sábado, 14 de maio de 2011

250 mil peregrinos em Fátima honram João Paulo II

O arcebispo de Boston, Sean O’Malley, disse acreditar que “Nossa Senhora de Fátima interveio no dia 13 de maio de 1981", para salvar João Paulo II do atentado na Praça de São Pedro.

“A sua vida foi poupada de modo que ele pudesse ser instrumento de Deus para derrubar a Cortina de Ferro e acabasse a opressão política do comunismo no mundo”, disse o cardeal Sean O’Malley aos mais de 250 mil peregrinos reunidos na peregrinação internacional aniversária que hoje se conclui no Santuário de Fátima, segundo informa ‘Agência Ecclesia’.

O presidente da celebração lembrou a “alegria” que a “família católica viveu com a beatificação de João Paulo II”, juntando “dois milhões de pessoas numa extraordinária demonstração de fé e amor”, na Praça de São Pedro, no Vaticano, no passado dia 1º de maio.

“Maria também ajudou o beato João Paulo II a perseverar na oração” e a guiar o “povo de Deus, numa caminhada missionária”, disse o prelado, na homilia proferida em português.

Numa referência ao Evangelho, o cardeal indicou que nos dias de hoje o mundo afasta as pessoas de Deus, impede-as de se aproximarem: “A pressão do grupo, a opinião pública, a cultura materialista da morte que nos envolvem, afasta muitas vezes as pessoas de Deus”.

O arcebispo de Boston afirmou que, no entanto, tal como “a comunidade aproxima as pessoas de Deus, ajudando a ultrapassar os obstáculos que se interpõem”, também “nós, aqui, reunidos em Fátima, somos chamados a ser essa comunidade indo ao encontro dos outros”.

Após a celebração eucarística desta sexta-feira, na esplanada do santuário, os peregrinos assistiriam ao filme «Todo Teu, todo nosso – João Paulo II, peregrino e apóstolo de Fátima». Em três ecrãs gigantes instalados no santuário projetam-se imagens de João Paulo II colhidas durante as suas três visitas a Fátima – 1982, 1991 e 2000.

Fotos e documentos relacionados com o papa polaco ou com os acontecimentos de Fátima também seriam projetados num documentário que termina com João Paulo II em oração na Capelinha das Aparições.

A peregrinação aniversária deste 13 de maio ao Santuário de Fátima foi – por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa – uma ação de graças pela beatificação de João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário