quinta-feira, 4 de agosto de 2011

MPF PEDE A RESTAURAÇÃO DA CAPELA DE SANTANA

O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus propôs uma ação civil pública com pedido de liminar para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) restaure a Capela Nossa Senhora de Santana, no Rio do Engenho, em Ilhéus.
A igreja é tombada pelo IPHAN, mas está em situação precária e corre risco de desabamento. Problemas no teto, na alvenaria, pintura, nas madeiras e diversas rachaduras põe em risco mais esse patrimônio histórico de Ilhéus.

O Procurador da República, Eduardo El Hage, afirma que a permanência da situação pode gerar sérios problemas ao templo “o que seria um dano de difícil reparação do ponto de vista cultural, histórico e arquitetônico”, já que a Capela de Santana é o monumento mais antigo da cidade.
El Hage já havia encaminhado uma recomendação, em abril de 2010, ao Instituto para que realizasse a restauração da capela, mas o órgão não tomou qualquer providência, limitando-se a informar que o estado precário era de responsabilidade do proprietário do imóvel, que até agora não foi encontrado.

Fonte: Blog do Gusmão

Nenhum comentário:

Postar um comentário