terça-feira, 19 de outubro de 2010

Falece cofundador dos Missionários da Caridade

TIJUANA, segunda-feira, 18 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – O sacerdote Joseph Michael Langford, M.C., que junto com a beata Teresa de Calcutá fundou em 1984 o ramo sacerdotal dos Missionários da Caridade, faleceu dia 14 de outubro, aos 59 anos de idade, segundo informou a arquidiocese de Tijuana, onde ele residia.

Pe. Joseph Michael nasceu dia 25 de junho de 1951 em Ohio, Estados Unidos. Após descobrir sua vocação religiosa, realizou estudos de filosofia e teologia no Angelicum, em Roma, cidade na qual foi ordenado sacerdote em 25 de março de 1978, pela imposição das mãos do cardeal Edouard Gagnon.

Em 1963, a Madre Teresa de Calcutá abriu o ramo masculino dos Irmãos Missionários da Caridade, e entre 1976 e 1979 fundou dentro de sua ordem outros ramos de irmãos e irmãs contemplativos dedicados à oração.

O então seminarista Joseph Langford, que terminava teologia e filosofia em Roma, trabalhava como voluntário em um albergue das Missionárias da Caridade para indigentes próximo ao Coliseu Romano.

Já ordenado sacerdote, em 1983, comunicou Madre Teresa seu desejo de ver um ramo sacerdotal dos Missionários da Caridade; ela lhe pediu para que guardasse em silêncio essa intenção.

“Se isso é de Deus, acontecerá”, lhe disse. Dois dias depois, após celebrar uma missa, sentiu a presença da Virgem e imaginou-se junto a um grupo de sacerdotes missionários da caridade rodeados de pobres.

Apesar da proibição de insistir, acudiu a ela que estava num hospital, e quando lhe comentou sua experiência, Madre Teresa lhe disse: “Já sabia. Vá adiante com o que me disse”.

Madre Teresa compreendeu que a pobreza mais profunda dos homens é a espiritual e que pode ser erradicada apenas com o ministério sacerdotal de Jesus. Neste espírito, a comunidade religiosa dos sacerdotes desempenha seu ministério nas ruas, favelas e entornos das grandes cidades.

Junto aos membros dos cinco ramos da congregação, há milhares de voluntários, de toda raça, religião, classe social, que compartilham seu trabalho e espírito.

De 1996 a 1998, ele foi o Superior Geral dos Padres Missionários da Caridade, e de 1998 a 1998 foi Vigário para a Pastoral na Arquidiocese de Tijuana, onde ficou até o dia de seu falecimento.

A missa de exéquias será celebrada em Tijuana no próximo dia 20 de outubro, na Capela Nossa Senhora da Confiança, encomendada aos Missionários da Caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário