terça-feira, 24 de agosto de 2010

Primaz argentino: os catequistas são muito necessários hoje


BUENOS AIRES, segunda-feira, 23 de agosto de 2010 (ZENIT.org) – O arcebispo de Buenos Aires e primaz da Argentina, cardeal Jorge Mario Bergoglio, aproveitou a festividade de São Pio X e a celebração do Dia do Catequista para agradecer pela “entrega silenciosa e comprometida no ministério da catequese”.

O purpurado destacou o momento especial que a Catequese vive na Argentina, à raiz da preparação do III Congresso Catequético Nacional, a se realizar em 2012 na diocese de Morón, com o lema “Antecipar a aurora, construir a esperança”.

Após pedir ao Senhor que “rejuvenesça” os catequistas com sua graça, recordou, citando o Documento de Aparecida, que a renovação da pastoral e da catequese não dependerá “de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem tal tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu Reino”.

“Em nossa tarefa evangelizadora, Deus nos pede para acompanhar um povo que caminha na fé. Por isso, o Senhor nos presenteia rostos, histórias e buscas... E sempre nos faz bem recordar que essas crianças, jovens ou adultos que Deus colocou em nossos caminhos não são vasilhas que devemos encher de conteúdo ou pessoas que devemos conquistar”, destaca a carta aos catequistas.

O arcebispo afirmou que “nossa tarefa será simplesmente ajudar a revelar e explicar a Presença daquele que já está e tem o poder de fazer plena toda a vida. Bonita missão que é o ministério da Palavra que os catequistas realizam continuamente há quase dois mil anos".

O arcebispo insistiu que hoje os catequistas são muito necessários. "Alegres, comprometidos, renovados em seu fervor. Fazendo presente esse estilo de Igreja missionária que sabe das fragilidades – próprias e alheias – e por isso sai, escuta, abraça e acompanha”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário