terça-feira, 17 de maio de 2011

Aumenta controle sobre paquistaneses que querem ir à JMJ

Centenas de jovens do Paquistão que desejam participar da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) ficaram desapontados com a decisão do governo espanhol de suspender a concessão de vistos para os peregrinos paquistaneses. A suspensão não implica a não-concessão, mas um exame pormenorizado de cada pedido pelas autoridades espanholas, segundo confirmaram a ZENIT fontes da organização da JMJ.

A medida foi imposta pelas autoridades espanholas à organização da Jornada Mundial da Juventude para "evitar um problema de imigração ilegal".

Fontes da organização da Jornada Mundial da Juventude de Madri confirmaram a ZENIT que o governo espanhol está sendo muito cuidadoso na emissão de vistos para pessoas de alguns países que, no passado, abusaram de eventos internacionais para buscar permanecer no país de acolhimento.

As mesmas fontes afirmam que o governo está sendo muito cauteloso com os vistos de todos os paquistaneses que querem ir para a Espanha, não só daqueles que desejam participar da JMJ em Madri. E enfatizam que o governo concedeu isenção de vistos a todos os jovens provenientes de países não pertencentes ao Espaço Schengen, para facilitar sua viagem a Madri.

O vigário geral da arquidiocese de Karachi disse considerar algumas igrejas específicas responsáveis, ​​por seu comportamento abusivo, pela restrição de vistos a todos os católicos paquistaneses que querem estar em Madri.

"Muitas pequenas igrejas emitiram autorizações que têm afetado os candidatos católicos. Muitos dos que se inscreveram, mais de 30, nem sequer são líderes eclesiais e cadastraram famílias inteiras", afirmou.

Pervez Roderick, secretário da Comissão Católica da Juventude, disse que a situação política, com a falta de oportunidades de emprego e baixos salários, está causando que muitos jovens desejem sair do país.

"No entanto, a Igreja Católica é um patrocinador confiável na hora de enviar delegações paquistanesas a eventos internacionais. A maioria dos peregrinos recomendados por nós voltou", disse ele.

A Comissão Católica da Juventude do Paquistão confirmou a participação de 12 católicos, de 6 dioceses.

A escassez de oportunidades de emprego para os jovens se une à complicada situação política do Paquistão neste momento, após a ação de forças especiais dos EUA, que mataram o terrorista procurado Osama Bin Laden.

O Ministério das Relações Exteriores da Espanha, em uma nota datada de 3 de maio passado, desaconselhou que os espanhóis viajassem para o Paquistão por causa do risco de ataques.

(Nieves San Martín)

Nenhum comentário:

Postar um comentário