quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Papa nomeia três bispos para o Brasil


Segundo informou a Santa Sé nesta quarta-feira, Bento XVI nomeou três novos bispos para o Brasil.

O Papa aceitou a renúncia de Dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo da diocese de Caratinga (Minas Gerais), por razão de idade, e nomeou para sucedê-lo Dom Emanuel Messias, bispo de Guanhães (Minas Gerais).

A pedido do bispo do Ordinariado Militar do Brasil, Dom Osvino José Both, foi nomeado como bispo auxiliar do Ordinariado o padre José Francisco Falcão de Barros, atualmente pároco da paróquia São Vicente de Paulo, em Palmeira dos Índios, e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

O Papa nomeou ainda um bispo auxiliar para a arquidiocese de Belém do Pará. Trata-se do padre Teodoro Mendes Tavares, que exercia seu trabalho em Central Falls (EUA).

Dom Emanuel Messias

Natural de Salinas (Minas Gerais) – segundo informa biografia divulgada pela CNBB –, Dom Emanuel Messias foi ordenado bispo em 4 de abril de 1998, em Governador Valadares, onde trabalhou até ser nomeado bispo de Guanhães.

Estudou Filosofia em Mariana e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma. É especialista nas Sagradas Escrituras, pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Como bispo, é responsável pela Dimensão Bíblico-catequética do Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais).

Monsenhor José Francisco Falcão

Paróco da paróquia de São Vicente de Paulo (Alagoas) desde 1993, monsenhor José Francisco Falcão de Barros nasceu em 24 de março de 1965 em Paulo Jacinto e se formou em Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Tem mestrado e doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. É membro do Conselho Presbiteral, do Colégio dos consultores e Capelão da Polícia Militar do Estado de Alagoas.

Monsenhor Teodoro Mendes

O novo bispo auxiliar de Belém do Pará nasceu na Ilha de Santiago, Cabo Verde, no dia 7 de janeiro de 1964. Formado em filosofia, teologia e com licenciatura pela Universidade Católica Portuguesa, foi ordenado padre em 11 de julho de 1993.

Chegou ao Brasil em 1994 para exercer a “Missão Amazônia”, e em 2003, tornou-se Superior Maior dos Missionários Espiritanos na Amazônia. Tem mestrado em Ecumenismo pelo Trinity College (Irlanda), e diploma Superior de Estudos Franceses Modernos (Aliança Francesa).

Integrante da Congregação do Espírito Santo (CSSp), atualmente, exerce seu ministério em Central Falls (EUA).

(Com CNBB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário