sexta-feira, 8 de julho de 2011

Cardeal Nicora renuncia à Administração Vaticana

O Papa Bento XVI aceitou hoje a petição do cardeal Attilio Nicora de deixar a presidência da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA) e de permanecer somente como responsável da Autoridade de Informação Financeira (AIF).

Em uma breve nota divulgada hoje pela Santa Sé, o cardeal Nicora explica que o motivo desta renúncia é poder dedicar-se exclusivamente à AIF, o organismo criado pelo Papa, com o Motu Proprio de 30 de dezembro de 2010, para a luta contra a lavagem de dinheiro.

Este organismo superou a fase de constituição da nova estrutura e dos novos procedimentos, segundo informa o comunicado vaticano.

“Agora se trata de enfrentar de modo orgânico a confrontação e o diálogo com as instituições nacionais interessadas, para que, através das necessárias avaliações, a Santa Sé e o Estado da Cidade do Vaticano possam obter o reconhecimento de país extracomunitário equivalente".

Em seu lugar, o presidente da APSA é, desde hoje, Dom Domenico Calcagno, arcebispo emérito de Savona-Noli, que era até então o secretário.

Como novo secretário, o Papa nomeou o italiano Dom Luigi Mistò, até então diretor do Instituto Superior de Estudos Religiosos da Fondazione Ambrosiana Paolo VI (Varese) e responsável pelo serviço da arquidiocese de Milão para o Sustento Econômico da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário