quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Bento XVI: Guido De Marco, exemplo para políticos


LA VALETTA, terça-feira, 17 de agosto de 2010 (ZENIT.org) - Um fino estadista, exemplo para os políticos: foi assim que Bento XVI quis recordar Guido De Marco, ex-presidente de Malta, falecido no último dia 12 de agosto, aos 79 anos, segundo informa a Rádio Vaticano.

O funeral de Estado foi celebrado ontem, na catedral de São João, em La Valetta. No final da celebração, leu-se um telegrama de pêsames da parte do Papa Bento XVI, assinado pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado.

No telegrama, o Papa - que havia cumprimentado pessoalmente Guido De Marco durante sua visita a Malta, no último mês de abril - quis recordar a "significativa contribuição dada por ele não somente no campo das questões internas maltesas, mas também para a vida da comunidade internacional, em particular no período em que foi presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas".

O Papa lembrou "com estima" que Guido De Marco "se distinguiu no serviço à nação maltesa durante muitos anos"; o falecido "deu testemunho da fé em Cristo no exercício da vida política" e, por isso, o Papa propôs "que muitos dos que estão comprometidos na política se inspirem em seu exemplo".

Nascido em La Valetta em 22 de julho de 1931, Guido De Marco foi ministro das Relações Exteriores de Malta em 1990, ano em que foi eleito presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Posteriormente, foi presidente da República de Malta entre 1999 e 2004, ano em que Malta começou a fazer parte da União Europeia.

FONTE: "ZENIT.COM"

Nenhum comentário:

Postar um comentário