sábado, 5 de março de 2011

Papa recorda mil anos de relação com Islândia


As relações que vinculam a Islândia com a Sé Apostólica há mil anos foram o foco da audiência que o Papa Bento XVI concedeu nesta manhã ao presidente islandês, Ólafur Ragnar Grímsson.

O presidente se reuniu, mais tarde, com o cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, acompanhado por Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.

Uma nota divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, no final do encontro, explicou que na audiência "nos focamos no bom estado das relações que, há mil anos, vinculam a Islândia com a Sé Apostólica e que são representados simbolicamente pela figura de Gudridur Thorbjarnardottir, pioneira da fé cristã na ilha".

Grímsson, destaca o texto, quis oferecer ao Papa uma escultura de Thorbjarnardottir, "em memória da peregrinação que teria realizado a Roma, logo após o ano 1000, encontrando-se com o Sucessor de Pedro".

Na audiência, também recordou "a estima pela pequena comunidade católica do país", destacando "a válida contribuição que oferece à sociedade islandesa, com suas iniciativas no âmbito educativo e social, sobretudo na atual conjuntura econômica".

Foram abordados, depois, temas de interesse comum, no âmbito nacional e internacional, "especialmente o papel dos valores tradicionais na construção da nação e a contribuição da Islândia na promoção da paz, na convivência pacífica das diferentes comunidades e na proteção do ambiente", conclui a nota.

A Islândia tem uma população de aproximadamente 310 mil habitantes. Os católicos são cerca de 2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário