sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Fonte Nova será demolida domingo


Salvador, 26/08/2010 - Com a implosão do anel superior do estádio da Fonte Nova no próximo domingo (29/08), a Bahia cumpre mais uma etapa visando o inicio da construção da Arena Fonte Nova, que vai sediar jogos da Copa do Mundo Fifa 2014. A ação está programada para as 10h e deve durar de 10 a 17 segundos. As informações sobre a implosão foram detalhadas nesta terça-feira (24/08), no Hotel Golden Tulip, Rio Vermelho, durante entrevista coletiva.

Para garantir a segurança de quem reside ou desenvolve alguma atividade profissional no entorno da área, foi preparado um plano de evacuação. A engenheira civil Diana Paes, do Consórcio Arena Salvador 2014, explica que estão sendo adotadas diversas medidas, entre as quais, a retirada de 2.467 pessoas, entre moradores e comerciantes.

No total, 962 imóveis do Jardim Baiano, Avenida Joana Angélica e Brotas serão evacuados a partir das 7h do domingo. O retorno às casas deve ocorrer na mesma data a partir das 12h. Para receber os moradores, foi criado um centro de convivência que funcionará, no Colégio Central (Avenida Joana Angélica), no dia da implosão.

Apoio da Polícia Militar
A ação terá apoio da Polícia Militar com o objetivo de manter as pessoas afastadas das áreas de risco próximas do estádio. Segundo o tenente-coronel da PM, Sergio Baqueiro, o isolamento será feito em todo o perímetro de segurança da Fonte Nova, onde estarão atuando 928 PMs, entre soldados e bombeiros, utilizando 15 viaturas, 28 motocicletas, um helicóptero do Graer e duas viaturas do Corpo de Bombeiros.

Também haverá botes de salvamento, que ficarão no Dique do Tororó e grupos de socorros pré-hospitalares. “Todos esses equipamentos são para garantir o apoio necessário a este tipo de evacuação. Recomendamos que a população não vá ao local a fim de evitar qualquer tipo de acidente”, alerta o tenente-coronel.

A polícia também vai apoiar a Transalvador na retirada dos veículos que estiverem estacionados em ruas próximas ao estádio. A remoção dos veículos vai ocorrer a partir da 0 hora de domingo. Além da PM participarão da operação a Defesa Civil, Guarda Municipal, Transalvador e Salvamar.

Veículos vão ser retirados das ruas

A partir da 0 hora de domingo, dia da implosão, todos os veículos deverão ser retirados das ruas Prof. Hugo Baltazar da Silveira, Arquimedes Gonçalves (trecho entre a Avenida Joana Angélica e Rua Pedro Américo), Profª. Anfrísia Santiago, Rua da Telebahia, Boulevard América (trecho do imóvel nº 709 à Rua Hugo Baltazar), Ladeira da Fonte das Pedras, Santa Clara do Desterro (até nº 93), Avenida Joana Angélica (frente ao Bompreço), Rua Cova da Onça e Avenidas Lucas, Vila Neuza, Presidente Costa e Silva, Vasco da Gama e Vila Santos de Baixo.


Providências para redução de riscos

O diretor do consórcio Arena Salvador, Alexandre Chiavegato, explica que o projeto para implosão foi elaborado levando em consideração os limites de vibração toleráveis pelos imóveis históricos e mais críticos, localizados no entorno do estádio.

Foram contratadas duas empresas que estão entre as melhores do ramo de demolições e implosões no Brasil e no mundo: a brasileira Arcoenge Engenharia e a americana Controlled Demolition Inc., (CDI), que irá cuidar do controle de qualidade da operação.

Os 138 pilares da Fonte Nova (que foram perfurados e serão carregados com explosivos) estão sendo revestidos por tela metálica e manta de geotêxtil ultra-resistente, o que reduzirá a projeção de materiais para o entorno.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico da Arena Fonte Nova preservará o formato de ferradura, com abertura para o Dique do Tororó, e transformará o antigo estádio em arena multiuso. A Arena Fonte Nova terá espaço para eventos relacionados ao futebol, além de shows de porte internacional, congressos e encontros de negócios.

O secretário extraordinário para Assuntos da Copa 2014, Ney Campello, explica que as obras de construção da arena Fonte Nova começarão ainda este ano, após assinatura do contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A arena terá capacidade para 50.433 pessoas com assentos cobertos, 70 camarotes (existem condições para construção de mais 30), restaurante panorâmico e 1.978 vagas de estacionamento. A estrutura abrigará também sala de imprensa, 39 quiosques, 12 elevadores, 81 sanitários, museu do futebol, lojas e um centro de negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário