segunda-feira, 13 de abril de 2009

O Projeto de Deus e o Compromisso do Crisma

O Projeto de Deus para toda a Criação e para o ser humano é voltado para o Bem, e concretiza-se no Amor Pleno e na Felicidade Verdadeira.
Desde o início, contudo, esse Projeto de Deus, Seu sonho desde toda a eternidade, tem sido atrapalhado pelo Pecado.
Chamamos “Pecado” a tudo aquilo que nos afasta de uma maior intimidade com Deus e rompe a nossa relação de amor com o outro, com Deus e com nós mesmos. É por causa do Pecado que não somos completamente felizes, e é por ele que existem a dor, a morte, e o mal na nossa realidade.
Se ficasse por si só, o ser humano iria somente se afundar cada vez mais no lodo sem fim do Pecado, e só iria sofrer e se auto-destruir mais e mais, arrasando junto tudo o que conhece. Mas Deus não abandona o ser humano que criou para si e que adotou com amor maternal, e oferece ao ser humano Sua Misericórdia divina, infinita e eterna, capaz até mesmo de curar nossa doença incurável, pagar nossa dívida impagável, libertar-nos de nossa prisão inescapável e mesmo derrotar o nosso inimigo invencível: o pecado, a morte, o mal.
Para realmente experienciarmos a Misericórdia inigualável de Deus, em nossa vida e em nossa história, entretanto, precisamos usar de Misericórdia com o nosso próximo, perdoá-lo, imediatamente e sempre, de qualquer mal que nos tenha feito; não abrir mão do valor central da vida, que consiste em reconhecer a dignidade da pessoa do outro; respeitá-lo, tolerá-lo, buscar sempre mais ajudá-lo e servi-lo, mesmo com o nosso sacrifício, e buscar sempre mais viver em comunhão com Deus.
Como modelo para nós, nesta difícil jornada e missão, Deus nos envia o Seu bem-amado Filho, Jesus Cristo, que estava com Ele no princípio e vem da parte do Pai todo-poderoso se fazer gente, para nos ensinar a também sermos gente – gente como Deus quer, vivendo a vida como Filhos e Filhas de Deus, agindo como sinais de Amor, Esperança e Fé, aonde quer que vivamos e estejamos.
Jesus, mais que nos perdoar de nossos pecados, vem nos ensinar o Perdão; mais que ser misericordioso conosco, vem nos ensinar a sermos misericordiosos com o outro, para que possamos eficazmente viver o Projeto de Deus para nós, em nossa vida e nossa história, e para toda a Criação, e assim participarmos da Felicidade Verdadeira, do Amor Pleno e da Santidade do Pai, por meio do Espírito Santo, com Jesus.
Assim, Jesus é, Ele próprio, a Boa Notícia plena, o Evangelho de Deus por nós e conosco, a nossa Salvação, já nesta vida e também na Vida Eterna que virá, e a última e derradeira Aliança de Deus com a humanidade, conclusão de todas as tentativas anteriores, de Deus firmar uma Aliança duradoura com os seres humanos, ao longo de nossa história, como nos revelam as Sagradas Escrituras, mostrando-nos as figuras de Adão e Eva, Noé, Abraão, Isaac e Jacó, Moisés e Davi, entre tantos outros Patriarcas, Profetas e Reis.
E nós, discípulos de Jesus, com a confiança de que o Cristo Jesus ressuscitou dos mortos e ascendeu de volta ao Pai, para nos abrir uma nova e definitiva dimensão de esperança, na eternidade, podemos viver o Projeto de vida que o Pai quer para nós e que Jesus Cristo nos revelou plenamente, com o auxílio e amparo do Espírito Santo de Deus. Podemos, assim, viver a Aliança definitiva de Deus com a humanidade, colaborando continuamente para a construção do Reino de Deus, testemunhando o Evangelho de Jesus Cristo em nossa vida diária, para edificarmos uma realidade de Paz e Justiça, plena de Amor de Deus.
Assumir um compromisso com essa proposta é o que significa receber o Sacramento do Crisma para aquele que entende e vive, verdadeiramente, sua condição de Pedra Viva da Igreja-Corpo de Cristo Jesus.
Por isso o Crisma é o Sacramento do início de nossa maturidade da fé, de uma experiência mais íntima e conhecimento mais profundo do próprio Cristo Jesus, e do crescimento da ação e Graça do Espírito Santo em nós, conosco e através de nós. O momento em que somos ungidos em nossas frontes com o óleo santo, não é a consumação do Crisma, portanto, mas o seu mero começar, é o despertar para uma realidade de compromisso e de perseverança em seguir os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo.Que nós possamos lembrar sempre do propósito que nos guia nesse caminhar, e não esqueçamos jamais que “Jesus Cristo é conosco, e Ele é caminho, verdade e vida, o Shalom do Pai para nós, o Príncipe da Paz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário