quinta-feira, 10 de março de 2011

Que pastoral juvenil deve ser apresentada no Sudeste europeu?

"Enraizados e edificados n'Ele... firmes na fé. A pastoral juvenil no Sudeste da Europa" foi o lema do 11º Encontro dos presidentes das conferências episcopais do Sudeste da Europa, realizado em Nicósia (Chipre), de 3 a 6 de março, a convite de Dom Youssef Soueif, arcebispo de Chipre dos Maronitas.

As conferências episcopais representadas eram sete: Albânia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Chipre, Grécia, Romênia e a Conferência Episcopal Internacional Santos Cirilo e Metódio, juntamente com as dioceses de Quichinau (Moldávia).

Os participantes reuniram-se com o presidente da República de Chipre, Dimitris Christofias. O encontro, lembra um comunicado divulgado após a reunião, foi também "uma ocasião para recordar e confiar à misericórdia do Senhor o bispo Luigi Padovese, presidente da Conferência Episcopal da Turquia, que costumava frequentar essas reuniões e que foi barbaramente assassinado em junho do ano passado".

Convite aos jovens

A parte temática foi desenvolvida a partir de intervenções Eric Jacquinet, chefe da Seção Juvenil do Conselho Pontifício para os Leigos, e Francesco Pierpaoli, diretor do Centro João Paulo II de Loreto, que seguiram os relatórios das conferências episcopais.

No final do encontro, os participantes puderam dirigir aos jovens católicos do Sudeste da Europa um "apelo urgente", recorda a nota final.

"Queridos jovens católicos, ainda que vocês sejam uma minoria em seu país, não se desanimem! - escreveram os participantes. Vocês não estão sozinhos em sua crença e esperança em Cristo. Uma imensa maré de jovens espera em Cristo, ama Cristo e confia em Cristo."

Lembrando que os jovens vivem "em uma sociedade multicultural, multirreligiosa e multiétnica", os participantes convidaram a "dar testemunho do convite de Cristo a espalhar o amor a todos os homens, independentemente de cada religião e cada ideologia".

"Vocês são chamados a perdoar os erros que seus pais cometeram; a superar, com a mansidão de Cristo, as dramáticas situações que marcaram o passado. São chamados a cumprir o que a geração que os precedeu talvez não tenha sido capaz de realizar: o diálogo fraterno com seus coetâneos de diferentes religiões ou denominações cristãs, a colaboração pela justiça e pela paz."

"Seu testemunho de cristãos se tornará seu compromisso missionário, em uma sociedade em que a violência e o ódio parecem caracterizar a cultura do nosso tempo."

Quanto ao tema inspirador da JMJ de Madri, "Enraizados e edificados n'Ele... firmes na fé" (cf. Cl 2,7), "significa basear toda a nossa vida na pessoa de Cristo", afirmam os participantes do encontro.

"É a totalidade da vida, e não a parcialidade de nossas experiências; é o próprio alicerce sobre o qual se baseia toda a vida do homem; é uma visão, uma escolha, uma atitude, um projeto de vida, uma maneira de viver."

O batizado, na verdade, "é convidado ver em seu batismo um sinal de pertença à pessoa de Cristo".
"Aqui - concluem - se vive o encontro com Cristo-jovem, que convida os jovens a segui-lo e a tornar-se seus discípulos e profetas do seu Evangelho no mundo de hoje."

Nenhum comentário:

Postar um comentário