sábado, 29 de janeiro de 2011

Papa, contente pelo diálogo com Antigas Igrejas Orientais


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 28 de janeiro de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI expressou sua satisfação pelos resultados alcançados pela Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e as Antigas Igrejas Orientais.

Ele recebeu em audiência, na Sala do Consistório do Palácio Apostólico Vaticano, os participantes da reunião da Comissão, a quem acolheu com "grande alegria", dizendo que estava "muito grato" pelo trabalho realizado pelo organismo, começado em janeiro de 2003, em uma iniciativa compartilhada pelas autoridades eclesiais da família das Antigas Igrejas Orientais e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

O resultado da primeira fase do diálogo, entre os anos de 2003 a 2009, foi o projeto comum intitulado "Natureza, constituição e missão da Igreja". O documento mostra "aspectos de princípios eclesiológicos fundamentais que compartilhamos e que identificaram questões que exigiam uma reflexão mais aprofundada em fases posteriores do diálogo".

"Nós só podemos estar agradecidos, porque, depois de quase 15 séculos de separação, ainda encontramos coisas em comum sobre a natureza sacramental da Igreja, sobre a sucessão apostólica no serviço sacerdotal e sobre a necessidade urgente de dar testemunho do Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo no mundo", reconheceu o Papa.

"Na segunda fase, a Comissão refletiu a partir de uma perspectiva histórica sobre as formas em que as Igrejas manifestaram sua comunhão ao longo dos séculos."

Durante o encontro desta semana se está "aprofundando no estudo da comunhão e da comunicação existentes entre as igrejas até meados do século V da era cristã, bem como no papel do monaquismo na vida da Igreja primitiva".

"Temos que confiar em que as vossas reflexões teológicas conduzirão nossas igrejas não só a um entendimento mútuo mais profundo, mas também a continuar nosso caminho rumo à comunhão plena, à qual somos chamados por vontade de Cristo", disse o Papa aos presentes.

Bento XVI sublinhou que muitos dos participantes vêm de "lugares onde os cristãos enfrentam, individualmente ou em comunidade, desafios e as dificuldades que são a causa da nossa profunda preocupação".

"Todos os cristãos devem trabalhar em conjunto, na aceitação e confiança mútuas, para servir à causa da paz e da justiça", afirmou o Santo Padre.

O Papa concluiu seu discurso com a esperança de que "a intercessão e o exemplo dos muitos mártires e santos que deram um corajoso testemunho de Cristo em todas as nossas Igrejas (...) sustentem (...) e deem forças" aos participantes da reunião da Comissão e às suas comunidades cristãs, invocando sobre todos os presentes, "com sentimentos de carinho fraterno", "a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário