sábado, 9 de outubro de 2010

Bento XVI convida a colaboração leal e respeitosa entre Igreja e Estado


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 8 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – Entre Igreja e Estado deve existir “uma colaboração leal e respeitosa”, afirmou o Papa nessa quinta-feira, após receber o novo embaixador do Chile na Santa Sé.

Fernando Zegers Santa Cruz foi recebido em audiência pelo pontífice, com ocasião da apresentação de suas cartas credenciais.

“Se bem que o Estado e a Igreja sejam independentes e autônomos, cada um em seu próprio campo, ambos estão chamados a desenvolver uma colaboração leal e respeitosa para servir à vocação pessoal e social das pessoas”, explicou no discurso dirigido ao diplomata.

“No cumprimento de sua missão específica de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo, a Igreja busca responder às expectativas e aos questionamentos dos homens, apoiando-se também nos valores e princípios éticos e antropológicos que estão inscritos na natureza do ser humano”, acrescentou.

“Quando a Igreja alça sua voz frente aos grandes desafios e problemas atuais, como as guerras, a fome, a pobreza extrema de tantos, a defesa da vida humana desde sua concepção até seu ocaso natural, ou a promoção da família fundada no matrimônio entre um homem e uma mulher e primeira responsável pela educação dos filhos, não atua por um interesse particular ou por princípios que só podem perceber os que professam uma determinada fé religiosa.”

“Respeitando as regras da convivência democrática, ela o faz pelo bem de toda sociedade e em nome de valores que toda pessoa pode compartilhar com sua reta razão”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário