terça-feira, 6 de abril de 2010

Festa de São Jorge dos Ilhéus


Padroeiro De Ilhéus e Da Diocese

Igreja Matriz de São Jorge - 14 a 23 de abril de 2010

Tema: {O que Virmos e ouvimos nós anunciamos}


NOVENARIO AS 19:00 H


1ª Noite - Quarta-Feira 14/04
Sub tema: {Que Jesus veio para realizar o ano jubilar, ano da graça e da libertação}Textos biblicos: At 5, 17-26 Lc4,14-21
Convidados: Paróquias Nossa Senhora Aparecida (Malhado) e Sagrado Coração de Jesus (Iguape) : Legião de Maria, CDL, ACI, Sindicato dos empregados do Comécio, AMBEV, Coca-Cola e Schincariol. Colégios: Nossa Senhora da Piedade, Santa ângela e Catalão. Familias: Jaime Alves, Juracy Amorim, José Herbert, Wilson Nobre e Cremilda Bastos
Animação: Coral Dom Eduardo


2ª Noite - Quinta- feira 15/04
Sub Tema: {Que Jesus o educador da nossa fé nos mostra as atitudes fundamentais para a vida cristã} Textos Biblicos At. 5,27-33 Mt. 5,1-12
Convidados: Paróquias Nossa Senhora de Guadalupe (Pacheco) e Santissima Trindade (Teotonio Vilela): Movimento Mãe Peregrina, Cursilho, MFRAC e Grupo da Missa Para os Homens. Área da Educação: Direc, secretaria Municipal de Educação, Professoures em feral, Sindicato dos professores. Faculdades: Madre Thais, UESC, IBEC, FTC (Núcleu de Ilhéus), Faculdade de Ilhéus e UNOPAR. Colégios: Ceamev e Ideal, Familias: Lima e tavares, Badaró, Dienet Costa e Marcelo Tolentino.
Animação: Grupo da Missa Para os Homens


3ª Noite - Sexta-Feira 16/04
Sub Tema: {Que Evangelizar consiste ao anúcio de Jesus Cristo, Morto e ressuscitadocom, Boa nova no reio} Textos Biblicos: At. 5,34-42 Lc 24,13-35
Convidados: Paróquias São Francisco de Assis (Nelson Costa) e Santo Antonio (Barra): Apostolado da Oração. Empresas de Turismo: Gabriela turismo, Encatur, CVC, NV, ATIL, Órbita, Visão, Secrataria de Turismo e Fundação Cultural. Colégios: Vitória, Impacto, e Status. Familias: Elvira Ocké, Lucia Oliveira, Lavigne de Lemos, Chinaglia, Chaui e Dionê Figuerêdo Daneu
Animação: Coração De Jesus


4ª Noite - Sábado 17/04
Sub-Tema: {Que a ação evangelizadora da igreja inpira-se no Bom Pastor, o primeiro e mais fiel evangelizadro} Textos Biblicos: At. 6 ,1-7 jo 10,11-16.
Convidados: Paróquias Santa Terezinha ( Av. Esperança) e Nossa Senhora da Conceição (Banco da Vitória): Comunidade Nossa Senhora de Lurdes (Outeiro de São Sebastião) Pastoral Familiar, ECC, Lions Centro, Pontal e Norte: Rotary Club de Ilhéus e Jorge Amando: Clube de Motociclitas de Ilhéus, Familias: Aldelina Reis, Gilcélia Bastos, Roque (CICON), Berta Pacheco e Soub.
Animação: Só o Amor Constrói


5ª Noite - Domingo 18/04
Sub Tema {Que na Palavra, na Eucaristia e na Comunidade Eclesial, encontramos o sustento para a contrução do reino}Textos Biblicos: Liturgia Dominical
Convidados: Paróquia São João Batista (Pontal) Pastoral da Juventude, Juventude em Geral, Cursilho de Jovens, Vinde e Vede, Escalada, EJC, Maranathá, Pastoral liturgica (Catedral e São Jorge), Familias: Do Carmo, Moreira, Barreto e Vivas.
Animação: Ministerio de Canto Ava


6ª Noite - Segunda-Feira 19/04
Sub Tema {Que o modo mais completo e perfeito de evangelizar é o testemunho da fé na vida}Textos Biblicos At. 6,8-15 e jo 13,12-17
Convidados: Seminários São Jorge dos Ilhéus, Palotinos, Jequié e Livramento. Religiosos: Ursulinas, Santa Cantarina de Sena, Franciscana, Missionárias de Nossa Senhora, Servas de Jesus sacerdote, Cáritas e Cúria Diocesana, Comunidade da Vitória, Ministros Extraordinários da Comunhão e Movimento dos Focolares.
Animação: Coral Nossa Senhora das Vitórias


7ª Noite - Terça-Feira 20/04
Sub Tema{Que devemos contruir uma sociedade onde todos e cada um, sejam respeitados em seus direitos} Textos Biblicos At.7,57-57 Lc 6,6-11
Convidados: Comunidade São Paulo Apóstolo (Princesa isabel), Comunidade Nossa Senhora De Fátima (Cidade Nova), Pastoral do Dizimo e Pia União de Santo Antonio, Fórum , OAB, Promotoria Pública, Justiça Federal, Advorcacia Geral da União, Ministério Público Estadual e Federal, Procuradoria da Fazenda nacional e defensoria Pública, Colégios: Fábio Araripe, Barão de Macaúbas e Sá Pereira. Familias: Aidil Flores, Leonel Nagib, Vital Dourado e João (Gardênia)
Animação: Grupo do Outeiro de São Sebastião


8ª Noite - Quarta-Feita 21/04
Sub Tema {Que o reino de Deus anuciado por jesus é reino da justiça e da partilha} Textos Biblicos At. 8,1-8 Lc 9,10-17
Convidados: Paróquia Santa Rita de Cássia (Conquista), grupo Nossa Senhora das Graças e Abrigo São Vicente. Área da Saúde: 6ª Dires, Secretaria Municipal de Saúde, Hospitais de Ilhéus, Regional, São José, Bartolomeu s São Jorge, Cocil. Colégios: Luiz Eduardo Magalhães, Fênix, e Pe. Luiz Palmeira, Familias: Moteiro Carvalho, Lidia Bichara, e Lourice Chalhoub.
Animação: Ava e Celebrai


9ª Noite - Quinta-Feira 22/04
Sub Tema {Para que todos os povos n`ele tenham vida }Textos BiblicosAt. 8,26-40 e jo 10,7-10
Convidados: Paróquia Nossa Senhora da Escada (Olivença), Quase Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Pastoral Catequética: Batismo, Eucaristia, e Crisma, Prefeitura Municipal e Câmerade Vereadores, Forças Amardas, Exécito, Marinha, Aeronátiva, Bombeiros, Policia Federal, Policia Militar, Poicia Civil, Guarda Municipal, Empresas de Seguranças, 13ª Cirtram, taxistas, Motoboyes, Motoqueiros, e Todos so Hoemens Com o Nome Jorge, Colégios: Da Policia Militar, Moisés bohanae horizontina Familias: Dalla Farias, Judite Matos, Maria Valdelice Santos Oliveiras e Nair Paturi
Animação: Coral Nossa Senhora das Vitórias


DIA DA FESTA 23/04


00:00 h - Alvorada

07:00 h - Missa das Inteções

ANIMAÇÃO: Coral Dom Eduardo

09:30 h - Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano, Dom
Mauro Montagnoli e concelebrada por todos os padres da Diocese

ANIMAÇÃO: Só o Amor Contrói

16:30 h Caminhada de fé,
Encerramento com a benção do Santissimo Sacramento.





domingo, 4 de abril de 2010

Papado, princípio e fundamento da unidade da Igreja


O Papado é a grande referência visível da Igreja de Cristo. Sua origem é divina e decorre da vontade de Jesus, tal como se expressou no testemunho da Escritura (cf. Mt 16,16-19; Lc 22, 31s.; Jo 21,15-17) e da Tradição desde os primórdios da existência cristã. Ao longo da história da Igreja, o primado efetivo do Bispo de Roma, Sucessor do Apóstolo Pedro, foi conhecendo ocasiões para se manifestar como o “perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade quer dos Bispos quer da multidão dos fiéis” (Concílio Vaticano II, Lumen gentium, 23).
Como princípio e fundamento da unidade da Igreja, o Papado é, em última análise, o antídoto, deixado por Jesus, contra a divisão dos fiéis, divisão que, por causa do pecado, sempre está a ameaçar a Igreja, sem, contudo, jamais conseguir destruir a unidade com que Cristo dotou a sua Esposa. O protestantismo, por carecer de um ponto de referência visível, tem como destino dividir-se e subdividir-se ao infinito. O “livre exame” da Escritura, um dos pilares do protestantismo, permite que cada grupo de crentes ou cada crente em particular tire suas próprias conclusões do texto sagrado, conclusões nem sempre em harmonia com a interpretação de outros grupos ou outros crentes. Vê-se, assim, como se faz necessária uma autoridade divinamente assistida para, em caso de controvérsias na interpretação das fontes da fé, propor a legítima doutrina de Cristo. A comunhão com o Papa é, pois, em última análise, a garantia de que a mensagem de Jesus mantém ainda hoje todo o seu frescor e originalidade para nós. Jesus não deixou ao vento a sua doutrina, mas a confiou à sua Igreja, que tem a Pedro como chefe visível e referência fundamental.
Abaixo, elencamos alguns testemunhos da Tradição a respeito do primado da Igreja de Roma sobre toda a Igreja:
a) Diante da controvérsia sobre a data da Páscoa entre ocidentais e orientais, o Bispo São Policarpo foi a Roma defender a causa dos orientais junto ao Papa Aniceto em 154. Foi o Papa São Vítor (189-198) quem, finalmente, depois de sérias controvérsias, exigiu que os fiéis da Ásia Menor observassem o calendário pascal da Igreja romana, cuja tradição remontava aos Apóstolos Pedro e Paulo.
b) Santo Ireneu (+202) afirmou a proeminência da Igreja de Roma nestes termos: “Com tal Igreja, por causa de sua peculiar preeminência, deve estar de acordo toda a Igreja, porque nela foi conservado o que a partir dos Apóstolos é tradição” (Adv. Haer. III,2).
c) Significativa é a fé dos Bispos Máximo e Urbano, professada por ocasião do seu retorno à comunhão com o Papa São Cornélio em 251, depois de renunciarem ao cisma de Novaciano: “Sabemos que Cornélio é Bispo da Santíssima Igreja Católica, escolhido por Deus todo-poderoso e por Cristo Nosso Senhor. Confessamos o nosso erro… Todavia nosso coração sempre esteve na Igreja; não ignoramos que há um só Deus e Senhor todo-poderoso, também sabemos que Cristo é o Senhor…; há um só Espírito Santo; por isso deve haver um só Bispo à frente da Igreja Católica (Denzinger-Schönmetzer Enquiridion 108 [44]).
d) O Papa Santo Estêvão I (254-257) recorreu a Mt 16, 16-19 para manifestar a autoridade do Sucessor de Pedro contra o ensinamento dos teólogos do norte da África, que afirmavam a necessidade de batizar de novo aqueles que haviam recebido o Batismo dos hereges. O Papa explicou-lhes que não se deve repetir o Batismo uma vez ministrado por hereges, porque não são os homens que batizam, mas é Cristo quem batiza.
e) O recurso a Mt 16, 16-19 tornou-se frequente no século IV. No início do século V, o Papa Inocêncio I interveio na controvérsia pelagiana, após o que Santo Agostinho assim se expressou num de seus sermões: “Agora que vieram as disposições da Sé Apostólica, o litígio está terminado (causa finita est)” (serm. 130,107).
f) No Concílio de Calcedônia (451), lida a carta do Papa São Leão Magno, os Padres exclamaram: “Esta é a fé dos Pais, esta é a fé dos Apóstolos; Pedro falou pela boca de Leão”.
g) O Papa Gelásio I, em 493 e 495, declarou que a Sé de Pedro tinha o direito de julgar as demais sedes episcopais, ao passo que ela mesma não podia ser julgada por nenhuma. Esse princípio entrou para o Direito através de sua formulação no Sínodo de Palmar (501): Prima Sedes a nemine judicatur – “A Sé Apostólica não pode ser julgada por ninguém”

Fonte: Blog do Padre Elílio

sexta-feira, 26 de março de 2010

Progamação da Semana Santa Na Paróquia São Jorge


Domingo De Ramos
Benção dos Ramos
as 07:30 h Na porta da Igreja São Jorge
As 07:45 h Procissão para a Catedral
onde teremos a missa de abertura da semana santa

Segunda-Feira Santa
As 19:00 h Via Sacra
No Carneiro da Rocha

Terça-Feira Santa
As 18:00 h Missa dos Santos Óleos
Na Igreja Santa Rita de Cássia (Conquista)

Quarta-Feira Santa
As 19:00 h Procissão do Encontro
Mulheres Sairam da Igreja São Jorge
Homes Sairam da Catedral
O Encontro acontecerá na praça da prefeitura

Quinta-Feira Santa
As 19:00 h Missa da Santa Ceia do Senhor
Com A Celebração do lava-Pés

ADORAÇÃO AO SANTISSIMO
1ª MOMENTO MULHES EM GERAL DAS 21:00 H AS 22:00 H
2ª MOMENTO HOMENS E JOVENS EM GERAL DAS 22:00 H AS 23:00 H

Sexta-Feira Santa

OBS: A PARTI DAS 08:00 H TEREMOS ADORAÇÃO POR GRUPOS AO SANTISSIMO

As 17:00 h Celebração da Paixão e cristo
logo em seguida teremos a procissão Luminoza

Sabádo Santo
As 20:00 h Virgilha Páscal
Benção do fogo no pátio da igreja são jorge
logo em seguida teremos a procissão para a catedral.

Domingo Páscoa da Ressurreição
As 08:00 h Missa Da Páscoa Na Catedral
As 17:00 h Missa Da Páscoa São Jorge
As 19:00 h Missa Da Páscoa Com a Juventude Na Catedral

FELIZ PÁSCOA A TODOS





sábado, 23 de janeiro de 2010


Horarios de Missa na Paróquia São jorge


Terça as 18:00 H
Missa de Santo Antonio
Na Catedral

Quarta as 12:00 H
Missa Da Miséricordia
Na Igreja Da Vitória

Quarta as 17:00 H
Missa Comunitaria
Na Igreja São jorge


Quinta as 12:00 H
Missa Da Miséricordia
Na Catedral

Quinta as 19:30 H
Missa Dos Homens
Na Igreja da Vitória

Sexta as 17:00 H
Missa Do Sagrado Coração De Jesus
Na Igreja São Jorge

Sabado As 17:00 H
Missa Dominical
Na Igreja da Vitória


Sabado As 18:30 H
Missa Dominical
Na Igreja Nossa Senhora De lurdes {outeiro}

Sabado as 19:00 H
Missa Dominical
Na Igreja São Jorge

Domingo As 07:00 H
Missa Dominical
Na Piedade

Domingo As 07:00 H
Missa Dominical
Na Capela do Hospital São José

Domingo as 08:00 H
Missa Dominical
Na Catedral

Domingo As 17:00 H
Missa Dominical
Na Igreja São Jorge


Domingo As 19:00 H
Missa Dominical com a Juventude
Na Catedral

Domingo sem missa semana sem graça viva na graça participando da missa em sua comunidade

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

CONVERSÃO - SEGUNDO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA (Breve resumo)

C.75.7 Conversão do coração e Profetas

§2581 O Templo devia ser para o povo de Deus o lugar de sua educação à oração: as peregrinações, as festas, os sacrifícios, a oferenda da tarde, o incenso, os pães da "proposição", todos esses sinais da Santidade e da Glória de Deus, Altíssimo e tão próximo, eram apelos e caminhos da oração. Mas o ritualismo. arrastava muitas vezes o povo para um culto por demais exterior. Faltava a educação da fé, a conversão do coração. Foi a missão dos profetas, antes e depois do Exílio.

§2582 Elias é o pai dos profetas, "da geração dos que procuram Deus, dos que buscam sua face". Seu nome, "O Senhor é me Deus", anuncia o clamor do povo em resposta à sua oração no monte Carmelo. S. Tiago nos remete a Elias para nos incitar à oração: "A oração fervorosa do justo tem grande poder".

§2583 Depois de ter aprendido a misericórdia em seu retiro á margem da torrente do Carit, ensina à viúva de Sarepta a fé na palavra de Deus, fé que ele confirma por sua oração insistente: Deus devolve à vida o filho da viúva.

Por ocasião do sacrifício no monte Carmelo, prova decisiva para a fé do povo de Deus, foi por sua súplica que o fogo do Senhor consumiu o holocausto, "na hora em que se apresenta a oferenda da tarde": "Responde-me, Senhor, responde-me!", são as mesmas palavras de Elias que as Liturgias orientais repetem na Epiclese eucarística.

Por fim, retomando o caminho do deserto para o lugar em que o Deus vivo e verdadeiro se revelou a seu povo, Elias se escondeu, como Moisés, "na fenda do rochedo", até que "passasse" a Presença misteriosa de Deus. Mas somente na montanha da Transfiguração se revelará Aquele cuja Face buscam; o conhecimento da Glória de Deus está na face Cristo crucificado e ressuscitado.

§2584 No "face a face" com Deus, os profetas haurem luz e força para sua missão. Sua oração não é uma fuga do mundo infiel, mas uma escuta da Palavra de Deus, às vezes um debate ou uma queixa, sempre uma intercessão que aguarda e prepara a intervenção do Deus salvador, Senhor da história.

§2595 Os profetas chamam à conversão do coração e, buscando ardentemente a face de Deus, como Elias, intercedem pelo povo.

C.75.9 Conversão interior necessária para as mudanças sociais

§1886 A sociedade é indispensável à realização da vocação humana. Para alcançar este objetivo, é necessário que seja respeitada a justa hierarquia dos valores que "subordina as necessidades materiais e instintivas às interiores e espirituais.

A convivência humana deve ser considerada como realidade eminentemente espiritual, intercomunicação de conhecimentos à luz da verdade, exercício de direitos e cumprimentos de deveres, incentivo e apelo aos bens morais, gozo comum do belo em todas as suas legítimas expressões, disponibilidade permanente para comunicar a outrem o melhor de si mesmo e aspiração comum a um constante enriquecimento espiritual. Tais são os valores que devem animar e orientar a atividade cultural, a vida econômica, a organização social, os movimentos e os regimes políticos, a legislação e todas as outras expressões da vida social em contínua evolução.

§1887 A inversão dos meios e dos fins, que acaba por conferir valor de fim último àquilo que não passa de meio para segui-lo, ou por considerar as pessoas como meros meios em vista de um fim, produz estruturas injustas, que "tornam árdua e praticamente impossível uma conduta cristã conforme mandamentos do Divino Legislador"

§1888 E preciso, então, apelar às capacidades espirituais e morais da pessoa e à exigência permanente de sua conversão interior, a fim de obter mudanças sociais que estejam realmente a seu serviço. A prioridade reconhecida à conversão do coração não elimina absolutamente, antes impõe, a obrigação de trazer instituições e às condições de vida, quando estas provocam o pecado, o saneamento conveniente, para que sejam conformes às normas da justiça e favoreçam o bem, em vez de pôr-lhe obstáculos.

§1889 Sem o auxílio da graça, os homens seriam incapazes de "discernir a senda freqüentemente estreita entre a covardia que cede ao mal e a violência que, na ilusão de o estar combatendo, ainda o agrava mais". É o caminho da caridade, quer dizer, do amor a Deus e ao próximo. A caridade representa o maior mandamento social. Respeita o outro e seus direitos. Exige a prática da justiça, e só ela nos torna capazes de praticá-la. Inspira uma vida de autodoação: "Quem procurar ganhar sua vida vai perdê-la, e quem a perder vai conservá-la" (Lc 17,33).

C.75.10 Conversão dom do Espírito Santo

§1098 A assembléia deve se preparar para se encontrar com seu Senhor, deve ser "um povo bem-disposto". Essa preparação dos corações é obra comum do Espírito Santo e da assembléia, em particular de seus ministros. A graça do Espírito Santo procura despertar a fé, a conversão do coração e a adesão à vontade do Pai. Essas disposições constituem pressupostos para receber as outras graças oferecidas na própria celebração e para os frutos de vida nova que ela está destinada a produzir posteriormente.

§1433 Depois da Páscoa, o Espírito Santo "estabelecer a culpabilidade do mundo a respeito do pecado", a saber, que o mundo não acreditou naquele que o Pai enviou. Mas esse mesmo Espírito, que revela o pecado, é o Consolador que dá ao coração do homem a graça do arrependimento e da conversão.

C.75.12 Dinamismo da conversão e da Penitência

§1439 O dinamismo da conversão e da penitência foi maravilhosamente descrito por Jesus na parábola do "filho pródigo", cujo centro é "O pai misericordioso": o fascínio de uma liberdade ilusória, o abandono da casa paterna; a extrema miséria em que se encontra o filho depois de esbanjar sua fortuna; a profunda humilhação de ver-se obrigado a cuidar dos porcos e, pior ainda, de querer matar a fome com a sua ração; a reflexão sobre os bens perdidos; o arrependimento e a decisão de declarar-se culpado diante do pai; o caminho de volta; o generoso acolhimento da parte do pai; a alegria do pai: tudo isso são traços específicos do processo de conversão. A bela túnica, o anel e o banquete da festa são símbolos desta nova vida, pura, digna, cheia de alegria, que é a vida do homem que volta a Deus e ao seio de sua família, que é a Igreja. Só o coração de Cristo que conhece as profundezas do amor do Pai pôde revelar-nos o abismo de sua misericórdia de uma maneira tão simples e tão bela.

Pesquisa realizada no Site:

http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/c/conversao.html

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PARA QUE O ESPÍRITO SANTO NOS CONCEDA SEUS DONS PEDIMOS

Vem, Espírito de Deus,
enche os nossos corações com tua graça.
És o sopro de Deus
que dá vida ao que está morto,
que dá vida ao nosso ser
e que nos tira do túmulo da preguiça e
do comodismo.
És fogo que queima o que está errado em nós,
que aquece nosso coração para amar,
que ilumina nossa mente para entender.
Faze-nos conhecer Jesus Cristo
que veio revelar o amor do Pai.
Faze-nos conhecer o pai e sua bondade infinita.
Faze-nos tuas testemunhas,
instrumentos nas tuas mãos
para que os corações dos homens se transformem
e assim a terra se renove.
Para que reine a justiça e a paz,
a solidariedade e o amor.
Para que o Reino de Deus se estenda cada dia mais Amém.

Ir. Marlene Bertoldi

OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

Na convivência com as pessoas, percebemos que cada uma possui qualidades, dons próprios, característicos, e que, somando tudo, resulta uma riqueza imensa.

É o próprio Espírito de Deus que distribui a cada um(a) os seus dons, segundo seu consentimento: nem todos têm de fazer tudo, mas um(a) precisa fazer a sua parte. Os dons são tão diversos como são as pessoas.

Nos caminhos e descaminhos da vida, cada pessoa vai descobrindo suas possibilidades e capacidades pessoais. É preciso que cada um saiba ousar, mesmo encontrando dificuldades. Importa ter coragem, fincar o pé e buscar sempre. A busca pertence a cada pessoa e faz da história de fé para com Deus.

TODOS OS DONS SÃO PRESENTES DE DEUS

Quando nos referimos ao Espírito Santo sempre tomamos como referência os sete dons: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus.

Eles são inspirados no texto do profeta Isaías (11, 2-3). O Novo Testamento assume esta profecia na pessoa de Jesus Cristo, o Messias prometido. Ele seria possuído pelo Espírito de Deus e a partir de sua força, praticará um reinado alicerçado na justiça e na paz, conforme os dons recebidos.

O número sete no contexto bíblico. Significa universidade, totalidade, perfeição. Os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons.

São Paulo, em Gálatas 5, 22-23, fala nos "frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, mansidão e domínio de si". Estes frutos provêm de um projeto de vida que todo cristão é chamado a perfazer. Isto não significa que os teremos de uma hora para outra.Mas, a vida do cristão é um constante converter-se ao crescimento da fé, e um comprometimento para gerar estes frutos na convivência do dia-a-dia.

Podemos dizer que os "dons são qualidades dadas por Deus que capacitam o ser humano para seguir com gosto e facilidade os impulsos divinos, para tomar a decisão acertada em situações obscuras e para reprimir as forças do orgulho, do egoísmo e da preguiça, que se opõem à graça de Deus".

OS SETE DONS E SEU SIGNIFICADO

Vivemos um tempo de grande riqueza em nossa Igreja. Quantos jovens e adultos fazem as comunidades, as famílias saírem de sua passividade e acomodação para tomarem seus membros sujeitos da própria historia através da partilha de seus dons.

Estes dons se transformam em fraternidade, solidariedade, justiça. Através de uma vivência comunitária nos grupos de reflexão, grupos de oração, estudo bíblico ... criam-se práticas sociais e maior consciência de cidadania.

Os sete dons: Sabedoria, inteligência, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada cristão. Mas, também, capacitam para superar o perigo da indiferença e do medo, para amar a Deus como Pai. Estes dons, ainda, empenham os cristãos na luta por um mundo mais justo e humano e para perseverar na fé e na esperança, mesmo em meio aos desafios e dificuldades.

Eles resumem toda a ação do Espírito Santo nas pessoas.

Os dons doados pelo Espírito de Deus não tornam as pessoas passivas, inertes, acomodadas. Mas, pelo contrário, o cristão que toma consciência de que está imbuído por seus dons, transforma sua vivência.Um cristão crismado que não ajuda a transformar, a mudar a sociedade em que vive, certamente engavetou seus dons.

VAMOS ENTERDER MELHOR ESTES DONS

A) Sabedoria. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.

B) Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja. Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...

C) Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.

D) Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...

E) Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.

F) Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.

G) Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.

Encontrado no SITE:
http://www.pime.org.br/catequese/cateqmjdinsete.htm