terça-feira, 26 de julho de 2011

Falece o cardeal Noé, decisivo para a Liturgia

A Santa Sé informou do falecimento, na manhã desse domingo, aos 89 anos, do cardeal italiano Virgilio Noé, arcipreste emérito da Basílica de São Pedro e vigário geral emérito do Papa para a Cidade do Vaticano.

Nascido em Pavia, em 1922, após uma longa formação em liturgia, história eclesiástica e história da arte em várias universidades pontifícias de Roma, foi nomeado pelo Papa Paulo VI, em 1969, subsecretário da nova Congregação para o Culto Divino, que deveria aplicar a reforma litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II.

Em 1970, é nomeado mestre de Cerimônias Pontifícias, aplicando essas transformações nas celebrações de canonizações, beatificações, nos ritos fúnebres pontifícios e na abertura e fechamento da porta santa com motivo do jubileu de 1975.

Em 1982, durante o pontificado do Papa João Paulo II, foi nomeado secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e, em 1989, coajutor do cardeal arcipreste da Basílica vaticana, da qual seria titular em 2002. João Paulo II o fez cardeal em 1991.

Com a morte do cardeal Virgilio Noé, o Colégio Cardinalício fica composto por 195 purpurados, dos quais 114 são eleitores e 81 não, estes por terem mais de 80 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário