quarta-feira, 13 de julho de 2011

Arcebispo celebra missa na memória de São Bento

Nessa segunda-feira, 11 de julho, dia em que a Igreja celebrou a memória de São Bento, o Mosteiro dedicado ao santo localizado no centro do Rio de Janeiro recebeu o arcebispo e também monge (O.Cist.) Dom Orani João Tempesta, durante a celebração da santa missa.

Em sua homilia, Dom Orani ressaltou a importância de orar e trabalhar para que o Reino de Deus aconteça no mundo.

“Todos somos chamados a escutar o Senhor para que possamos buscar o essencial e sermos bem-aventurados, ou seja, felizes. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento principal. Precisamos santificar o nosso dia através da oração”, disse Dom Orani, segundo informa o departamento de comunicação da arquidiocese do Rio.

A celebração religiosa foi marcada pela beleza dos cânticos e orações. O Mosteiro de São Bento, que está presente no Rio há mais de 400 anos, recebeu também vários monges como concelebrantes.

O vocacionado e estudante de filosofia da Faculdade de São Bento, Gabriel Prata, que estava presente no Mosteiro, sentiu o chamado ao sacerdócio ainda na infância, ao olhar para os sacerdotes que celebravam as missas.

“Tudo começou com a catequese que recebi, primeiramente dos meus pais, que foram os meus primeiros catequistas, e também pelos catequistas da Igreja e pelos padres, que, pelo exemplo, me motivaram a seguir esse caminho”, afirmou o jovem.

Segundo o mestre de noviços, responsável pelas vocações no Mosteiro de São Bento, Dom José Palmeiro Mendes, os monges rezam pelos problemas do mundo inteiro, através de uma vida de maior recolhimento e entrega total a Deus. O religioso ressaltou a alegria de ser suporte de oração para a Igreja e para a humanidade.

“Vale a pena ser monge, se entregar totalmente a Deus e fazer a Sua vontade. O monge antecipa a vida celestial de louvor e súplica a Deus. Mas é necessário um chamado divino, não é para qualquer pessoa. É essencial estar atento ao Deus que passa", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário