terça-feira, 24 de agosto de 2010

Papa envia representante ao santuário construído por Constantino


CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 23 de agosto de 2010 (ZENIT.org) - Bento XVI nomeou o cardeal Giovanni Battista Re, prefeito emérito da Congregação para os Bispos, como legado pontifício para a comemoração dos 1.500 anos do santuário mariano de la Mentorella, situado perto de Roma. O evento acontecerá no próximo dia 29 de agosto.

O Pontífice, em uma carta escrita em Latim, divulgada no sábado passado pela Santa Sé, recorda que este lugar tem um papel importante em seu pontificado.

No dia 29 de outubro de 2005, exatamente 27 anos depois da peregrinação de João Paulo II, Bento XVI visitou o Santuário da Mentorella, nome que se dá ao "Santuário de Nossa Senhora das Graças", pertencente à diocese de Tívoli, nos Montes Prenestinos, "em uma região esplêndida", como recorda o Papa em sua carta.

Segundo a tradição, o Santuário da Mentorella foi construído no século IV pelo imperador Constantino, no Monte Guadagnolo, no lugar do tribuno romano, São Eustáquio, após uma aparição de Cristo na época do imperador Trajano. Dedicada a Eustáquio, a igreja foi consagrada pelo Papa Silvestre.

O santuário é assistido e administrado pela Congregação da Ressurreição, que, em 1883, comprou-o do Estado italiano, depois de haver sido expropriado. O Papa Pio IX já tinha confiado este centro de peregrinação à congregação, em 1857.

Karol Wojtyla visitou o lugar na véspera do conclave em que seria eleito papa.

O Papa polonês gostava de voltar a esse lugar - visitou-o muitas vezes, a última em 2000 - em momentos particulares, quando sentia intensamente a necessidade de oração e reflexão entre as montanhas.

A celebração solene destes 15 séculos de existência prevê um tríduo de preparação, de 25 a 27 de agosto, e no dia 28 se rezará o terço meditado e se celebrará a Missa, presidida pelo Pe. Weslaw Spie-wak, superior da província polonesa da Congregação da Ressurreição, a cujo cuidado pastoral está confiado o santuário.

No domingo, 29 de agosto, o cardeal Giovanni Battista Re presidirá a Santa Missa Solene de aniversário.

Por ocasião da tão simbólica data, será abençoada uma imagem sagrada de Nossa Senhora da Mentorella, que logo depois peregrinará pelas paróquias da diocese de Tívoli; à tarde, preparou-se o Oratório Musial "Totus Tuus", do Coral da Diocese de Roma, dirigido pelo maestro Dom Marco Frisina.

As celebrações concluirão no mesmo santuário, com a concelebração da Santa Missa presidida pelo bispo de Tívoli, Dom Mauro Parmeggiani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário