quinta-feira, 29 de julho de 2010

Orquestra Sinfônica da Bahia Dá um Show na Catedral

Ontem, a Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentou na Catedral de São Sebastião e apresentou clássicos como a música barroca de Bach e sucessos de Mozart, Berlioz, Verdi, Puccini, Tchaikovsky, Carlos Gomes, Villa-Lobos e Beethove. O grupo tinha se apresentado um dia anterior no centenário de Itabuna.

Foi Muito linda Quem Não compereceu perdeu

Papa está contente por encontrar os fiéis


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 29 julho de 2010 (ZENIT.org) – Nestes dias de descanso na residência de Castel Gandolfo, Bento XVI aparenta estar muito descontraído e feliz, sobretudo pelo afeto demonstrado pelos fiéis. Foi o que comentou o bispo de Albano, Dom Marcello Semeraro, em conversa com Rádio Vaticano.

“Vi o Papa descontraído, feliz – disse Dom Semeraro –. O momento de encontro com os fiéis em Castel Gandolfo é seguramente um dos que mais o alegra e conforta, porque ele ouve as vozes, vê os rostos e sente as saudações que os fiéis e peregrinos lhe fazem”.

Especialmente durante o Angelus dominical do Papa em Castel Gandolfo, surpreende o grande número de pessoas que vêm. No domingo passado, o Papa quis observar o outro lado da praça, porque os peregrinos eram muitos, e o pátio interno estava lotado.

“São fiéis que vêm de todo o mundo e se fazem sentir com seus cantos, saudações e bons desejos para o Papa. De fato, no domingo, nestes dias de festa, a cidade de Castel Gandolfo aviva-se”, disse o prelado.

“Obviamente – afirmou –, mesmo em nossa paróquia pontifícia, devemos realizar as celebrações da Santa Missa, para permitir a esses fiéis que participem serenamente da Eucaristia dominical”.

FONTE "ZENIT"

Papa vê filme sobre primeiros cinco anos de pontificado

CASTEL GANDOLFO, quinta-feira, 29 de julho de 2010 (ZENIT.org) – Em suas férias de verão europeu, o Papa pôde ver na tarde desta quinta-feira, na residência pontifícia de Castel Gandolfo, o filme “Cinco anos de Papa Bento XVI”, que acaba de ser produzido pela Bayerischer Rundfunk, rede pública de rádio e televisão da Baviera (Alemanha).

O filme apresenta “Impressões em Roma e nas viagens”, a partir dos momentos decisivos deste pontificado. O autor e diretor é Michael Mandlik. O produtor executivo é o professor Gerhard Fuchs.

fonte "zenit"

Novo ponto eletrônico não causará filas, diz Ministério do Trabalho


Diante de críticas e contestações por parte de entidades que representam empregadores e trabalhadores em relação à Portaria 1.510, que cria o novo relógio de ponto eletrônico, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou, nesta quinta-feira (29), esclarecimentos sobre o novo equipamento. Para o ministério, o ponto não provocará filas e nem tem alto custo, como reclamam as entidades.

A portaria entra em vigor no próximo dia 26, data em que começa a fiscalização das mudanças, mas multas só serão aplicadas de 30 a 90 dias depois.

As novas normas servem para empresas com mais de dez funcionários que controlam a jornada de trabalho por meios eletrônicos. A principal novidade é que o relógio de ponto emite um comprovante impresso a cada batida de ponto para o funcionário.

A reclamação de empresas e sindicatos de trabalhadores é que a impressão dos comprovantes provocará filas nas horas de entradas e saídas dos funcionários por conta do tempo necessário para a retirada do papel. Segundo o MTE, não serão provocadas filas, já que há Registradores Eletrônicos de Ponto (REPs) que imprimem o comprovante em 0,20 segundos.

Em nota, o ministério afirmou que há modelos de REP “que possuem a opção de corte automático do comprovante, o que facilita a sua extração pelo trabalhador” e, por isso, não há qualquer possibilidade de o novo equipamento ser mais lento do que o atual.

“Se a fila não existia antes da adoção do REP, não passará a existir por conta de um acréscimo ínfimo de tempo”, avalia o órgão.

O órgão afirma ainda que a demora de uma eventual necessidade de troca de bobina quando terminar o papel pode ser minimizada com a escolha de modelos que possuem duas impressoras com troca automática.

Custo
Em relação ao custo do equipamento, que empregadores reclamam ser elevado, o ministério afirma que hoje há 66 modelos registrados no MTE, diversos outros em processo de registro e outros sob análise dos órgãos técnicos.

O ministério diz, na nota, que é possível encontrar equipamentos na faixa de R$ 2.850, preço próximo dos equipamentos anteriores que não estavam enquadrados na portaria.

Comprovantes
A principal reclamação por parte de sindicatos de trabalhadores é a grande quantidade de comprovantes que o funcionário terá de guardar diariamente, o que chegaria a mil por mês. Nos esclarecimentos, o MTE diz que a portaria não exige que o trabalhador mantenha a guarda do comprovante, mas sim que ele seja impresso e retirado pelo trabalhador do REP a cada batida.

Para o ministério, a guarda do documento depende da decisão de cada um. “O trabalhador, naturalmente, guardará o documento apenas quando tiver dúvida sobre parcelas remuneratórias relativas a horas extras e outras, após confrontá-lo com o seu recibo de pagamento”, diz a nota.

Outra questão bastante criticada em relação ao papel era o impacto ambiental. Para o ministério, a portaria promove a sustentabilidade, pois o papel empregado será 100% reciclável e terá as fibras retiradas de madeira originada de reflorestamento de eucaliptos ou pinus.

O órgão defende que a emissão do comprovante para o trabalhador é indispensável para garantir a segurança jurídica e a bilateralidade nas relações de emprego.

Pequenas empresas
O MTE afirma que a portaria não alterou as demais opções da CLT contidas no artigo 74, parágrafo 2º. Segundo o ministério, as empresas que possuem até dez empregados estão desobrigadas de utilizar qualquer sistema de ponto.

As empresas que possuem mais de dez empregados podem utilizar um dos dois outros sistemas permitidos além do eletrônico: o manual ou o mecânico. Assim, a utilização do sistema eletrônico é opcional.

“Em regra, o empregador decide pelo controle de ponto eletrônico quando o número de trabalhadores faz com que a apuração manual da jornada se torne mais custosa que a eletrônica. Ou seja, as empresas que precisam do registro eletrônico de ponto são as que possuem porte econômico suficiente para tal”, diz a nota.

O MTE afirma, porém, que é de interesse da micro e pequena empresa um controle de ponto seguro para que não seja desconsiderado pelas autoridades trabalhistas ou pelo Judiciário.

Deslocamento
Empregadores questionam a dificuldades de deslocamento do empregado entre as diversas unidades e filiais do mesmo grupo econômico.

De acordo com o MTE, empresas de um mesmo grupo econômico podem determinar a consignação das marcações de ponto no mesmo REP dos seus empregados que compartilhem o mesmo local de trabalho ou que estejam trabalhando em outra empresa do mesmo grupo econômico.

Acesso à empresa
Segundo o MTE, empregadores que alegam que ficarão impedidos de controlar o acesso dos empregados às dependências da empresa pelo fato do REP ser exclusivo para o controle de jornada. O MTE diz, porém, que o sistema do REP não proíbe que as empresas tenham controles de acesso.

“O acesso ao local de trabalho, seja por catraca eletrônica ou qualquer outro meio, por empregados ou qualquer pessoa, é determinado pelo poder diretivo do empregador sobre seu estabelecimento”, esclarece a nota.

Ponto por exceção
Segundo o MTE, a portaria não altera o poder de negociação dos sindicatos em relação ao controle de ponto por excessão, pois não revoga a Portaria 1.120/1995 que permite ao empregador, desde que autorizado por instrumento coletivo, adotar sistema alternativo de controle de ponto, como o chamado controle por exceção.

FONTE "G1.COM"

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Biografia da cantora Catolica Adriana

Adriana é uma cantora católica do Brasil , com sete anos começou a tocar e a cantar em celebrações dominicais na cidade de Cruzeiro-SP. Iniciou a carreira de cantora e intérprete em 1994 e rapidamente consagrou-se como uma das mais expressivas vozes da música católica, tanto que foi uma das convidadas para se apresentar ao papa Bento XVI em sua visita ao Brasil em maio de 2007.

Seu mais recente trabalho foi a gravação do DVD em 24 de março de 2007, no Palácio de Convenções do Anhembi, em São Paulo , com a presença de 2 mil pessoas. O DVD contou com participações especiais dos amigos Walmir Alencar e Padre Fábio de Melo.

A escolha do repertório foi concretizada após muitas discussões e pensamentos junto com a banda durante as viagens pelo Brasil. Resultou numa repaginação das melhores canções dos 4 trabalhos em CD e mais 2 canções inéditas. Ao todo são 14 músicas . Entre os sucessos estão Lindo Céu, Abraço de Pai e A Chave do Coração (essa última, foi gravada por Dalvimar Gallo, ex-vocalista da Anjos de Resgate, em seu CD solo). Um dos critérios essenciais para a seleção dos hits foram os pedidos musicais do público durante os shows.

Adriana já recebeu o prêmio pelo CD “Lindo Céu”, lançado em 2004, e pelo trabalho “Mais feliz”, de 2005 e segundo trabalho pela Paulinas-COMEP, entregue pelos seus pais na gravação do CD e DVD Adriana Ao Vivo. Já o DVD de ouro é o primeiro de sua carreira, aliás, também o primeiro da Gravadora.

Discografia da cantora Adriana:


• 1999 – Reencontro (CODIMUC)
• 2001 – Qual É a Chave? (CODIMUC)
• 2003 – Lindo Céu (Paulinas-COMEP)
• 2005 – Mais Feliz (Paulinas-COMEP)
• 2007 – Adriana Ao Vivo (CD e DVD) (Paulinas-COMEP)
• 2009 – Milagres (Paulinas-COMEP e Som Livre)
• 2009 – Jardim Secreto (Paulinas-COMEP)

Viagem do Papa à Grã-Bretanha será um êxito, afirma Lord Patten


ROMA, terça-feira, 27 de julho de 2010 (ZENIT.org) - Lord Christopher Patten, encarregado pelo primeiro-ministro britânico da viagem de Bento XVI à Grã-Bretanha, de 16 a 19 de setembro deste ano, está convencido de que esta visita será "um êxito incrível" e que os mesmos que criticaram a viagem no começo se surpreenderão ao descobrir sua importância.

"Estou absolutamente seguro de que todos os preparativos empreendidos pelo governo, pelos governos locais, pelas conferências episcopais da Escócia e da Inglaterra, farão da visita do Papa um êxito incrível", afirmou hoje aos microfones da Rádio Vaticano.

Lord Patten reconheceu que a preparação da visita do Papa foi mais complexa do que pensava no começo, sobretudo porque os organizadores subestimaram a dificuldade de "conciliar as características típicas de uma visita de Estado e as de uma visita pastoral".

Explicou, por exemplo, que, em certa medida, é quase mais fácil organizar uma visita de Barack Obama que uma viagem do Papa, porque o presidente dos EUA não procuraria se dirigir às multidões. Lord Patten acredita que os problemas estão sendo superados e que o programa da visita do Papa é "verdadeiramente interessante".

Espera que a visita "não só permitirá à comunidade católica que se sinta muito perto do Papa nos acontecimentos de tipo pastoral", mas que "também proporcionará uma oportunidade para demonstrar que o governo de uma país majoritariamente não católico tem uma agenda muito ampla de possibilidades de colaboração com a Igreja Católica. Lord Patten cita temas de interesse comum, como o desenvolvimento sustentável, a mudança climática, o desarmamento e as relações inter-religiosas.

"Quando mostrarmos a importância destes vínculos, surpreenderemos os que inicialmente foram críticos em relação a esta visita", afirmou.

Lord Patten reconheceu que a visita do Papa foi muito criticada, mas disse que isso não o preocupa. "Vivemos em uma sociedade livre. (...) Se as pessoas querem protestar pacificamente, têm o direito de fazê-lo", disse. No entanto, acredita que os que criticam "representam uma minoria".

Também adverte sobre certa intolerância religiosa, que, segundo ele, "dirige-se principalmente à Igreja Católica, devido à sua importância, sua longevidade e a segurança com que afirma algumas verdades fundamentais (que consideramos como verdades fundamentais)".

"Mas isso não me preocupa muito. Acho que temos de ser coerentes e, quando fazemos certas declarações, devemos reconhecer que frequentemente fomos intolerantes no passado", acrescentou.

Lord Patten explicou também que algumas críticas se devem aos custos da visita do Papa, que, segundo ele, devem custar entre 10 e 12 milhões aos contribuintes. Acrescentou, no entanto, que "a cúpula do G-20 do ano passado só durou um dia e custou cerca de 20 milhões", sabendo que "nenhum responsável do G-20 foi participar de uma reunião com 80 ou 100 mil pessoas". Disse que s dificuldades fiscais da Grã-Bretanha não justificam o fechamento do país ao resto do mundo.

Descrevendo a situação atual na Grã-Bretanha, no campo espiritual, citou o escritor Julian Barnes, que afirmou: "Eu não acredito em Deus, mas tenho saudade dele!".

Ao ser perguntado sobre a dificuldade de transmitir a mensagem do Papa através dos meios de comunicação, às vezes mais interessados nos detalhes superficiais, Lord Pattem afirmou que poderia ser efetivamente difícil "transmitir a mensagem de que a fé não é um problema, que a fé é a melhor maneira de enfrentar os desafios da vida no século 21".

No entanto, deveria ser, segundo ele, mais fácil transmitir mensagens sobre a justiça social, por exemplo, dado "o interesse das gerações mais jovens sobre os aspectos da justiça social no mundo inteiro".

"Não se sabe, provavelmente, que 25% da educação escolar da África Subsaariana é proporcionada pela Igreja, ou que 25% da assistência médica na África Subsaariana é responsabilidade da Igreja e de grupos vinculados a ela", recordou.

"Estas mensagens passarão claramente, precisamente graças à presença do Santo Padre no Reino Unido e nas muitas reuniões importantes que acontecerão."

"Não sou pessimista", concluiu.

FONTE "ZENIT"

terça-feira, 27 de julho de 2010

Terra Santa: aumenta número de peregrinos


JERUSALÉM, segunda-feira, 26 de julho de 2010 (ZENIT.org) - Desde o começo de 2010, o número de peregrinos e turistas presentes na Terra Santa aumentou 30%, superando, assim, os 1.600.000 visitantes.

Assim confirmou o Pe. Pierbattisa Pizzaballa, custódio da Terra Santa, em diálogo com a Rádio Vaticano, atribuindo as causas deste fenômeno a "uma grande atividade por parte das conferências episcopais, das dioceses e dos párocos".

O sacerdote comentou que os peregrinos provêm especialmente dos Estados Unidos, Rússia, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália.

Além disso, destacou o trabalho de promoção que muitos sacerdotes e religiosos fazem no lugar, assim como a a grande atividade por parte das autoridades governamentais e dos operadores para criar "pacotes" muito econômicos.

"Todos estes fatores juntos fizeram que voltasse a surgir o interesse pela Terra Santa, não somente por parte da Europa - e esta é uma novidade -, mas também da Ásia", afirmou o sacerdote.

Benefícios

Para o Pe. Pizzaballa, a volta dos peregrinos à Terra Santa "também traz muita serenidade às famílias que nos últimos anos sofreram a falta de peregrinos".

Uma volta que contribuiu igualmente para um renascer econômico nestas terras: "Há novos hotéis em construção. Tudo está em movimento", disse.



Situação em calma

O Pe. Pizzaballa explicou que, em matéria da situação de segurança no território, "não há violência nos territórios palestinos. Talvez se fale um pouco de Gaza, mas está muito longe, está fora do âmbito dos peregrinos".

Além disso, nesta região "não se percebe muito a tensão que permanece, especialmente no nível de incomunicabilidade entre as partes, e menos ainda nos territórios onde a situação não é tão problemática como há alguns anos".

O sacerdote destacou tamem o atual impacto midiático sobre a situação em Israel e Palestina nos últimos meses. "Fala-se menos da Terra Santa em referência às notícias negativas".

E assegurou que a melhoria da situação política, a qual "torna mais fácil e agradável o fluxo de peregrinos e turistas".

O Pe. Pizzaballa se referiu também à viagem do Papa Bento XVI à Terra Santa no ano passado, um fato que "deu uma visão positiva à Terra Santa". Ele afirmou que o Pontífice, em seus discursos, fez uma espécie de "apelo indireto, a todas as Igrejas do mundo, para que façam sua peregrinação à Terra Santa".

O presbítero compartilhou com a Rádio Vaticano uma reflexão sobre a paz neste território, a qual, segundo ele, "não passa somente pelos acordos dos grandes: passa, sobretudo, pelas realidades da vida no território".

"Quando as pessoas trabalham, quando as famílias vivem em uma condição de serenidade, cria-se este ambiente, esse humus, essa base que é necessária também para criar depois uma mentalidade e uma cultura de paz para o futuro", concluiu o sacerdote.

FONTE "ZENIT"

Federal do Rio Grande do Norte abre inscrições para o vestibular 2011

As inscrições para o vestibular 2011 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) começam nesta segunda-feira (26). São 6.139 vagas oferecidas para o vestibular, que será realizado, simultaneamente, em Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz. A inscrição deverá ser realizada até as 23h59 de 29 de agosto.

Para se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preencher todos os campos do formulário de inscrição. A taxa de inscrição é de R$ 100.

Para concluir a inscrição, o candidato deve acessar o site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), preencher o formulário, enviar o mesmo eletronicamente com uma foto recente, tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), (no caso de candidato pagante e o comprovante de inscrição, no caso de candidato isento), e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 30 de agosto, no local indicado na GRU.

Os alunos que serão beneficiados com o Argumento de Inclusão, que dá bônus na nota da prova do vestibular, poderão requerer o benefício no período de 24 de setembro a 15 de outubro, mediante apresentação de comprovante de inscrição no Vestibular e dos documentos que comprovem os requisitos estabelecidos nesta resolução, especialmente ter cursado, com aprovação, os últimos três anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública de ensino.

Este ano, a UFRN também selecionará alunos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São 245 vagas para os cursos de geofísica, bacharelado em engenharia de software, engenharia florestal, zootecnia, engenharia agronômica e tecnólogo em gestão hospitalar, cujo ingresso será, exclusivamente, pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

FONTE "G1.COM"

Mano avisa que 'fila anda' e chama Seleção mais nova que a da Copa

Depois de ter a seleção mais velha entre os 32 países que disputaram a última Copa do Mundo, com uma média de 29,3 anos segundo a estatística da Fifa, Mano Menezes iniciou, nesta segunda-feira, a renovação na Seleção Brasileira com um grupo seis anos mais novo. Os 24 jogadores convocados pelo novo treinador formam uma equipe com média de 23,1 anos. Sete atletas têm idade de disputar as Olimpíadas de Londres, em 2012: o goleiro Renan, o lateral Rafael, os meias Sandro e Paulo Henrique Ganso e os atacantes Neymar, André e Alexandre Pato.

A seleção levada por Dunga para a última Copa do Mundo foi a mais velha da história do futebol brasileiro na competição. Eram nove jogadores acima da casa dos 30, entre eles o lateral Gilberto (34), o volante Gilberto Silva (33), e os zagueiros Lúcio (32) e Juan (31). Já a primeira lista de Mano Menezes há apenas cinco jogadores com mais de 25 anos de idade. Os goleiros Victor e Jefferson e o lateral Daniel Alves são os mais experientes com 27 anos.

- Nesta convocação colocamos sete jogadores com idade para disputar os Jogos Olímpicos de Londres. Isso visando a um trabalho paralelo e buscando prepará-los para o momento quando chegar as Olimpíadas. Acho possível fazer isso. Mesmo quem não jogue vai vivenciar este ambiente de seleção. É algo importante. Vai ver o pensamento do treinador, algo que só o dia a dia permite. Se busca com isso um início de trabalho. Temos que partir de um ponto - disse Mano Menezes.

Ramires era o jogador mais jovem da seleção de Dunga com 23 anos e também faz parte da primeira lista de Mano Menezes. Do elenco que representou o Brasil na África do Sul, apenas o meia do Benfica, Thiago Silva e Nilmar terão menos de 30 anos na Copa de 2014. O atacante, porém, completaria a idade durante o Mundial, já que faz aniversário no dia 14 de julho. Robinho terá 30 anos.

- No futebol, como na vida, a fila anda. Temos que respeitar a idade. Outros estarão mais preparados para ocupar a vaga de quem passou por aqui. Isso vale como regra geral na vida - disse Mano Menezes.


Fonte "G1.COM"

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dor do Papa pelas vítimas do festival “Love Parade”


CIDADE DO VATICANO, domingo, 25 de julho de 2010 (ZENIT.org) – Neste domingo, após rezar o Angelus com os peregrinos, Bento XVI expressou seu profundo pesar pela tragédia no festival "Love Parade", sábado, em Duisburg (Alemanha), em que 19 jovens morreram pisoteados durante um tumulto e 340 ficaram feridos.

O mega festival de música eletrônica recebeu cerca 1,5 milhão de pessoas de toda Europa e outras partes do mundo.

A maioria das vítimas morreu pisoteada após um grande tumulto na entrada do túnel de acesso que conectava uma antiga estação de trem à área do desfile.

Na saudação em italiano e alemão no final do Angelus, o Papa dirigiu-se em oração a Deus pelos mortos, os feridos e suas famílias.

"Para os parentes e amigos que sofrem, assim como a muitos feridos, peço o conforto e a proximidade do Espírito Santo", disse o Santo Padre.

FONTE "ZENIT"

Na despedida de Mano Menezes, Corinthians vence o Guarani e recupera a liderança do Brasileirão


No dia 17 de janeiro de 2008, com o clube ainda abalado pelo rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, Mano assumiu a missão de reestruturar a equipe e, na primeira rodada do Campeonato Paulista, fez 3 a 0 no Guarani, em jogo disputado no Morumbi.

Dois anos, seis meses e oito dias depois, em seu último ato como comandante corintiano, Mano, que na tarde de segunda-feira (26), será apresentado no Rio de Janeiro como novo comandante do time nacional, tivesse pela frente o mesmo rival campineiro, desta vez no Pacaembu. E a despedida foi do jeito que a Fiel gosta: 3 a 1, com direito a emoção e sofrimento.

O resultado deu à equipe a liderança do Brasileirão, com 24 pontos. Um a mais que o Fluminense, que empatou com o Botafogo por 1 a 1 no Engenhão e perdeu a ponta.

No jogo, o primeiro gol veio logo a 1min de bola rolando. Bruno César cobrou escanteio da direita, William desviou de cabeça e Jorge Henrique, também de cabeça, venceu o goleiro Douglas: 1 a 0 e festa do Corinthians e do técnico da seleção brasileira.

Bruno César e Jorge Henrique, inspirados, continuaram levando trabalho à zaga campineira com toques rápidos, assim como Alessandro, que tramava com facilidade as jogadas ofensivas pelo lado direito de ataque corintiano.

O primeiro momento de perigo contra a meta de Júlio César no primeiro tempo surgiu aos 19min, em contra-ataque puxado por Mazola. O atacante serviu Ricardo Xavier, que tentou tocar por cima do goleiro, mas viu a bola sair próxima ao poste esquerdo.

Nos 13 minutos seguintes houve uma inversão de valores na partida. O Corinthians passou a ficar acuado na defesa e o Guarani, mais corajoso, criou duas boas chances para empatar, a melhor delas em chute cruzado de Mazola, que quase encontrou Ricardo Xavier na pequena área.

Gesticulando muito no banco de reservas, Mano Menezes se esforçou para corrigir o posicionamento dos seus comandados e viu seu esforço recompensado. Novamente bem postado em campo, o Corinthians voltou a comandar as ações em campo, mas não criou chances de gol e desceu para os vestiários apenas com a vantagem mínima.

Clima quente – O segundo tempo da partida foi bem mais quente do que os 45 minutos iniciais. Depois de Paulinho quase ampliar aos 7min, foi o Guarani quem chegou às redes. Aos 18min, Mazola foi lançado e bateu forte, na saída de Júlio César: 1 a 1.

Depois de levar o gol, o Corinthians por pouco não se perdeu em campo ao ter Dentinho expulso após se desentender com Mário Lúcio. A situação só não ficou mais complicada porque o zagueiro Aílson também fez falta violenta aos 26min e acabou excluído da partida, deixando tudo equilibrado novamente.

Disposto a presentear o técnico Mano Menezes em sua despedida do clube, o Corinthians recolocou os nervos no lugar e chegou à vitória aos 32min. Bruno César, em cobrança de falta perfeita, fez 2 a 1 e correu para abraçar o treinador que pretende reencontrar nas futuras convocações da seleção brasileira.

Aos 40min, o melhor corintiano em campo selou a vitória. Roberto Carlos recebeu lançamento de Ralf e mandou forte para a área. Oportunista, Bruno César se jogou e, de peixinho, fez 3 a 1.

FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 3 X 1 GUARANI
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Data:25 de julho de 2010, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Ferreira do Amaral (SP)
Assistentes: João Bourgalber Nobre Chaves e Anderson José de Moraes Coelho (ambos de SP)
Cartões amarelos: Bruno César, Roberto Carlos (Corinthians), Rodrigão, Mário Lúcio, Rodrigo Heffner (Guarani)
Cartão vermelho: Dentinho (Corinthians), Ailson (Guarani)

GOLS:
CORINTHIANS: Jorge Henrique, a 1min do primeiro tempo, Bruno César, aos 32min e aos 40 min do segundo tempo
GUARANI: Mazola, aos 18min do segundo tempo

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, William, Paulo André e Roberto Carlos; Elias (Boquita), Jucilei, Paulinho (Ralf) e Bruno César (Danilo); Dentinho e Jorge Henrique
Técnico: Mano Menezes
GUARANI: Douglas; Rodrigo Heffner, Rodrigão, Ailson e Márcio Careca; Renan, Baiano (Geovanni), Paulo Roberto e Mário Lúcio (Héverton); Mazola e Ricardo Xavier (Diogo)
Técnico: Vágner Mancini

FONTE "R7.COM"

sábado, 24 de julho de 2010

LITURGIA DA PALAVRA (MISSA DO DIA 25/07/2010)


17ª DIMINGO DO TEMPO COMUM
Primeira Leitura

Leitura do Livro do Génesis

Naqueles dias, disse o Senhor: «O clamor contra Sodoma e Gomorra é tão forte, o seu pecado é tão grave que Eu vou descer para verificar se o clamor que chegou até Mim corresponde inteiramente às suas obras. Se sim ou não, hei-de sabê-lo». Os homens que tinham vindo à residência de Abraão dirigiram-se então para Sodoma, enquanto o Senhor continuava junto de Abraão. Este aproximou-se e disse: «Irás destruir o justo com o pecador? Talvez haja cinquenta justos na cidade. Matá-los-ás a todos? Não perdoarás a essa cidade, por causa dos cinquenta justos que nela residem? Longe de Ti fazer tal coisa: dar a morte ao justo e ao pecador, de modo que o justo e o pecador tenham a mesma sorte! Longe de Ti! O juiz de toda a terra não fará justiça?». O Senhor respondeu-lhe: «Se encontrar em Sodoma cinquenta justos, perdoarei a toda a cidade por causa deles». Abraão insistiu: «Atrevo-me a falar ao meu Senhor, eu que não passo de pó e cinza: talvez para cinquenta justos faltem cinco. Por causa de cinco, destruirás toda a cidade?». O Senhor respondeu: «Não a destruirei se lá encontrar quarenta e cinco justos». Abraão insistiu mais uma vez: «Talvez não se encontrem nela mais de quarenta». O Senhor respondeu: «Não a destruirei em atenção a esses quarenta». Abraão disse ainda: «Se o meu Senhor não levar a mal, falarei mais uma vez: talvez haja lá trinta justos». O Senhor respondeu: «Não farei a destruição, se lá encontrar esses trinta». Abraão insistiu novamente: «Atrevo-me ainda a falar ao meu Senhor: talvez não se encontrem lá mais de vinte justos». O Senhor respondeu: «Não destruirei a cidade em atenção a esses vinte». Abraão prosseguiu: «Se o meu Senhor não levar a mal, falarei ainda esta vez: talvez lá não se encontrem senão dez». O Senhor respondeu: «Em atenção a esses dez, não destruirei a cidade».

Palavra do Senhor.
____________________________________________________________________
SALMO RESPONSORIAL

Refrão: Quando Vos invoco,
sempre me atendeis, Senhor. Repete-se


De todo o coração, Senhor, eu Vos dou graças,
porque ouvistes as palavras da minha boca.
Na presença dos Anjos hei-de cantar-Vos
e adorar-Vos, voltado para o vosso templo santo. Refrão

Hei-de louvar o vosso nome
pela vossa bondade e fidelidade,
porque exaltastes acima de tudo o vosso nome
e a vossa promessa.
Quando Vos invoquei, me respondestes,
aumentastes a fortaleza da minha alma. Refrão

O Senhor é excelso e olha para o humilde,
ao soberbo conhece-o de longe.
No meio da tribulação Vós me conservais a vida,
Vós me ajudais contra os meus inimigos. Refrão

A vossa mão direita me salvará,
o Senhor completará o que em meu auxílio começou.
Senhor, a vossa bondade é eterna,
não abandoneis a obra das vossas mãos. Refrão
____________________________________________________________________
SEGUNDA LEITURA

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Colossenses

Irmãos: Sepultados com Cristo no baptismo, também com Ele fostes ressuscitados pela fé que tivestes no poder de Deus que O ressuscitou dos mortos. Quando estáveis mortos nos vossos pecados e na incircuncisão da vossa carne, Deus fez que voltásseis à vida com Cristo e perdoou-nos todas as nossas faltas. Anulou o documento da nossa dívida, com as suas disposições contra nós; suprimiu-o, cravando-o na cruz.

Palavra do Senhor.
____________________________________________________________________

EVANGELIO

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação’». Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».

Palavra da salvação.

Papa proclamará Templo da Sagrada Família como Basílica em Barcelona


BARCELONA, sexta-feira, 23 de julho de 2010 (ZENIT.org) – Bento XVI proclamará como basílica o templo da Sagrada Família de Barcelona no próximo dia 7 de novembro, o mesmo dia em que dedicará o templo expiatório criado por Antonio Gaudí, durante sua visita apostólica à Espanha.

Quem fez o anúncio foi o bispo de Barcelona, cardeal Lluís Martínez Sistach, hoje, ao meio-dia, em uma coletiva de imprensa realizada diante de centenas de jornalistas na sala Gaudí do museu diocesano de Barcelona.

Com um amplo sorriso, o purpurado explicou numerosos detalhes da estadia do Papa em Barcelona, onde, além de consagrar o templo da Sagrada Família, visitará a escola para portadores de necessidades especiais, da fundação diocesana do Menino Deus.

A visita apostólica à Espanha começará no sábado, 6 de novembro, com sua chegada a Santiago de Compostela ao meio-dia, segundo o programa já aprovado pela comissão vaticana que prepara as viagens do Pontífice.

Bento XVI se dirigirá à catedral de Santiago, onde abraçará o santo, presidirá uma oração e contemplará o grande incensário do templo compostelano. Depois, presidiár uma Missa no Obradoiro, a praça da catedral.

Às 21h, está prevista sua chegada ao aeroporto do Prat de Barcelona, onde será recebido por uma delegação na qual provavelmente se encontrarão os Príncipes de Astúrias.

Bento XVI se transladará depois ao arcebispado de Barcelona, onde tem previsto chegar às 21h45, para passar a noite, junto às pessoas que o acompanharão na visita.

Na manhã seguinte, domingo 7 de novembro, o Bispo de Roma se transladará no papa-móvil do arcebispado até o templo da Sagrada Família, em um itinerário que ainda será definido.

Ao chegar ao templo de Gaudí, o veículo dará algumas voltas pelas redondezas para que as numerosas pessoas lá reunidas – talvez cerca de 500 mil, segundo o arcebispo – possam vê-lo de perto e cumprimentá-lo.

O Pontífice entrará no templo pela porta da rua Mallorca, revestir-se-á na sacristia e realizará o rito de abrir as portas do pórtico da Glória.

Após isso, começará a Eucaristia, com uma procissão do Papa, cardeais e bispos até o presbitério.

Durante essa Missa, será celebrado o rito de dedicação do altar; depois se rezará a ladainha dos santos e a oração de dedicação ou consagração da igreja a Deus.

A seguir, acontecerá a incensação do altar e de toda a igreja, que serão iluminados logo em seguida.

Ao acabar a Missa, por volta do meio-dia, o Papa sairá ao Pórtico do Nascimento do templo original para cumprimentar as pessoas e rezar o ângelus, do mesmo lugar onde se colocou João Paulo II durante sua visita a Barcelona, em 1982.

Depois da oração mariana e de sua alocução e saudação aos peregrinos, o Papa voltará a entrar na igreja e se dirigirá em procissão ao final do templo, onde haverá uma inscrição comemorativa dessa dedicação do templo.

Bento XVI voltará ao arcebispado no papa-móvil e será saudado por numerosas pessoas nas ruas de Barcelona. Na sede episcopal, o Papa almoçará com os bispos e com seu séquito às 13h.

Às 17h15, o Papa quis acrescentar uma visita à instituição do Menino Deus, dedicada a pessoas com Síndrome de Down e com outras deficiências e suas famílias, uma fundação diocesana confiada às Franciscanas do Sagrado Coração.

Em sua sede do bairro de Guinardó, rezará e conversará com os alunos, que estão lhe preparando um presente, e com suas famílias, além de abençoar a primeira pedra da sua nova residência.

O novo terminal do aeroporto do Prat acolherá, às 18h30, a despedida oficial do Papa, para a qual está prevista a assistência dos Reis da Espanha. Às 19h15, está prevista também sua saída de volta a Roma.

Segundo o cardeal Sistach, Bento XVI “descobriu na Sagrada Família a comcepção teológica da Igreja: celebrar a Eucaristia e o culto”.

Neste sentido, o purpurado explicou que não existem nichos no interior do templo,, mas que estão no interio (nas fachadas do Nascimento, da Paixão e da Glória), nem tampouco capelas laterais, mas somente o presbitério, o altar, a sede e o ambão, e três imagens: a cruz, Nossa Senhora e São José.

O cardeal incentivou todos a acolherem o Papa e a assistir ao ato de consagração da Sagrada Família. Para facilitar isso, foram suspensas todas as Missas nas paróquias e centros de culto de Barcelona no dia 7 de novembro de manhã, exceto em prisões, hospitais e mosteiros de clausura.


FONTE: "ZENIT"

CBF convida Mano Menezes e já fala na primeira convocação


Horas depois da negativa oficial de Muricy Ramalho, a CBF fez um convite para Mano Menezes assumir a Seleção Brasileira. O técnico, que comandou o treino do Corinthians na tarde de sexta-feira, só deve dar a resposta positiva em uma coletiva no sábado, após o treino marcado para às 9h30m no Parque São Jorge. Andrés Sanchez, mandatário alvinegro, já liberou o treinador para acertar com a CBF.

A informação foi confirmada por Ricardo Teixeira em nota oficial divulgada no site da CBF. Em tom otimista, o presidente da CBF mostra que já conta com Mano Menezes para fazer na segunda-feira a primeira convocação após a Copa do Mundo 2010.

- Conversei com muitas pessoas, assisti a debates em vários programas esportivos e ouvi também torcedores para chegar a três nomes. O que determinou a escolha foi o entendimento de que é necessária uma imediata renovação na Seleção Brasileira, o que o Mano Menezes iniciará já na convocação para o amistoso do dia 10 de agosto contra os Estados Unidos - disse Ricardo.

No comunicado oficial, a CBF faz elogios ao treinador do Corinthians. "Mano Menezes atende plenamente ao projeto traçado pela CBF. Técnico que conquistou o respeito pelo seu trabalho à frente do Grêmio e agora no Corinthians, marca a sua trajetória pelo equilíbrio e tem como característica o fato de gostar de trabalhar e lançar jovens jogadores."

A CBF informou ainda que Mano terá apoio irrestrito para assumir o cargo.

- O mais importante na escolha é o senso comum da importância da filosofia de renovação que será posta em prática. Tenho a absoluta confiança de que esse trabalho será feito com sucesso nessa trajetória que terminará em 2014 - disse Ricardo Teixeira.

Mudança de rumo após negativa de Muricy Ramalho

O provável "sim" de Mano encerra um dia que a CBF chegou a contar com Muricy Ramalho para ser o homem que comandaria a renovação após a Era Dunga. Ricardo Teixeira encontrou o treinador do Fluminense pela manhã. Após uma conversa de uma hora e meia, Muricy disse que aceitaria desde que o clube carioca o liberasse de cumprir o contrato.

No meio da tarde, dirigentes do Fluminense informaram que não liberariam o treinador e que ele teria o seu contrato esticado até dezembro de 2012. Depois, o próprio Muricy informou à CBF que não aceitaria o convite.

Títulos em uma carreira curta e vitoriosa

Gaúcho de Passo do Sobrado, cidade com pouco mais de seis mil habitantes, Mano Menezes foi zagueiro de clubes pequenos do interior do Rio Grande do Sul. O auge como jogador foi em 1988, com a conquista do título amador pelo Guarani. Mano bateu o último pênalti, que garantiu ao clube uma vaga na segunda divisão do Gauchão.

No mesmo Guarani ele começou a carreira como treinador aos 35 anos, em 1997. Em 2004, ganhou destaque no cenário nacional ao levar o 15 de Novembro de Campo Bom às semifinais da Copa do Brasil. Em 2005, foi para o Grêmio com a missão de tirar o clube da Série B. Além de cumprir a missão, conquistou o título gaúcho de 2006 para o Tricolor e foi vice-campeão da Taça Libertadores de 2007, perdendo a decisão para o Boca Juniors.

Em 2008, ganhou novamente a missão de reerguer um gigante que havia caído para a Série B. Foi campeão da competição com o Corinthians. No ano seguinte, levou o time aos títulos paulista e da Copa do Brasil

FONTE: "G1.COM"

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Colaboradora do Papa pede reconhecimento da mulher da direção espiritual


CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 22 de julho de 2010 (ZENIT.org) - Uma das mulheres com maior responsabilidade na cúria romana propõe dar um maior reconhecimento e espaço ao papel que a mulher pode oferecer na direção espiritual.

A proposta é formulada na edição italiana de hoje do L´Osservatore Romano, jornal da da Santa Sé, por Flaminia Giovannelli, primeira mulher leiga nomeada por Bento XVI como subsecretária do conselho pontifício Justiça e Paz.

"Minha imagem da igreja é aquela na qual João Paulo II e a Madre Tereza se dão as mãos...", começa explicando Giovannelli, nascida em Roma em 24 de maio de 1948, licenciada em Ciências Políticas e Ciências Religiosas.

Esta imagem é ilustrada depois com casos concretos de vida: "Quando penso em tantas religiosas que em suas congregações, em diferentes níveis, desempenham de maneira totalmente independente papéis extraordinários, não só para exercer a caridade, mas também para gestionar patrimônios, organizar escolas e hospitais e, sobretudo, para acompanhar a vida espiritual de suas irmãs, tendo o respeito de todos por seu admirável trabalho, acho que seu valor se afirma por si mesmo".

Segundo Giovannelli, que trabalha neste dicastério vaticano desde 1974, "em alguns âmbitos eclesiais, a mulher se destaca, penso especialmente no da direção espiritual".

"Se receber o sacramento da Reconciliação é essencial para o cristão, pois o reconcilia com Deus, a direção espiritual é de importância fundamental para a sua vida: saber racionalmente que nosso pecado foi perdoado nem sempre equivale a sentir-se perdoados."

A subsecretaria vaticana exclama: "Quão importante é a ajuda de alguém para reconhecer o plano que o Senhor tem para cada um de nós. E quantas vezes esta ajuda nos vem de uma mulher, precisamente pela sensibilidade e pela afetividade que lhe são próprias".

Por isso, propõe: "Penso que atribuir importância à tarefa de acompanhamento espiritual poderia ser ao mesmo tempo um reconhecimento do papel da mulher".

No que se refere à valorização do papel da mulher na Cúria Romana, objetivo já comentado no passado pelo cardeal Tarcísio Bertone, secretário de Estado de Bento XVI, confessa: "Em meu trabalho, sempre tive a sensação de que as minhas idéias são levadas em conta precisamente porque são idéias de uma mulher, complementárias e, portanto, necessárias para alcançar um juízo objetivo sobre as questões pelas quais fui consultado".

"E isso é essencial - conclui. Isso não elimina que, segundo os organismos e a preparação das mulheres, facilitada ultimamente por seu acesso aos estudos mais propriamente eclesiásticos, estas poderiam assumir também papéis de maior responsabilidade. E é muito provável que isso aconteça."


FONTE: "ZENIT"

Católicos na política, uma presença que não se nota

ROMA, quinta-feira, 22 de julho de 2010 (ZENIT.org) - Os católicos devem voltar a ser uma presença significativa na política italiana, para o bem do país. Esta é uma das principais mensagens do encontro de apresentação do documento preparatório da 46ª Semana Social, realizado em 22 de julho.

O evento, realizado em Roma no Palácio Giustiniani do Senado, que contou com a presença dos líderes dos principais partidos italianos, foi aberto pelo presidente do Senado italiano, Renato Schifani, e pelo presidente do comitê científico e de organização das Semanas Sociais dos Católicos Italianos, Dom Arrigo Miglio.

"Esperamos que a próxima semana social represente um sinal concreto de empenho por crescer na esperança", disse Dom Arrigo Miglio em sua intervenção, na qual retomou as palavras de Bento XVI ao reafirmar que a Igreja "tem o bem comum em seu coração, o qual nos convida a partilhar os recursos econômicos, intelectuais, morais e espirituais, aprendendo a enfrentar juntos, em um contexto de reciprocidade, os problemas e desafios do país".

"Ver a Itália sob uma perspectiva unitária e solidária - sublinhou o prelado - significa enxergar não apenas seus problemas, mas também os recursos à disposição", tendo em mente que "o país não crescerá se não estiver unido".

Renato Schifani, por sua vez, recordou que "a Itália conheceu momentos da real fratura no seio da comunidade nacional, que foram superados somente quando se conseguiu recompor uma unidade fundamentada em princípios e ideais plena e concretamente partilhados".

Segundo o presidente do Senado, "saber partilhar não implica num desrespeito aos papéis, atribuições e funções determinados segundo as regras da democracia madura da alternância; ao contrário, significa se sentir parte, protagonistas até o fim, dos ideais que mantêm a coesão nacional".

No que se refere à presença dos católicos no âmbito político, Schifani afirmou que "o protagonismo dos católicos deve ser avaliado concretamente, com posicionamentos concretos em relação aos temas prioritários".

Para ele, o problema não é a ausência de católicos na esfera política, mas sim o fato de que "a presença dos católicos não é plenamente capaz de se fazer perceber".

Em uma entrevista concedida à Rádio Vaticano, Edoardo Patriarca, lembrando a expectativa manifesta pelo Papa Bento XVI sobre o nascimento de uma nova geração de católicos comprometidos com a política, disse que, ao falar com os jovens sobre política, nota-se claramente sua desilusão.

"Porém, devo dizer que, percorrendo nosso país neste ano, acompanhado por outros amigos, descobrimos muitos jovens atuando na administração pública (...); creio que estão desenvolvendo e amadurecendo novas vocações políticas."

"Penso que o convite à responsabilidade dos católicos, dos leigos católicos, é urgentíssima (...). Penso que os católicos têm tanto a oferecer, que não fazê-lo constituiria um pecado de omissão.".

"Não escondo os esforços que temos empreendido a fim de conscientizar os políticos de inspiração cristã - aqueles que se dizem católicos - a buscarem na Doutrina Social da Igreja um fio condutor que os oriente em sua atuação."

"Acredito que esta via deva ser promovida e reforçada", concluiu.

FONTE "ZENIT"

Tempestade afeta mais de 5.000 pessoas no Rio Grande do Sul


As fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul durante a madrugada desta quinta-feira (22) prejudicaram ao menos 5.308 pessoas em todo o Estado. O relatório da Defesa Civil aponta que a maioria delas (3.000) é morador de Imigrantes, a 136 km de Porto Alegre.

A cidade, que foi atingida por um vendaval, registra que ao menos cem casas foram danificadas e 20 ficaram destruídas.

Em Canela, ao menos 191 pessoas tiveram que deixar suas residências. Destas, 180 foram para a casa de amigos e parentes e 11 estão em abrigos públicos. Cerca de 400 imóveis ficaram danificados e 81 foram destruídos. A chuva deixou ainda 11 pessoas levemente feridas.

O município de Nonoai conta com 230 atingidos pela tempestade. Ao menos 25 casas foram danificadas e a cidade teve problemas no sistema de energia e transporte.

Já Ibiaçá registra 78 afetados e 22 casas danificadas.

FONTE "R7.COM

Opinião: Enem deve servir para escolas repensarem métodos

As coisas são sempre avaliadas em educação. Os estudantes que o digam. Fazem prova disso e avaliação daquilo. São perseguidos pelos fantasmas das notas, cobranças dos pais e classificações escolares. E para que serve tudo isso?

Essa é uma questão que parece se perder. Quando uma escola avalia seus alunos, seu principal objetivo deve ser o de apurar seu próprio trabalho. Dependendo de como for o desempenho dos estudantes, ela deve ou não prosseguir em sua maneira de propiciar o conhecimento e desenvolvimento cognitivo de seus alunos.

No geral, o que se percebe não é bem isso. As avaliações acabam sendo um fim em si mesmo e não um meio de crescimento. Assim, os alunos com notas altas são bons e com eles está tudo bem. Do contrário, têm um problema que deverão correr atrás. Não atingiram os objetivos propostos, não aprenderam, não se apropriaram do conhecimento que a escola detém. E o verdadeiro fim de uma escola, ajudar seus alunos a crescer, fica esquecido.

Os métodos de avaliação, por sua vez, são só um modo de verificação de como as coisas andam no processo ensino aprendizagem, não são absolutos.

Tanto é assim que, observando a classificação das escolas de acordo com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nota-se alguns disparates. Por exemplo, com a diferença de apenas um ano o primeiro lugar do Enem 2009 ocupava a décima posição no ano anterior. Isso não é nada se considerarmos um colégio do interior de São Paulo: saltou da 336ª posição para a quarta considerando o mesmo período.

Ou essas escolas têm se aproveitado do Enem para reverem seus trabalhos, o que num tempo tão pequeno dificilmente surtiria um efeito tão grande; ou essa avaliação precisa ser revista, não sendo muito confiável.

Sem status
Essa e outras avaliações das instituições de ensino, assim como as dos alunos não devem servir apenas para garantir um status para quem é avaliado. Ano passado, algumas escolas tiveram problemas por não terem garantido um bom lugar na classificação do Enem. Foram questionadas pela sua clientela.

Ela está no seu direito. Mas perpetuam aquilo que as instituições fazem com seus filhos – colocam todo o peso de um trabalho em um exame. Assim, ele é apenas usado para dizer se a escola é boa (como com os alunos), deixando de lado o que seria sua principal função: a de propiciar uma reflexão de seu trabalho e mudanças efetivas se necessário.

No fim, os colégios acabam sendo vítimas de sua própria maneira de agir. Que as avaliações são necessárias, não há dúvida. No entanto, elas devem ser um meio de aprimoramento e crescimento. Ensinar e aprender é algo bastante dinâmico, não dá para reduzir a uma lista classificatória.

É preciso mudar o modo de ver as coisas. Que a experiência das escolas com esse exame sirva para que elas repensem suas práticas.

Fonte "G1.COM"

Convocados no ProUni têm de confirmar dados a partir desta 5ª feira

Os alunos convocados na terceira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) divulgada nesta quarta-feira (21) devem confirmar os dados declarados na inscrição junto à instituição de ensino a partir desta quinta-feira (22). O prazo termina na próxima segunda-feira (26).

Para ter direito à bolsa, é imprescindível que o estudante cumpra esta fase do processo. Os resultados podem ser consultados no site do ProUni. É necessário digitar o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e CPF.

Ao todo, 52.419 candidatos foram pré-selecionados na primeira chamada do programa, sendo 37.039 para bolsas integrais e 15.380 para bolsas parciais, que cobrem 50% da mensalidade, de acordo com o MEC.

Caso ainda restem bolsas, poderão ocorrer mais três chamadas nos dias 29 de julho, 5 de agosto e 12 de agosto.

Puderam participar do ProUni candidatos com nota mínima de 400 no Enem 2009, que não tenham zerado na redação, não tenham diploma de ensino superior e que tenham renda familiar mensal per capita que não exceda três salários mínimos.

Ao efetuar a inscrição, o candidato podia escolher até três opções de instituições de ensino, cursos ou turnos e modalidades de bolsa, dentre as disponíveis conforme sua renda familiar per capita e a adequação aos requisitos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-616161.


Fonte "G1.COM"

quinta-feira, 22 de julho de 2010

A missão determina nossa vida, diz bispo aos religiosos no Brasil


BRASÍLIA, quarta-feira, 21 de julho de 2010 (ZENIT.org) – O presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Esmeraldo Barreto de Farias, convidou os religiosos a se abrirem cada vez mais ao novo impulso missionário que a Igreja vive.

O bispo presidiu à Missa nessa terça-feira na Assembleia da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), evento que reúne cerca de 600 religiosos e religiosas em Brasília esta semana.

“Nosso relacionamento na família religiosa, no local onde moramos, com a Igreja Particular e com a Sociedade, terá uma marca especial: a Paixão pelo Reino que nos abre à família maior”, afirmou Dom Esmeraldo em sua homilia.

“Abrindo nosso coração, vamos ver com os olhos de Jesus e escutar com os seus ouvidos o chamado de Jesus desde as periferias, o sertão do Nordeste, desde a Amazônia, Haiti, África, Ásia...”

Segundo o prelado, abrir-se à missão “é certamente deixar que Deus realize em nós sua vontade, pois ‘ele quer que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade’ (1Tm 2,4)”.

“É vontade de Deus porque é a partir da missão que vamos compreender melhor o seu chamado, pois a missão determina nossa vida. Não foi assim com os profetas, com Maria, com os apóstolos e com todos os outros santos?”

O bispo considera que fazer parte da família de Jesus é suplicar com o profeta Miquéias: ‘Senhor, apascenta o teu povo, o rebanho de tua propriedade. Tu que tiraste o povo do Egito, da escravidão, manifesta também agora tua misericórdia, teu perdão. Senhor, sabemos que nos amas e que és fiel’.

“Trazer no coração esta oração é, de olhos fixos em Jesus, o bom Pastor, escutar também com o coração o povo da Amazônia, do sertão e das periferias, do Haiti, da África que eleva sua súplica ao Pai de Bondade”, afirmou Dom Esmeraldo.

Segundo o prelado, a se escutar a oração desse povo, deve surgir a pergunta: “fazendo parte da família de Jesus e tendo-lhe consagrado a nossa vida, porque não contemplar Jesus o Verbo Encarnado, o missionário que ia de cidade em cidade, de vida em vida, povoado em povoado, para reunir os filhos de Deus dispersos, a família de Deus?”

“Será que não é esse o caminho para deixar Deus realizar em nós hoje sua vontade?”, disse.

Eleição

A Irmã Márian Ambrósio foi reeleita, nessa terça-feira, diretora presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB). Irmã Márian, de 63 anos, pertence à Congregação das Irmãs da Divina Providência e está na presidência da CRB desde 2007. Ela ficará à frente da instituição mais três anos.


Fonte "ZENIT"

Etapa da beatificação de sacerdote americano assassinado na Guatemala

Um esquadrão de morte matou Pe. Stanley Rother

OKLAHOMA CITY, quarta-feira, 21 de julho de 2010 (ZENIT.org) - Nesta terça-feira, na arquidiocese de Oklahoma City (Estados Unidos), foi realizada a cerimônia de clausura da fase diocesana do processo de canonização do Pe. Stanley Rother, missionário na Guatemala que foi assassinado por um esquadrão de morte.

Em uma solene Celebração Eucarística, o arcebispo desta cidade, Dom Eusebius J. Beltrán, ordenou o encerramento de todos os documentos que testemunham os sucessos ocorridos em 28 de julho de 1981 na localidade de Santiago Atitlán, Guatemala, para seu imediato envio à Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano.

O sacerdócio do padre Stanley Rother esteve marcado por um trabalho missionário desde muito jovem entre os indígenas Tzutuhil da Guatemala, onde a arquidiocese de Oklahoma City, à qual pertencia, lhe enviou para trabalhar na missão sustentada pela jurisdição norte-americana.

"O padre Rother foi um sacerdote bom e feliz. Foi muito leal ao Evangelho e a seu serviço aos mais pobres", declarou arcebispo Beltrán a ZENIT, que alentou a esperança de que hoje o servo de Deus seja declarado santo e mártir.

O fato que é tema de investigação corresponde ao assassinado do sacerdote por um suposto grupo armado, durante a ditadura que assolou a Guatemala durante os anos setenta e oitenta, onde também quatro sacerdotes e muitos catequistas perderam a vida defendendo a fé.

O Pe. Rother foi pároco da cidade de Santiago Atitlán, onde defendeu a vida e a prática religiosa de seu povo, razão pela qual recebeu diversas ameaças antes de sua morte, sobre o que os contemporâneos testemunharam, entre eles expoentes do povo indígena.

Fonte "ZENIT"

Lula nega disputar a Presidência em 2014


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou nesta quarta-feira (21), em entrevista exclusiva ao Jornal da Record, que não pretende voltar à Presidência em 2014. No entanto, Lula disse que nunca se pode dizer não na política.

Questionado sobre qual seria seu maior erro, Lula disse que foi não ter conseguido aprovar a reforma política.

- Devo ter errado muito. Não fiz a reforma política, que queria fazer. Vou brigar para fazer. Não era obrigação do presidente, era dos partidos e do Congresso.

Lula afirmou que não vai precisar “dizer adeus” ao povo brasileiro e que pretende andar pelo país após deixar o cargo.

- Não preciso dizer adeus, porque eu vou andar muito pelo Brasil.

Sobre o vazamento de dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, Lula afirmou que a Receita é que deve esclarecer a quebra de sigilo.

- Quem tem que esclarecer é a Receita. Somente ela. A Receita é intocável, até para o presidente. É tão intocável que, se eu pedir a declaração do meu pior inimigo, a Receita precisa me denunciar.

- Não, eu te falo de coração [sobre a hipótese de disputar a Presidência em 2014]. Mas em política a gente nunca pode dizer não. Se tiver juízo, se tiver meus neurônios perfeitos, me comprometo a ser um bom ex-presidente da República.

Questionado sobre o que vai fazer “no primeiro sábado de sol” após deixar o cargo, Lula disse que vai olhar para a mulher, Marisa Letícia, e falar para os dois “tocarem a vida”.

- Fico pensando o que vai ser da minha vida no dia 2 [de janeiro]. Não ter ninguém para xingar, para ficar bravo. Vou olhar para a Marisa e dizer “vamos tocar a vida”.

Em um “bate bola” com a jornalista Adriana Araújo, Lula respondeu qual foi sua maior glória durante os oito anos de governo.

- [A maior glória] não foi minha, foi do povo brasileiro. [Foi] ter tido a confiança em um torneiro mecânico, que só tem o primário [para ficar na Presidência].

Questionado sobre a Justiça Eleitoral ter aplicado multas contra ele e a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, Lula disse que o TSE deve ter “motivos” para aplicar as punições.

- A justiça deve ter suas razões para entender que eu desrespeito a lei quando eu falo o nome de uma candidata.

Lula também disse que o Brasil “não corre riscos”, independente de qual candidato for eleito para sucedê-lo no cargo.
Fonte "R7.com"

Turbulência em avião de passageiros deixa 30 feridos nos EUA

Um avião da United Airlines sofreu forte turbulência quando sobrevoava o estado americano do Kansas, ferindo 30 pessoas. Uma mulher foi lançada de sua poltrona com tanta força que chegou a fazer um rombo na cabine, segundo autoridades e testemunhas.

O incidente aconteceu na terça-feira. O avião saiu do aeroporto Dulles, na capital Washington, e rumava para Los Angeles, na Califórnia.

Ele teve de ser desviado para o aeroporto internacional de Denver, onde pousou em segurança às 19h45 locais. Os feridos foram atendidos, e alguns tiveram de ser hospitalizados


Fonte "G1.com"

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Residência de verão do Papa oferece vistas “encantadoras”


Bento XVI continua o descanso, oração e trabalho em Castel Gandolfo


CASTEL GANDOLFO, terça-feira, 20 de julho de 2010 (ZENIT.org) - "As vistas são encantadoras desde todas as direções", explica o diretor da vila pontifícia de Castel Gandolfo, Saverio Petrillo, ao descobrir a residência de verão do Papa diante dos microfones da Rádio Vaticano.

Seguindo uma tradição que já dura 400 anos, Bento XVI está em Castel Gandolfo desde o dia 7 de julho.

Diferente de anos anteriores, não escolheu as montanhas para passar um período de seu descanso anual, mas dirigiu-se diretamente à residência de verão onde mantém um horário que inclui um tempo para escrever.

Urbano VIII (papa entre 1623 e 1644) foi quem estabeleceu a residência papal de verão nas vilas pontifícias.

"Os espaços verdes dominam e as vistas são encantadores desde todas as direções - indica - tanto desde o lado do mar Tirreno, visível no horizonte, como desde as margens do lago (Albano)."

Petrillo elogia, inclusive, "a vista da cidade de Albano, com sua pequena praça característica, enfeitada com antigas lojas que não perderam seu encanto com o tempo".

Convidado de honra

Um pároco local afirma que os residentes da região sempre dão as boas vindas ao Papa com entusiasmo.

Os horários das missas são mudados para que as pessoas possam unir-se ao Pontífice na oração do Ângelus ao meio dia dos domingos.

Este encontro semana tem sido, de fato, a única audiência pública do Papa em julho. As audiências gerais das quartas-feiras são suspensas até dia 4 de agosto.

Fonte 'Zenit'

Gel com antirretroviral gera expectativa em encontro sobre Aids

Os resultados divulgados sobre o uso de gel com antirretroviral em mulheres na África do Sul gerou grandes expectativas nesta terça-feira (20) em Viena, na Áustria, palco da 18ª Conferência Internacional sobre a Aids.

Publicado na revista norte-americana Science, a substância com 1% de tenofovir, conhecido remédio utilizado no combate ao HIV, obteve 39% de redução do risco de contágio em 889 mulheres com alto risco de contaminação. Quando bem administrado, o gel diminui em 54% as chances de transmissão do vírus. O uso correto do produto requer aplicação do gel 12 horas antes e depois das relações sexuais.

Realizado durante três anos, o estudo Caprisa 4 contou com quase 900 mulheres da região de KwaZulu-Natal, não contaminadas a princípio e inseridas em uma áreas tidas por especialistas como a com a maior taxa de prevalência da soropositivos no mundo, conforme explica o professor Jean-François Delfraissy, diretor da Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids da França (ANRS).

saiba mais

Mais de 5 milhões tomaram remédio contra Aids em 2009, diz OMSConferência sobre a Aids discutirá os novos tratamentos da doençaTratamento com coquetel diminui em 52% os novos casos de AidsO diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para HIV e Aids (Unaids), Michel Sidibé, afirmou que é o primeiro teste com resultados sobre prevenção iniciado e controlado por mulheres. "O microbicida, se confirmado, pode ser opção poderosa para a revolução da prevenção e nos ajudará a quebrar a trajetória da doença da Aids", disse Sidibé.

Anthony Fauci, diretor do setor de doenças infecciosas do National Institutes of Health, centro de pesquisas médicas do governo norte-americano, acredita que o estudo é importante tanto para a comunidade científica como para todos os trabalhos de prevenção da Aids.

"As mulheres constituem a maior parte das novas infecções no mundo e essa descoberta é passo importante para que uma população de risco tenha acesso a ferramenta de prevenção segura e eficaz", afirma Fauci.

O especialista destaca que a pesquisa deve continuar, para que existam mais formas de prevenção da doença como antirretrovirais tomados antes da exposição ao risco, vacinas e outros microbicidas.

Fonte 'G1.COM'

Eleiçoes 2010

Pela primeira vez em 12 anos, voto jovem ‘encolhe’ no Brasil
Número de eleitores com 16 e 17 anos teve redução de quase 7% em 2010.
É a menor participação de jovens em uma eleição geral desde 1998.
Débora Santos
Do G1, em Brasília

imprimir O número de eleitores brasileiros de 16 e 17 anos teve redução pela primeira vez em uma eleição presidencial desde 1998. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgados nesta terça-feira (20), estão aptos a votar nas eleições de outubro 2,39 milhões de jovens dessa idade. Na última eleição para presidente, em 2006, eram 2,55 milhões, quase 7% a mais. O voto facultativo para essa faixa etária foi instituído em 1989. (Veja abaixo os dados completos por idade segundo levantamento de 2010)

Fonte 'G1.COM'

terça-feira, 20 de julho de 2010

Jaques Wagner inicia campanha da reeleição


pedindo dedicação à militância e reforçando que seu projeto de governo é diferente dos adversários. Foi dessa maneira que o governador Jaques Wagner classificou a gestão que desenvolveu ao longo dos mais de três anos de governo e que pretende continuar.
“Nós somos diferentes deles. Nosso projeto é antagônico ao outro. Eles acreditam que é preciso crescer para distribuir. Nosso projeto acredita que só podemos crescer distribuindo”.
Foi o início, por Salvador, de uma série de encontros regionais com prefeitos, vices, vereadores e lideranças políticas para apresentar as propostas de campanha e as realizações da gestão.
“Essa aqui é uma reunião importante. Não se trata apenas de fazer um discurso, mas sim de um processo de organização da campanha para manter a continuidade do projeto na Bahia”, detalhou o candidato petista.
Jaques Wagner chorou após a exibição do vídeo que contou a história de Zé Barbeiro. Morador de Riachão do Jacuípe, Zé trabalhou a vida inteira como barbeiro, só parando quando perdeu a visão por causa de catarata.
Sua visão foi restabelecida após o programa estadual Saúde em Movimento realizar a cirurgia. “Nosso compromisso é com a maioria do povo. Para mim só vale a pena se for assim. No dia que eu deixar de me emocionar com a política eu mudo de ramo”.
Candidatos
Bastante aplaudido desde o momento em que chegou ao Hotel Fiesta, Jaques Wagner foi saudado por prefeitos de cerca de 106 municípios e dezenas de candidatos à deputado.
Ele ressaltou a importância do arco de aliança da coligação, “construído como a ferramenta essencial para alavancar as candidaturas da chapa majoritária”.
Para esta eleição o Partido dos Trabalhadores vai contar, pela primeira vez, com comitês nos 417 municípios baianos, focando também a divulgação dos projetos dos candidatos ao Senado, Lídice da Mata (PSB) e Walter Pinheiro (PT).
Ao inaugurar o comitê central, no bairro Cidade Jardim, Wagner reafirmou que a sua vitória em outubro é um aprofundamento do projeto político que foi iniciado há quatro anos. “Espero que esse local seja um templo para pensar a Bahia e fazer bem ao povo baiano”.
O evento reuniu centenas de militantes e lideranças políticas dos oito partidos que compõem a coligação “Pra Bahia Seguir em Frente” – PT, PP, PSB, PDT, PC do B, PHS, PRB e PSL. “Estamos em busca de consolidar o que vimos fazendo desde 2007”.

CBF vai anunciar nome do novo técnico da Seleção até domingo


O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, vai anunciar o nome do novo técnico da Seleção Brasileira até o próximo domingo. Ao contrário do que já foi veiculado, não haverá um treinador temporário, hipótese que foi considerada caso Carlos Alberto Parreira assumisse o cargo de supervisor.
Já o amistoso contra os Estados Unidos, marcado para o dia 10 de agosto, em Nova Jérsei, terá uma base de jogadores que atuam no futebol brasileiro. Além disso, a decisão de antecipar a data que permite a inscrição de jogadores que vieram de transferência do exterior servirá para que o novo técnico possa avaliar esses atletas.

Fonte: Globoesporte

Matrimônio homossexual: Conseqüências serão vistas em breve, afirma bispo argentino


Dom Martín del Elizalde, Bispo de Nueve de Julio (Argentina), considerou que a aprovação no Senado da Nação do pseudo matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, depois de um árduo debate social, pôs o país "diante de uma situação nova e inesperada".
Depois de "deplorar que isto tenha acontecido", disse que "o resultado ao qual se chegou questiona a todos sobre a seriedade do compromisso evangélico que dizemos ter. O áspero contexto político não pode justificar o ocorrido".
"Com o transcurso do tempo serão esclarecidos alguns aspectos e se estabelecerão novas pautas de conduta na sociedade. Suas conseqüências poderão ser apreciadas em muitos âmbitos, não imediatamente talvez, mas deverão repercutir certamente na vida familiar e na formação dos jovens", advertiu.
O Prelado recordou, entretanto, que "há algo que não muda nem pode mudar, e é a lei de Deus e o chamado da consciência, que se encontra em cada pessoa. Como fiéis, devemos dar um testemunho de coerência e de fidelidade, sem nos deixarmos impressionar pelas correntes dominantes mas enganosas, alheias a um projeto verdadeiramente criativo e orientado para o bem integral das pessoas. Temos que manter nossa avaliação e nossa adesão à família tal como Deus a quis, e foi estabelecida na ordem natural".
"A doutrina da Igreja sobre o matrimônio e a família e sobre a sexualidade não altera nem deforma o que a mesma natureza provê, na vida e no desenvolvimento de cada pessoa livre dotada de inteligência. Ao contrário, ilumina desde a fé e constitui uma ajuda para sua realização nesta vida e para alcançar o cumprimento desses objetivos", sublinhou.
Dom Elizalde estimou que "agora, de maneira clara e eloqüente, foi-nos confiada uma missão: oferecer a nossos irmãos o testemunho desta realidade querida por Deus: a família, a estabilidade matrimonial, vivida na fé que sustenta e antecipa o cumprimento das metas, o respeito pela vida", e pediu orações para que Deus "nos mantenha unidos e ferventes, e que nossas famílias sigam sendo a mostra de sua presença entre nós, pelo amor e pela vida".
Fonte: ACI

domingo, 18 de julho de 2010

Nota De Falecimento


Informamos que faleceu nesse sabado (17) o Pe. Dão
seu corpo esta sendo velado na igreja da santissima trindade
(Teotonio Vilela) e terá a missa de corpo presente as 07:00 h
e as 19:00 h, logo depois seguira para a catedral onde faremos a
virgilia, E na segunda (19) as 09:00 teremos a missa de corpo presente
e logo em seguida acontecera o seputamento no semitério da vitória.

PADRE DÃO DESCANSE EM PAZ.....

GJRF

sábado, 17 de julho de 2010

LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 18 julho)


16º Domingo do Tempo Comum

Irmãos e irmãs, bem-vindos para a sagrada reunião dominical da Eucaristia. Deixemo-nos visitar por Jesus e acolhamos, com Maria, irmã de Marta, a Palavra da salvação. Assim seremos mais autenticamente discípulos do Bom Mestre e missionários do seu Evangelho. Lembremo-nos também da comemoração do Dia do Padre em nossa Arquidiocese, em 26 de julho, para que a confraternização do nosso clero seja um momento de comunhão sacerdotal e missionária. E não nos esqueçamos de rezar pelos leigos, que estão com entusiasmo levando avante o 1º Congresso, agora nas Regiões Episcopais.

*-*-*-*-*

A comunhão com Deus é a necessidade mais fundamental desta vida. Ouçamos com atenção:

PRIMEIRA LEITURA (Gn 18,1-10a)
Leitura do Livro do Gênesis

Naqueles dias, (1) o Senhor apareceu a Abraão junto ao
carvalho de Mambré, quando ele estava sentado
à entrada da sua tenda, no maior calor do dia.
2 Levantando os olhos, Abraão viu três homens de pé, perto
dele. Assim que os viu, correu ao seu encontro e prostrou-se
por terra.
3 E disse: “Meu Senhor, se ganhei tua amizade, peço-te que não
prossigas viagem, sem parar junto a mim, teu servo.
4 Mandarei trazer um pouco de água para vos lavar os pés,
e descansareis debaixo da árvore.
5 Farei servir um pouco de pão para refazerdes vossas forças,
antes de continuar a viagem. Pois foi para isso mesmo
que vos aproximastes do vosso servo”. Eles responderam:
“Faze como disseste”.
6 Abraão entrou logo na tenda, onde estava Sara e lhe disse:
“Toma depressa três medidas da mais fina farinha,
amassa alguns pães e assa-os”.
7 Depois, Abraão correu até o rebanho, pegou um bezerro dos
mais tenros e melhores, e deu-o a um criado, para que o
preparasse sem demora.
8 A seguir, foi buscar coalhada, leite e o bezerro assado, e pôs
tudo diante deles. Abraão, porém, permaneceu de pé, junto
deles, debaixo da árvore, enquanto comiam.
9 E eles lhe perguntaram: “Onde está Sara, tua mulher?”
“Está na tenda”, respondeu ele.
10 E um deles disse: “Voltarei, sem falta, no ano que vem, por
este tempo, e Sara, tua mulher, já terá um filho”.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.
___________________________________________________________________________

SALMO RESPONSORIAL Sl 14 (15)
(CD-XI melodia Fx 17)

Senhor, quem morará em vossa casa? (bis)

1. É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente;
que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua
língua.

2. Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insulto seu
vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os
que respeitam o Senhor.

3. Que sustenta o que jurou, mesmo com dano; não empresta o
seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o
inocente. Jamais vacilará, quem vive assim!
___________________________________________________________________________

SEGUNDA LEITURA (Cl 1,24-28)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses

Irmãos:
24 Alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na
minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em
solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja.
25 A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos
transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: (26) o mistério
escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus
santos.
27 A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as
nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança
da glória.
28 Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos,
com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união
com Cristo.

– Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.
___________________________________________________________________________


EVANGELHO (Lc 10,38-42)

P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
T. Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, (38) Jesus entrou num povoado, e certa mulher,
de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
39 Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e
escutava a sua palavra.
40 Marta, porém, estava ocupada com
muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te
importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço?
Manda que ela me venha ajudar!”
41 O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te
preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma
só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta
não lhe será tirada”.

- Palavra da Salvação.


T. Glória a vós, Senhor.

ILHÉUS TERÁ MENOS NAVIOS NO PRÓXIMO VERÃO


Segundo o consultor de turismo, Ariel Figueroa, as empresas responsáveis pelos navios que costumam atracar no Porto do Malhado, durante o verão, decidiram reduzir o número de embarcações que chegarão a Ilhéus na próxima temporada.
Na última, a “Terra de Gabriela” recebeu 43, na próxima receberá 32. A diminuição, segundo Ariel, aconteceu porque o poder público municipal não se preocupou em visitar as operadoras com o objetivo de “vender” a cidade.
Uma manifestação dos donos de vans, ocorrida no início deste ano, em protesto contra uma determinação que proibia o acesso ao porto, privilegiando empresas de transportes, pesou contra. Na ocasião, os passageiros não puderam visitar a cidade, uma vez que os motoristas impediram a saída dos ônibus.
Cada navio transporta cerca de 4.000 passageiros, que segundo dados do ministério do turismo, gastam em média 100 dólares (por pessoa).
Lamentavelmente, mais um prejuízo para Ilhéus.

Fonte: Blog do Gusmão

Arcebispo espanhol chama a desobedecer a lei do aborto, ninguém tem direito a matar um inocente


O Arcebispo de Burgos, Dom Francisco Gil Hellín, advertiu que não existe o direito a matar um inocente e portanto não existe a obrigação de obedecer a nova lei do aborto, deve haver porém "uma oposição frontal e sem restrições".
"Digamo-lo com total claridade: esta lei não é lei, embora se apresente assim por algumas instâncias políticas e legislativas. E não o é, porque ninguém tem direito a eliminar um inocente. Por isso, ela não obriga. Mais ainda, reclama uma oposição frontal e sem restrições", expressou o Prelado em uma carta pastoral.
Dom Gil Hellín chamou a impedir a tirania porque a reta razão não admite o aborto como um direito, já que se trata de matar "uma pessoa que não tem nenhuma culpa".
O Prelado assinalou que o "direito a existir de uma pessoa já concebida, embora ainda não tenha nascido, não é uma crença desta ou aquela religião. Não é preciso ser um fiel religioso para afirmar que um inocente tem direito a ser defendido e respeitado em sua integridade".
O sentido comum se rebela ante o intento de eliminar a uma pessoa por uma responsabilidade alheia ou para "ganhar dinheiro ou votos", acrescentou.
O Arcebispo indicou também que "é uma falácia afirmar que esta lei tenha sido passada pela maioria do Parlamento e que este representa a maioria dos cidadãos; ou dizer que se o Tribunal Constitucional opinar dessa forma, seria uma desobediência opor-se, e mereceria uma sanção".
"A falácia consiste em atribuir a políticos, juízes ou cidadãos um direito que eles não têm. E ninguém tem direito a legislar que se possa matar um inocente", expressou Dom Gil Hellín, quem chamou os espanhóis a ajudarem a "todas as mães que se encontram em dificuldades e facilitemos sua maternidade com todos os meios que dispomos", para assim "parar esta seqüela do aborto que, só na Espanha, destruiu já mais pessoas que o número de habitantes das cidades de Zaragoza, Córdoba e Burgos".

Fonte: ACI

Para Simões, Globo e Natura são inimigos do Porto Sul




Para Simões, Globo e Natura são inimigos do Porto Sul e trabalham para que ele não se instale em Ilhéus. O deputado considera que dirigentes da rede Globo e da Natura são contra o complexo intermodal, que contempla a região com uma ferrovia, um aeroporto internacional, um porto off-shore e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), porque não querem que seus espaços de veraneio sejam pertubados.
“Eles vem aqui uma vez no ano e não estão preocupados com a população local. Qual o projeto de responsabilidade social que a Natura ou a Globo desenvolvem aqui na região?”
Para o deputado, os novos investimentos previstos para a cidade representam a possibilidade de um avanço na economia local e regional, com a geração de emprego e renda.
“Todos devem se unir para garantir que Ilhéus seja contemplada com este projeto. Não somos contra os ambientalistas, mas queremos unir forças pelo desenvolvimento da região”.
Geraldo Simões defendeu estes argumentos durante a caminhada em defesa da implantação do Porto Sul na cidade, que reuniu milhares de pessoas na tarde de quinta-feira.
Com blusas personalizadas, cartazes e faixas os manifestantes, formados por políticos, movimentos sindicais, estudantes e comerciantes expressaram o desejo de que o projeto seja instalado na cidade.
10 mil apoiando
Mais de 10 mil pessoas participaram da caminhada em defesa da implantação do Complexo Intermodal Porto Sul, que foi encerrada na Praça Dom Eduardo, depois de ganhar a adesão de empresários e trabalhadores das lojas do centro.
Os participantes da caminhada chamaram a atenção da população para a necessidade de garantir a execução do projeto que, de acordo com o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, vai significar um novo caminho para a economia baiana e, principalmente, regional.
“A região vai iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, trazendo geração de renda e novas perspectivas, sobretudo aos jovens. Ilhéus, dentro deste contexto, será o município a representar essa mudança e a consolidação de um dos projetos mais promissores da Bahia”.
O slogan “Porto Sul Já” foi o mais presente na ação, que reuniu 160 entidades do município e cidades circunvizinhas que serão beneficiadas com o projeto.
O vereador de Itabuna Wenceslau Júnior lembra que há 30 anos a região vem sofrendo com a quebra da lavoura cacaueira. “Não podemos perder esta oportunidade em que os governos estão se empenhando para transformar a região em pólo de desenvolvimento”.
Ele informou que a Câmara de Vereadores de Itabuna aprovou por unanimidade uma moção apoiando a instalação do Porto Sul em Ilhéus.
Os deputados estaduais Ângela Souza e Capitão Fábio, assim como o deputado federal Raymundo Veloso defenderam a união de todos os segmentos da sociedade em defesa da instalação do Porto Sul.
O Complexo Intermodal Porto Sul é um projeto desenvolvido pelos governos estadual e Federal em parceria com a iniciativa privada. Ele compreende a construção do porto, aeroporto e ferrovia, todos interligados.
Os equipamentos propostos no projeto serão instalados em uma área já delimitada, no litoral norte do município.

Fonte "Ilheus Virtual"

Cientistas desenvolvem mosquito resistente a parasita da malária

Pesquisadores da Universidade do Arizona introduziram gene nas entranhas de mosquito que impede o desenvolvimento do parasita responsável pela malária, segundo estudo divulgado no site PloS Pathogens.

Segundo os especialistas, o próximo passo é colocar mosquitos resistentes à malária no meio ambiente. "Antes disso nós precisamos garantir alguma vantagem aos mosquitos em comparação com os insetos que carregam a doença", afirma Michael Riehle, principal cientista do projeto.

Com a alteração de uma proteína, a comunicação entre as células do mosquito é alterada e a mudança afeta a vida do parasita dentro do organismo do inseto.

Os pesquisadores também conseguiram anexar um marcador fluorescente ao gene para garantir a eficácia do método dentro do corpo do mosquito.

Segundo Riehle, é a primeira vez que uma equipe consegue bloquear o desenvolvimento de parasitas da malária em agentes intermediários. "Nós testamos o mais perigoso deles, o Plasmodium falciparum", explica o professor.

As informações são da BBC News.

Fonte G1.com