terça-feira, 15 de março de 2011

Papa consagra semana à oração, “acompanhado” por João Paulo II


Bento XVI pediu orações para que Deus ilumine seus colaboradores e ele nesta semana, que será dedicada à oração, por meio dos Exercícios Espirituais inspirados em João Paulo II.

O Papa suspenderá todas as audiências e outros encontros para dedicar-se, até a manhã do sábado, a meditações pessoais e comunitárias, que terão como tema: "A luz de Cristo no coração da Igreja. João Paulo II e a teologia dos santos".

As meditações serão pregadas pelo sacerdote francês François-Marie Léthel (Parigi, 1948) da Ordem dos Carmelitas Descalços, professor da Faculdade Pontifícia Teresianum, de Roma, e secretário da Academia Pontifícia de Teologia.

Após o encontro com milhares de peregrinos para a oração do Ângelus, ontem, Bento XVI pediu "uma especial lembrança na oração por mim e meus colaboradores na Cúria Romana, que hoje à noite começaremos a semana de Exercícios Espirituais".

O Pe. Léthel explicou que suas meditações serão propostas, entre outras coisas, como "uma preparação espiritual" dos participantes para a beatificação de Karol Wojtyla, em 1º de maio.

"Há muitos anos, venho estudando os santos. Este tema da santidade sempre esteve no centro da minha pesquisa teológica. Os santos são as grandes testemunhas da santidade da Igreja e, portanto, através do seu exemplo, sua reflexão, sua experiência, resplandece a luz de Cristo. João Paulo II é o Papa da santidade e sua beatificação é o reconhecimento oficial de sua santidade", explicou o carmelita aos microfones da Rádio Vaticano.

"Ele é o Papa que proclamou mais santos e beatos. É o Pontífice que apresentou os santos não apenas como exemplos de perfeição cristã, mas também como teólogos no sentido mais elevado, como aqueles que conhecem a Deus. E os apresentou como aqueles que levam ao mundo de hoje a luz de Cristo", acrescentou.

Os Exercícios Espirituais começaram ontem, às 18h, com a exposição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia, as Vésperas, a primeira meditação, a adoração e a bênção eucarística.

Ao longo desta semana, os encontros de oração da comunidade começarão às 9h, com a celebração das Laudes, seguida por uma meditação do Pe. Léthel. Às 10h15, terão a segunda meditação do dia. Após a pausa para o almoço, às 17h, começará a terceira meditação, seguida das Vésperas, da adoração e da bênção eucarística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário