sexta-feira, 4 de março de 2011

Oficial vaticano: ordinariato é muito importante para o Papa


Um sacerdote da Congregação para a Doutrina da Fé afirma que o recém-constituído Ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham é “muito importante” para Bento XVI.

Membros do ordinariato, estabelecido para ex-anglicanos que desejam entrar em plena comunhão com a Igreja católica, visitaram Roma recentemente e se encontraram com o pessoal da Congregação para a Doutrina da Fé, incluído o prefeito, cardeal William Levada.

O padre Hermann Geissler, chefe do departamento doutrinal do dicastério, concedeu uma entrevista a The Portal, revista independente do ordinariato.

O padre Geissler afirmou que a instituição do ordinariato reforça o caminho de aproximação com a Igreja católica e ainda “promove o diálogo sincero com a defesa cristã da vida e a promoção da paz”.

O sacerdote afirmou que “o objetivo do movimento ecumênico é uma união completa e visível com o único Cristo e com Pedro em uma única Igreja. Devemos cooperar e crescer juntos”.

Ele considera que o Papa sente-se chamado a promover a unidade na Igreja e no mundo. “É o chefe dos pastores, não pode fazer coisa diferente”.

“A unidade se constrói em dois pilares, amor e verdade”, disse.

O sacerdote informou que 50 a 60 clérigos e cerca de 1.000 leigos estão planejando se unir ao ordinariato.

Ele acrescentou que há alguns grupos interessados em seguir um modelo similar nos EUA, Canadá e Austrália. Afirmou ainda que seu dicastério está “observando os eventos cuidadosamente”, também na África.

“Não devemos ceder perante as dificuldades”, disse o padre Geissler. “Devemos ser generosos e agradecidos.”

“O tema é é a única questão de unidade e de missão. Quando Deus planta uma bela árvore, cuida dela.”

O sacerdote disse que a Congregação fará tudo que puder para ajudar o ordinariato e seus integrantes, ao lado dos bispos da Inglaterra.

“Animai-vos com as palavras de Cristo: buscai primeiro o Reino de Deus, e tudo vos será dado por acréscimo. Haverá sofrimento, mas Deus os guiará”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário