quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bento XVI nomeia cardeal Sardi patrono da Ordem de Malta


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 1º de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - Bento XVI nomeou como patrono da Ordem Soberana e Militar de Malta o cardeal Paolo Sardi, até agora pró-patrono da Ordem, segundo comunicou na última terça-feira a Sala de Imprensa da Santa Sé.

O representante papal na Ordem de Malta foi criado cardeal em 20 de novembro, durante o último consistório, com os capelães da Ordem, Francesco Monterisi, Mauro Piacenza, Gianfranco Ravasi, Paolo Romeu e William Donald Wuerl, e outros 18 novos purpurados.

O cardeal patrono é responsável pela promoção dos interesses espirituais da Ordem e de seus membros, bem como pelas relações entre a Santa Sé e da Ordem de Malta.

O cardeal Sardi foi nomeado pró-patrono da Ordem em 6 de junho de 2009. Nascido em 1º de setembro de 1934, na localidade italiana de Ricaldone, foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1958.

Em 6 de janeiro de 1997, o Papa João Paulo II o ordenou bispo da Basílica Vaticana. Em 23 de outubro de 2004, foi nomeado vice-camerlengo da Santa Igreja Católica.

A Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, mais conhecida como Ordem Soberana de Malta, é uma das mais antigas ordens religiosas católicas.

Foi fundada em Jerusalém por volta de 1048. Ao mesmo tempo, sempre foi reconhecida pelas nações como um sujeito autônomo de direito internacional.

A missão da Ordem está definida em seu lema, Fidei et Obsequium tuitio Pauperum, a defesa da fé e o serviço aos pobres.

A Ordem dirige numerosos hospitais, centros médicos, clínicas e estruturas especializadas para responder a emergências humanitárias em 120 países.

Atualmente, é constituída por 12.500 membros e 80.000 voluntários permanentes, assistidos por 13.000 médicos, enfermeiros e equipes de saúde.

Bento XVI também nomeou como prefeito da Congregação para a Educação Católica o cardeal Zenon Grocholewski, seu enviado especial para a comemoração do IV centenário da fundação da Pontifícia Universidade de São Tomás, em Manila (Filipinas), que acontecerá em 28 de janeiro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário