempre em harmonia com a interpretação de outros grupos ou outros crentes. Vê-se, assim, como se faz necessária uma autoridade divinamente assistida para, em caso de controvérsias na interpretação das fontes da fé, propor a legítima doutrina de Cristo. A comunhão com o Papa é, pois, em última análise, a garantia de que a mensagem de Jesus mantém ainda hoje todo o seu frescor e originalidade para nós. Jesus não deixou ao vento a sua doutrina, mas a confiou à sua Igreja, que tem a Pedro como chefe visível e referência fundamental.
Abaixo, elencamos alguns testemunhos da Tradição a respeito do primado da Igreja de Roma sobre toda a Igreja:
a) Diante da controvérsia sobre a data da Páscoa entre ocidentais e orientais, o Bispo São Policarpo foi a Roma defender a causa dos orientais junto ao Papa Aniceto em 154. Foi o Papa São Vítor (189-198) quem, finalmente, depois de sérias controvérsias, exigiu que os fiéis da Ásia Menor observassem o calendário pascal da Igreja romana, cuja tradição remontava aos Apóstolos Pedro e Paulo.
b) Santo Ireneu (+202) afirmou a proeminência da Igreja de Roma nestes termos: “Com tal Igreja, por causa de sua peculiar preeminência, deve estar de acordo toda a Igreja, porque nela foi conservado o que a partir dos Apóstolos é tradição” (Adv. Haer. III,2).
c) Significativa é a fé dos Bispos Máximo e Urbano, professada por ocasião do seu retorno à comunhão com o Papa São Cornélio em 251, depois de renunciarem ao cisma de Novaciano: “Sabemos que Cornélio é Bispo da Santíssima Igreja Católica, escolhido por Deus todo-poderoso e por Cristo Nosso Senhor. Confessamos o nosso erro… Todavia nosso coração sempre esteve na Igreja; não ignoramos que há um só Deus e Senhor todo-poderoso, também sabemos que Cristo é o Senhor…; há um só Espírito Santo; por isso deve haver um só Bispo à frente da Igreja Católica (Denzinger-Schönmetzer Enquiridion 108 [44]).
d) O Papa Santo Estêvão I (254-257) recorreu a Mt 16, 16-19 para manifestar a autoridade do Sucessor de Pedro contra o ensinamento dos teólogos do norte da África, que afirmavam a necessidade de batizar de novo aqueles que haviam recebido o Batismo dos hereges. O Papa explicou-lhes que não se deve repetir o Batismo uma vez ministrado por hereges, porque não são os homens que batizam, mas é Cristo quem batiza.
e) O recurso a Mt 16, 16-19 tornou-se frequente no século IV. No início do século V, o Papa Inocêncio I interveio na controvérsia pelagiana, após o que Santo Agostinho assim se expressou num de seus sermões: “Agora que vieram as disposições da Sé Apostólica, o litígio está terminado (causa finita est)” (serm. 130,107).
f) No Concílio de Calcedônia (451), lida a carta do Papa São Leão Magno, os Padres exclamaram: “Esta é a fé dos Pais, esta é a fé dos Apóstolos; Pedro falou pela boca de Leão”.
g) O Papa Gelásio I, em 493 e 495, declarou que a Sé de Pedro tinha o direito de julgar as demais sedes episcopais, ao passo que ela mesma não podia ser julgada por nenhuma. Esse princípio entrou para o Direito através de sua formulação no Sínodo de Palmar (501): Prima Sedes a nemine judicatur – “A Sé Apostólica não pode ser julgada por ninguém”

Fonte: Blog do Padre Elílio