terça-feira, 17 de maio de 2011

Diocese de Caratinga prepara posse de dom Emanuel Messias

A diocese de Caratinga (MG) prepara a posse de seu 6º bispo diocesano, dom Emanuel Messias de Oliveira. O novo bispo será acolhido na Catedral de São João Batista, do próximo dia 20, sexta-feira.

A organização espera mais de 10 mil pessoas para a festividade. A cerimônia de posse na catedral será mais reservada, valorizando a presença dos bispos, padres, religiosos e seminaristas. Logo após a posse, dom Emanuel será saudado nas ruas, ao longo de uma caminhada entre a Catedral e o Santuário de Adoração Perpétua, onde presidirá sua primeira missa como bispo diocesano de Caratinga.

O Santuário tem capacidade para cerca de apenas três mil pessoas. Para possibilitar que todos assistam a celebração, será instalado um sistema de transmissão na parte exterior da igreja, montada uma estrutura de telões e caixas de som, além da transmissão ao vivo pelas emissoras de comunicação da cidade.

Um esquema de segurança foi montado a fim de guarnecer o trânsito da cidade e os fieis vindos das 48 paróquias da diocese. Além disso, foram determinadas áreas específicas para estacionamento de ônibus e feitas parcerias com o corpo de bombeiros voluntários e a secretaria municipal de saúde para atendimento médico aos participantes.

Entre as presenças confirmadas na celebração está o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha; bispo de Itabira/Coronel Fabriciano (MG), dom Odilon Guimarães Moreira; bispo de São José do Rio Preto (SP), dom Paulo Mendes Peixoto e o bispo de Três Lagoas (MS), dom José Moreira Bastos Neto. Além deles, são esperados cerca de 20 outros bispos do Regional Leste 2. Foram convidados também todos os padres das dioceses de Governador Valadares, onde dom Emanuel exerceu seu ministério presbiteral, e de Guanhães, diocese na qual atuou por 13 anos como bispo diocesano.

Será realizado um tríduo em todas as comunidades da diocese nos dias 17, 18 e 19. Além disso, foi motivado que cada uma das mais de mil comunidades de base da diocese se reunisse no dia 20 para uma celebração da Palavra de Deus, manifestando a unidade entre pastores e fieis.

Outras informações estão disponíveis no portal da diocese de Caratinga: WWW.diocesecaratinga.org.br.

Fonte: CNBB.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário