domingo, 29 de maio de 2011

Cardeal Sandri: beatificação de João Paulo II, um abraço do mundo

“A beatificação de João Paulo II foi um abraço que o mundo quis dar a esse grande papa; um abraço que se prolongou na mostra fotográfica em homenagem ao Pontífice na catedral da cidade italiana de Spoleto.”

Estas foram as palavras do cardeal Leonardo Sandri, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, na abertura do evento “João Paulo II: o homem que fez história”, que estará aberta até 30 de agosto. As fotos são da agência de notícias Reuters.

“A iniciativa nos convida a descansar o olhar no caminho realizado pelo 'Papa vindo de um país distante', que desejou transformar-se em pai da família humana enquanto realizava com singular dedicação seu serviço de Bispo de Roma e supremo pastor da Igreja, como sucessor do apóstolo Pedro”, indicou o cardeal.

O purpurado recordou que 22 de outubro, dia em que João Paulo II iniciou seu ministério petrino, agora é o dia em que a memória litúrgica o recorda.

A eleição da data, explicou o cardeal, “quis sublinhar o coração do pontificado” representado pela cruz e pela exortação “abram, escancarem as portas a Cristo”.

“Queridos irmãos, João Paulo II foi certamente um homem que fez história – disse – e a história não o esqueceu, apesar de sua conhecida ingratidão.”

“A prova é pegada impressionante que ele deixou nos eventos humanos, tocando em profundidade o espírito de inúmeros homens e mulheres de todas as idades - e de que maneira para os mais jovens! -, bem como de todas as religiões, culturas e classes sociais.”

O segredo do Pontífice que lhe permitiu chegar aos homens, disse, “está na capacidade de tocar o essencial do seu ministério, fazendo vibrar a insuprível nostalgia de Deus, que habita as profundezas do seu espírito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário