terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As funções da Equipe de liturgia


As funções que cada membro da equipe de liturgia exerce na celebração são de extrema importância para a realização da missa. A partir da orientação do pároco e dos livros litúrgicos, as cerimônias devem ser preparadas de tal modo a colaborar para que o cristão celebre a sua fé.

Cada ministro tem uma função importante para a celebração, e deve estar atento às orientações pastorais e espirituais do pároco e dos livros litúrgicos.

O católico que pratica verdadeiramente sua religião participa de todas ou quase todas as ações litúrgicas existentes na comunidade. E claro, a principal delas é a missa. Mas apesar de estar presente todos os domingos nas celebrações, há muitas pessoas que desconhecem os termos e a existência de algumas funções no rito da missa. Mas, que tarefas cada membro da equipe litúrgica realiza para que a missa se realize?

Primeiramente, quando falamos em liturgia, falamos do exercício do sacerdócio de Jesus Cristo, onde, através de sinais sensíveis, se realiza a santificação da humanidade. A celebração litúrgica é de extrema importância na vida da Igreja, é a ação mais sagrada e eficaz. Mas não basta participar das celebrações litúrgicas: é preciso que o cristão esteja bem disposto para celebrar a sua fé, sintonizando o seu coração com as palavras ditas ou cantadas. Para que haja um alto nível de participação dos fiéis na liturgia da missa, é necessário que os pastores da vida espiritual, ou seja, a equipe responsável pelo acontecimento da missa, esteja bem preparada. O padre não é o único responsável pela celebração litúrgica. A ele compete o ministério da presidência, porém, junto dele estão diversos outros serviços.

O acólito, por exemplo, é instituído para o serviço do altar e para ajudar o sacerdote e o diácono. Sua função principal é a preparação do altar e dos vasos sagrados e, se for necessário, distribuir aos fiéis a Eucaristia quando o ministério do acolitato tiver sido instituído pelo bispo ou pelo pároco. Na falta dos acólitos, outros ministros leigos podem levar a cruz, as velas, o pão, o vinho e a água.

O leitor, além de proclamar as leituras da Sagrada Escritura, com exceção do Evangelho, pode também recitar o salmo, mas, na existência do salmista, é este quem se se responsabiliza em cantá-lo. Para que a celebração tenha mais expressividade, há o ministério de música, encarregado de dirigir e sustentar o canto do povo, bem como dar maior solenidade aos ritos sagrados.É importante repetir isso: “dirigir e sustentar o canto” da comunidade, não cantar sozinho ou fazer um show. As equipes de liturgia também contam com colaboração do animador, que recepciona os fiéis no início da celebração, fazendo breves explicações a fim de acolher e introduzir a todos no mistério celebrado. Há também os encarregados de fazer o recolhimento dasofertas e a equipe de acolhida, pessoas responsáveis por receber os fiéis à porta da igreja.

As funções litúrgicas são de extrema importância para a realização da missa, cada membro e cada equipe desenvolvem tarefas que estão sob a orientação do pároco e seguindo as orientações dos livros litúrgicos. Nem todas as celebrações de nossa paróquia contam com todas as funções descritas acima. Não é porque não se queira têlas: faltam corações generosos para se comprometer a prestar esse serviço nas celebrações de nossas comunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário