sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

História Da Banda Anjos De Resgate


Inovação e qualidade. Essas duas palavras resumem bem o trabalho e a história de um dos maiores fenômenos da música católica no Brasil: a banda Anjos de Resgate.

Realizando mais de 100 shows por ano, percorrendo todo o Brasil e lotando os recintos onde se apresenta, a banda Anjos de Resgate tem 6 CDs e 2 DVDs gravados, já vendeu quase um milhão de cópias e conquistou 5 discos de ouro, 2 discos de platina e o primeiro DVD de ouro da história da música católica.

Apesar de todo esse sucesso comercial, o objetivo de Eraldo Mattos, Marcelo Duarte, Maikon Máximo, Demian Tiguez e Francis Botene vai mais além: fazer da música um instrumento de conversão para muitos corações, ser sinal de vida em um mundo marcado por uma cultura de morte.

Em 2000, Dalvimar Gallo e Marcos Pavan entraram em contato com a gravadora Codimuc para lançar um CD. A idéia inicial era de uma dupla sertaneja, porém não condizia com o estilo musical do projeto. Na época, Eraldo Mattos sugeriu que os artistas se chamassem Anjos de Resgate, que na opinião dele era um nome fortíssimo e que era tema de uma das músicas do repertório. A idéia foi acolhida pela dupla. Também por sugestão de Eraldo, foram incluídas no projeto original as faixas Amigos pela fé, Glórias ao Rei Jesus e Chamando Deus de Pai, e as participações especiais do Mons. Jonas Abib e do cantor Dunga.

Logo no primeiro disco, Deus está no Ar, várias faixas se tornaram sucessos. Entre elas, Anjos de Resgate (Manda teu anjos), que também foi gravada pelo Pe. Marcelo Rossi, e Amigos pela fé. Canções que ainda hoje fazem parte do repertório de ministérios de música que tocam em missas, grupos de oração, encontros de jovens e retiros em todo o Brasil. Deus está no Ar atingiu marca de 125 mil cópias vendidas, conquistando o disco de Platina.

Após o lançamento do CD, surgiu a necessidade de formar um grupo para executar as músicas ao vivo. Vendo que Marcos Pavan não teria condições de abandonar sua carreira profissional para se dedicar exclusivamente à música católica, Dalvimar conversou com ele e resolveu montar o que se tornou a banda Anjos de Resgate. Para isso, convidou Marcelo Duarte, seu amigo de gravações, para os teclados, Eraldo Mattos para o baixo e Alexandre Guidini (Xandão) na bateria. Em 2002, o grupo lançou o CD Luz das Nações, que alavancou ainda mais o sucesso da banda com as canções Estou Aqui, Mais que Amigos, Tua Família e Tenha Sede de Deus. O disco também ultrapassou a marca de 125 mil cópias vendidas, sendo premiado com o Disco de Platina.

O terceiro Cd da banda, Um Só Coração, veio em 2003 e emplacou os sucessos Majestosa Eucaristia, O céu está rezando por ti e Maria e o Anjo, que teve participação especial de Celina Borges. O disco atingiu a marca de 50 mil cópias e conquistou o Disco de Ouro.

Em 2005, a banda celebrou a sua história com a gravação de um Cd e DVD ao vivo, num grande espetáculo realizado na casa de shows Olimpo, no Rio de Janeiro-RJ. Com versões dos grandes sucessos da banda, Mais que Amigos – Ao Vivo conquistou um Disco de Ouro e o primeiro DVD de Ouro da história da música católica. A música tema do álbum faz parte da trilha sonora do filme Maria, mãe do Filho de Deus, com Giovanna Antonelli e Luigi Baricelli, produzido pelo Padre Marcelo Rossi. Nesse mesmo ano, com a agenda de shows crescendo muito, o baterista Xandão deixou o grupo por não poder cumprir os compromissos da banda, devido às exigências da sua profissão.

Em 2006, com o lançamento do quinto CD da banda, o grupo voltou a inovar no cenário da música católica. Seja Luz foi lançado com uma tiragem de 50 mil cópias vendidas. A primeira vez que um disco de música católica foi lançado já com Disco de Ouro. O disco emplacou vários sucessos, que têm sido cantados em todo o Brasil. Entre eles, Oceano de Misericórdia, A Cruz Sagrada, que tem participação de Ricardo Sá (Canção Nova), Por Amor, com participação do Pe. Roberto Lettieri (Toca de Assis), Pão dos Anjos, Sou teu Anjo e O Primeiro Olhar, que tem participação de Ziza Fernandes. Nesse mesmo ano, o baterista Maikon Máximo passou a acompanhar a banda nos shows.

Numa realidade totalmente inédita de convivência, os membros do grupo experimentam a partilha de vida no dia-a-dia e vivem a alegria de servir a Deus, apoiados na certeza de que a decisão é deles, mas a obra é do Senhor. Dessa vivência, eles tiram a força e o direcionamento espiritual que norteiam os trabalhos da banda e da equipe que a acompanha. “Ser Anjos de Resgate é realmente uma missão: resgatar almas para o Reino de Deus, para juntos podermos louvar Nosso Senhor, Deus todo poderoso e fiel”, diz Marcelo Duarte.

Em junho de 2008, após uma série de ausências em shows por problemas de saúde, o vocalista Dalvimar Gallo deixou o grupo e anunciou carreira solo. Pego de surpresa com a rápida decisão do cantor, o grupo se viu num momento de buscar radicalmente a vontade de Deus para a caminhada da banda. “Buscamos incessantemente a direção do Senhor, partilhamos experiências de formação e o Espírito Santo finalmente soprou sobre nós, fazendo uma “revolução” altamente benéfica para a nossa missão”, afirma Eraldo Mattos.

Marcelo Duarte deixou os teclados e assumiu a voz principal, passando a tocar violão e guitarra. Dois novos integrantes entraram na banda: o tecladista Francis Botene e o guitarrista Demian Tiguez. De acordo com Eraldo Mattos, com as mudanças o grupo ganhou força maior no vocais, que agora são feitos por todos os membros durante os shows.

Já com a nova formação, em 2009 o grupo lançou seu segundo DVD. Reunindo grandes sucessos da banda e duas faixas inéditas, o álbum Anjos de Resgate – Ao vivo em Brasília marca uma nova fase. A banda assumiu uma nova dinâmica de palco em que todos cantam e se revezam em diversos instrumentos.

A formação atual do Anjos de Resgate é Marcelo Duarte (voz, violão e guitarra base), Eraldo Mattos (baixo), Demian Tiguez (guitarra solo), Francis Botene (teclados, sax, gaita) e Maikon Máximo (bateria).

Mas o Anjos de Resgate não se resume apenas aos músicos. A banda também é formada por uma equipe de bastidores: Ney Nogueira (produtor), Adriano Calabrez (Técnico de Som – Palco), Haroldo Motta (Técnico de Som – P.A.) e Abdias Júnior (Iluminador).

Um comentário:

  1. não conheço esse novo grupo, acompanhei muito o grupo antigo, antiga formaão, mas DEUS abençoe cada vez mais esse grupo.

    ResponderExcluir