sábado, 12 de fevereiro de 2011

Brasil: 90 anos da arquidiocese de Belo Horizonte

A arquidiocese de Belo Horizonte (Minas Gerais) celebra nesta sexta-feira seus 90 anos. As comemorações se estendem pelo ano, com atividades festivas programadas para todos os meses.

Uma missa no Santuário arquidiocesano da Adoração Perpétua será presidida hoje, às 20h, pelo arcebispo emérito, Cardeal Serafim Fernandes de Araújo.

A arquidiocese de Belo Horizonte é uma das maiores do Brasil. Em 28 municípios e englobando 5 milhões de habitantes, conta com uma ampla estrutura institucional, que inclui 269 paróquias, dez santuários, quatro fundações, veículos de comunicação e mais uma série de associações e comunidades.

A diocese de Belo Horizonte foi criada em 11 de fevereiro de 1921 pelo Papa Bento XV. Em 1º de fevereiro de 1924, o Papa Pio XI, através da bula Amunus nobis ab Aeterno Pastorum Príncipe, elevou Belo Horizonte à categoria de arquidiocese. Na época, foi a terceira província eclesiástica de Minas Gerais.

A arquidiocese de Belo Horizonte “é um tesouro no coração católico de Minas Gerais”, afirma o arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em artigo divulgado à imprensa nesta sexta-feira.

Lugar de “comunhão reverente com outras dioceses e arquidioceses, também com ricas histórias, presentes em todo o amado território deste importante Estado no cenário sociopolítico, cultural e religioso da sociedade brasileira”.

“Com uma singular contribuição no caminho missionário da Igreja Católica no Brasil, que empresta sua história e feitos na construção dos mais de 500 anos de trajetória e conquistas do nosso País.”

“É a fé anunciada e vivida ajudando, decisivamente, na configuração do tecido cultural de um povo, marcando-o com os valores imorredouros do Evangelho e de suas práticas, com força educativa e de sustento”, assinala o arcebispo.

Hoje – prossegue Dom Walmor – “é dia de festa”. “A gratidão a Deus e a todos possa gerar em nossos corações, operários desta hora e deste tempo, alegrias e coragem audaciosa para continuarmos a escrever a história da Arquidiocese de Belo Horizonte, pensando em seu centenário que chegará velozmente. E quando chegar, já deveremos ter dado muitas novas respostas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário