sábado, 4 de dezembro de 2010

Terceira viagem de Bento XVI à Alemanha: projeto da programação


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira 3 de dezembro de 2010 (ZENIT.org) - Bento XVI visitará a Alemanha pela terceira vez desde sua eleição, de 22 a 25 de setembro de 2011. Irá a Berlim, Erfurt e Friburgo de Brisgóvia, diocese do presidente da Conferência Episcopal Alemã, Dom Robert Zollitsch.

A viagem havia sido confirmada pela Santa Sé, mas ainda não se tinha definido um primeiro projeto de agenda, que agora Dom Zollitsch traçou em uma entrevista à emissora alemã ARD e divulgada pela Rádio Vaticano.

Em Berlim, na sexta-feira, 23 de setembro, o Papa poderia visitar a Maria Regina Martyrum, memorial dedicado às vítimas do nazismo, comunismo e da Segunda Guerra Mundial.

Estão em estudo o convite de Bento XVI para o Bundestag - o Parlamento alemão - e uma reunião com seu presidente, M. Norbert Lammert, católico do partido da União Cristã Democrática.

No sábado, 24 de setembro, em Erfurt, que pertenceu à República Democrática Alemã (RDA), o Papa poderia realizar encontros ecumênicos, inclusive com os luteranos, talvez em Wartbourg, lugar proeminente na vida de Martinho Lutero, também marcado por Santa Isabel da Hungria, e Eichsfeld, enclave católico na Turíngia protestante.

O Papa poderia se reunir com líderes das comunidades judaica e muçulmana, em Berlim, se a distribuição do tempo permitir.

Em Friburgo, o Pontífice deve presidir uma Missa campal no domingo, 25 de setembro, e à tarde, as Vésperas no mosteiro de Friburgo, para a pastoral das vocações e da juventude.

Esta será a terceira viagem do Santo Padre ao seu país desde a sua eleição, em abril de 2005, depois da viagem a Colônia, em agosto de 2005 (para a Jornada Mundial da Juventude) e à Baviera, em setembro de 2006.

Será também a 20ª viagem internacional e uma de suas quatro viagens ao exterior anunciadas até agora para 2011: à Croácia (em junho), à Espanha (em agosto), esta da Alemanha (em setembro) e a Benin (em novembro). Em 2012, o Papa planeja viajar ao Principado de Mônaco.

Em 2011, o Pontífice vai celebrar o 60 º aniversário de sua ordenação sacerdotal, realizada em 29 de junho de 1951, em Freising, pelo cardeal Michael Faulhaber, ao mesmo tempo que seu irmão, Pe. Georg Ratzinger.

Nenhum comentário:

Postar um comentário