terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Livro conta história de colaborador de João Paulo II


VARSÓVIA, segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 (ZENIT.org) - “Testemunhas do grande Papa” é o título do livro do cardeal Stanislaw Nagy, impresso pelo semanário católico polonês “Niedziela”.

O livro não é só o testemunho sobre João Paulo II. É também um retrato do padre Tadeusz Styczeń, destacado filósofo e estudioso de ética que acompanhou João Paulo II durante muitos anos, colaborando também com a Universidade Pontifícia Lateranente.

A primeira parte do livro inclui as experiências do cardeal Satnislaw Nagy, de monsenhor Ireneusz Skubiś, redator chefe de “Niedziela”, e de Andrzej Szostek sobre a vida e obra científica de Tadeusz Styczeń (1931-2010).

“A partir da amizade que me unia a Styczeń, quis publicar meu livro para falar do papel que ele desempenhou durante pontificado de João Paulo II”, escreve o cardeal Nagy.

Já a segunda parte do livro apresenta os ensinamentos e pontos de vista do cardeal Nagy sobre a vida e as atividades de João Paulo II.

O cardeal Nagy acompanhou João Paulo II em seus escritos, em várias fases de sua vida, assim como nos ensinamentos. No texto, descreve também as visitas pastorais do Papa polonês. O livro conclui com um capítulo sobre o início do pontificado de Bento XVI.

A publicação inclui fotografias dos arquivos do cardeal Nagy, da província polonesa da Congregação do Sagrado Coração de Jesus e do arquivo familiar de Tadeusz Styczeń.

O cardeal Stanislaw Nagy nasceu em 1921, em Bieruń, Alta Silésia. Durante 50 anos, ensinou teologia em Satdniki, em Tarnów e na Universidade Católica de Lublin. Foi docente também na Academia Pontifícia de Teologia de Cracóvia. João Paulo II o nomeou cardeal em 2003.

(Mariusz Frukacz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário