sábado, 4 de dezembro de 2010

Exposição sobre Gaudí e Sagrada Família, no Vaticano

CIDADE DO VATICANO, sexta-feira 3 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - O Vaticano organizará uma exposição, uma palestra e um concerto dedicados ao arquiteto Antoni Gaudí e sua obra-prima, a Basílica da Sagrada Família de Barcelona, a partir de abril de 2011.

A iniciativa é dirigida pela Fundação Joan Maragall, do arcebispado de Barcelona, pela Junta Construtora do Templo da Sagrada Família e pela Sociedade Estatal para a Ação Cultural Exterior (SEACEX), a partir de uma proposta e sob os auspícios do Conselho Pontifício para a Cultura.

A exposição "Gaudí e a Sagrada Família de Barcelona: arte, ciência e espiritualidade" estará aberta de 1º de abril a 15 de maio de 2011, no Braço de Carlos Magno, no lado esquerdo da colunata de Bernini da Praça de São Pedro.

A exposição "refletirá a importância artística e espiritual da Sagrada Família", explica uma declaração da Fundação Joan Maragall, e tem curadoria de Daniel Giralt-Miracle.

É articulada como um percorrido em seis seções: "Gaudí e a Sagrada Família", "Outros edifícios de Gaudí", "Ciência e tecnologia na Sagrada Família", "Gaudí designer de objetos litúrgicos", "A mensagem religiosa da Basílica e a Sagrada Família hoje".

Por meio desta exposição, será situada histórica e artisticamente a figura de Antoni Gaudí, em processo de beatificação, e a sua obra, especialmente a Sagrada Família, da qual serão discutidos tanto os aspectos técnicos e artísticos como a mensagem religiosa que contém.

Entre os objetos a serem exibidos, haverá maquetes da época de Gaudí, desenhos, mobiliário e objetos litúrgicos projetados pelo arquiteto, procedentes das coleções do Museu da Sagrada Família, de fotografias e audiovisuais.

Para aproximar a figura do Gaudí do Vaticano, também haverá um diálogo entre o presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, cardeal Gianfranco Ravasi, e o arquiteto espanhol Santiago Calatrava, em 12 de abril, sobre o tema "Arquitetura e fé / Arquitetura e transcendência".

Mais tarde, dois expoentes darão uma palestra sobre Gaudí e sua época - no contexto do último terço do século XIX até a 1ª Guerra Mundial - na Embaixada da Espanha junto à Santa Sé, em Roma.

Finalmente, em 12 de maio, um concerto do coral de Montserrat completará as atividades organizadas durante as datas de exibição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário