segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Irlanda: ano de oração para renovação espiritual

DUBLIN, segunda-feira, 25 de outubro de 2010 (ZENIT.org) - Os bispos da Irlanda incentivaram todos os fiéis do país a celebrarem um Ano de Oração para apoiar o processo de purificação espiritual e moral e renovar a Igreja na Irlanda, após os escândalos pelos abusos sexuais de menores.

A iniciativa começará no próximo dia 28 de novembro, primeiro domingo do Advento, "oportunidade para todos aproveitarem a oração baseada na Escritura", indica o comunicado final da assembleia geral do outono da Conferência Episcopal da Irlanda, publicada dia 19 de outubro.

Durante esse tempo, os fiéis são convidados a rezar a oração pela Igreja na Irlanda incluída na Carta Pastoral aos católicos da Irlanda, enviada pelo Papa em 19 de março.

Também são convidados a participar da adoração eucarística, do sacramento da Reconciliação e da penitência às sextas-feiras, conforme o convite do Papa.

Por outro lado, o episcopado irlandês mostrou seu agradecimento a todos os que ofereceram suas "úteis reflexões" sobre a Carta Pastoral de Bento XVI aos católicos da Irlanda.

O comunicado também faz referência à preparação da próxima visita apostólicas a algumas dioceses, seminários e congregações religiosas da Irlanda.

Neste sentido, o texto explica que, "no dia 6 de outubro, o cardeal Seán Brady, o arcebispo Diarmuid Martin, o arcebispo Dermot Clifford e o arcebispo Michael Neary, viajaram a Roma e celebraram a Missa do Espírito Santo junto aos visitadores apostólicos e superiores da Congregação para os Bispos e da Secretaria de Estado".

"Em sua posterior reunião, debateram que a visita apostólica ajudará na purificação e na cura da Igreja na Irlanda, e ainda contribuirá para a restauração da confiança e esperança dos fiéis em nosso país."

Congresso Eucarístico

Por outro lado, a Igreja na Irlanda está preparando o 50° Congresso Eucarístico Internaiconal, que será celebrado em Dublin de 10 a 17 de junho de 2012, com o tema The Eucharist: Communion with Christ and with one another (A Eucaristia: comunhão com Cristo e com os demais, N. do T.).

Já está aprovado o texto da oração do Congresso Eucarístico, que será traduzido ao alemão, francês, italiano, espanhol e polonês.

Além disso, no site do episcopado irlandês está disponível um breve vídeo da apresentação do Congresso e outras informações sobre o evento.

O conhecido músico irlandês Bernard Sexton compôs o hino para o Congresso Eucarístico, chamado Though We Are Many, We Are One Body in Christ.

Um dos momentos centrais da preparação do Congresso será um encontro nacional previsto para o último fim de semana de junho de 2011, por ocasião do dia da solenidade de Corpus Christi.

Finalmente, a Comissão de Planificação do Congresso Eucarístico preparou um programa pastoral, com materiais catequéticos. Mais informações em:www.iec2012.ie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário