sábado, 12 de fevereiro de 2011

Igreja na Grã-Bretanha ganha força após visita do Papa

O impacto da visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido foi só um começo, que mostra como os católicos expressam uma confiança renovada em sua missão de evangelização e colocam em prática programas de divulgação para celebrar este legado.

Dom Kieran Conry, bispo de Arundel e Brighton, chefe do Departamento de Evangelização e Catequese da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales, disse a ZENIT que, quase seis meses após a visita do Papa, "as pessoas nas paróquias ainda estão falando sobre ela e sobre efusão da graça que foi testemunha disso".

"Fomos renovados na nossa alegria e confiança como católicos - disse. Olhando para além dos limites das nossas paróquias, há evidências de novas discussões com diversos grupos e agências que trabalham para servir os pobres em nossas comunidades locais."

O prelado disse que, "recentemente, centenas de pessoas se reuniram na Universidade Hope de Liverpool para refletir sobre a importância da doutrina social da Igreja e para encontrar novas maneiras de aprofundar em nosso compromisso social para com os necessitados que estão mais perto de nós".

"A visita do Papa nos deu uma oportunidade sem precedentes para apresentar o rosto do catolicismo contemporâneo na Inglaterra e no País de Gales, e houve uma recepção muito positiva", disse o bispo.

E acrescentou: "Ela teve o efeito de despertar a espiritualidade na vida de muitas pessoas, independentemente de suas crenças ou maneiras de pensar".

Um lugar para Deus

Como exemplo, Dom Conry disse que, em levantamentos realizados após a visita, quase 60% das pessoas disseram acreditar que "há espaço para Deus, para a religião e para a virtude na vida pública".

Ele também afirmou que "houve um aumento de 50% a favor do Papa", e mais de uma pessoa, em cada três entrevistados, disse que a visita do Papa foi "boa para a Grã-Bretanha".

"Neste contexto, a visita de Sua Santidade abriu novas oportunidades de intercâmbio e diálogo", disse o prelado. "Nós temos visto um ressurgimento da confiança em outras igrejas cristãs e de um diálogo renovado entre elas."

E acrescentou: "A visita do Santo Padre foi a primeira visita de Estado de um Papa ao Reino Unido e, como tal, foi-lhe dado um lugar privilegiado para falar com todos os membros da nossa sociedade, como um mensageiro do Evangelho de Jesus Cristo".

O bispo recordou: "O papa Bento XVI, em seu discurso durante a audiência geral de 22 de setembro, descreveu a Grã-Bretanha como ‘uma encruzilhada de culturas e do mundo econômico'. Como tal, representa todo o Ocidente".

"A importância da comunicação com as culturas representadas no Reino Unido tem se refletido na criação de um Conselho Pontifício para a Nova Evangelização - lembrou o bispo Conry. Este é o principal desafio para o ministério de evangelização da Inglaterra e País de Gales."

Ele continuou: "Trata-se de comprometer-se com novas mídias e com as ideias que surgem baseadas na posição do país como um lugar de encontro de culturas".

"Em seu discurso, o Papa Bento XVI apresentou o desafio para a evangelização neste país: como falar ao intelecto desta civilização e comunicar-lhe a novidade perene do Evangelho, na qual ele está imerso?"

"Somos desafiados a comprometer-nos de novo com um país que tem uma cultura cristã milenar", disse o prelado.

"Nos últimos anos, essa cultura diminuiu significativamente - afirmou. O cardeal Godfried Danneels a definiu, em relação à Europa, como o ‘desmatamento' da memória cristã."

O bispo concluiu: "É nosso dever replantar as sementes nesta terra fértil".

O programa do legado

Para promover resultados práticos da visita de Bento XVI, a longo prazo, na Igreja e na sociedade, a Home Mission Desk, que faz parte do departamento de evangelização da conferência episcopal, lançou um programa legado da visita do Papa, chamado "Alguns propósitos definidos".

A partir das homilias e discursos que o Papa fez durante sua visita ao Reino Unido, o programa inclui diversos eventos e projetos, como um dia de aproximação dos católicos que já não vão à Missa, a ser realizado em 26 de março.

Ele também fornece recursos para promover as procissões da festa de Corpus Christi, em junho, e as peregrinações a santuários marianos, em julho e agosto. Em outubro, os fiéis serão convidados a participar da Little Way Week, sete dias de serviço, seguindo os passos de Santa Teresa de Lisieux.

O programa tem seis objetivos: conhecer o nosso propósito, crescer em confiança, dar testemunho de nossa fé, servir os outros, buscar um compromisso com o diálogo e caminhar em direção ao transcendente.

Foram desenvolvidos recursos paroquiais para este programa e haverá publicações ao longo do ano para apoiar esta iniciativa.

Dom Conry disse: "É importante que consideremos formas de continuar esta viagem de ‘o coração fala ao coração' dando testemunho da alegria da nossa fé cada dia de nossas vidas".

"Eu convido e incentivo todos a se envolverem e oferecerem generosamente seu tempo e seus talentos."

Dom Vincent Nichols, arcebispo de Westminster e presidente da conferência episcopal, disse que "a visita do Santo Padre foi uma ocasião repleta de graça e uma fonte de grande alegria para muitos".

Ele espera "que esta nova iniciativa, ‘Algumas propostas definidas', sustente os membros da comunidade católica, e que aqueles que não são católicos ofereçam um contributo positivo e cheio de fé para a vida no Reino Unido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário