terça-feira, 24 de maio de 2011

Papa convida a trabalhar por uma coesão profunda da Europa

“Os europeus estão chamados a empenhar-se em criar as condições para uma coesão profunda e uma colaboração efetiva entre os povos”, destacou Bento XVI.

Esta foi sua reflexão no discurso que dirigiu à presidente do parlamento da Bulgária, Tsetska Tsacheva, a quem recebeu hoje no Vaticano, junto a uma delegação católico-ortodoxa procedente desse país, por ocasião da festa dos Santos Cirilo e Metódio.

O Papa destacou a importância de que “a Europa cresça também na dimensão espiritual, seguindo os passos da sua melhor história”.

“Para construir a nova Europa sobre bases sólidas, não basta apelar somente aos interesses econômicos, mas é necessário partir dos valores autênticos, que têm seu fundamento na lei moral universal, inscrita no coração de cada homem”, declarou.

Considerou que “a unidade do continente, que está progressivamente amadurecendo nas consciências e está se definindo também no aspecto político, representa uma perspectiva de grande esperança”.

E destacou que os santos Cirilo e Metódio recordam à Europa “que sua unidade será mais firme na medida em que se basear nas raízes cristãs comuns”.

“De fato, na complexa história da Europa, o cristianismo representa um elemento central e determinante”, acrescentou.

Aos membros da delegação da Bulgária que se encontram em Roma, O Papa desejou que a herança dos santos irmãos Cirilo e Metódio “alimente sempre em cada um de vós o desejo de valorizar o patrimônio espiritual das vossas terras e, ao mesmo tempo, o da abertura e da comunhão no respeito recíproco”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário