segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Espanha acolhe convite do Papa a “velar por Deus e pelo homem”


MADRI, segunda-feira, 22 de novembro de 2010 (ZENIT.org) - A Espanha acolhe o convite que Bento XVI fez durante sua recente viagem ao país, a "velar por Deus e pelo homem", promover o encontro entre fé e modernidade e realizar a nova evangelização.

Assim afirmou o presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), cardeal Antonio María Rouco Varela, em seu discurso inaugural da assembleia plenária do episcopado de novembro, que começou hoje em Madri.

O purpurado destacou, entre outros aspectos, o significado eclesial da visita do Papa e seu convite a "velar por Deus e pelo homem".

"O Papa veio nos falar, antes de tudo, de Deus - afirmou. A boa notícia do amor de Deus é, de fato, a motivação que dá unidade à missão apostólica em todos os campos: na paróquia, na escola, na família, no trabalho."

"O Sucessor de Pedro nos confrontou com o nosso passado, nosso presente e nosso futuro, para confirmar-nos na fé e incentivar-nos no trabalho da nova evangelização", sublinhou Rouco Varela.

Laicismo e nova evangelização

Por outro lado, indicou que o Papa apresentou as tensões como estímulo para o encontro evangelizador.

O Pontífice "se referiu ao 'laicismo forte e agressivo' surgido na Espanha no passado como uma espécie de outra face da moeda da vigorosa contribuição católica espanhola para o renascimento do catolicismo na Idade Moderna", recordou o cardeal.

Recordando que tal laicismo continua ativo na Espanha, o purpurado sublinhou a proposta de presente e de futuro do Papa: "o encontro entre fé e modernidade".

Neste sentido, o cardeal explicou que "a contribuição específica da Igreja para esse novo encontro é, para o Papa, a nova evangelização, ou seja, o anúncio renovado do Deus da misericórdia, da justiça e da liberdade".

"Esse encontro evangelizador da fé com a modernidade não acontecerá sem certas tensões - advertiu - porque 'não se pode dar culto a Deus sem velar pelo homem, seu filho'", disse, citando as palavras do Papa na Plaza del Obradoiro, de Santiago de Compostela.

Após recordar a visita do Papa, o cardeal destacou que seu ensinamento "supõe, sem dúvida, um grande estímulo para a nossa missão evangelizadora".

Nesta tarefa, sublinhou as reflexões da assembleia plenária da CEE do ano 2000, assim como as instruções mais recentes, de 2006. Recordou "os três objetivos sobre os quais refletíamos há quatro anos como caminhos práticos para responder ao desafio que o laicismo apresenta à consciência e à vida dos católicos e da Igreja neste momento".

Trata-se da formação das crianças, jovens e adultos na fé, mantendo fielmente a disciplina sacramental e a coerência da vida cristã; o anúncio do evangelho do matrimônio e da família; e o cuidado da Eucaristia dominical.

Nova versão da Bíblia

Finalmente, o purpurado manifestou a alegria dos bispos pela coincidência da publicação da exortação pós-sinodal Verbum Domini, apresentada em Roma no último dia 11, e da versão oficial espanhola da Bíblia Sagrada, que será apresentada em breve na sede da CEE.

Neste sentido, anunciou que, de 7 a 9 de fevereiro de 2011, será realizado um congresso que oferecerá a oportunidade de conhecer profundamente a nova versão oficial da Bíblia que se utilizará a partir de agora nos livros litúrgicos, na medida em que forem aprovados.

Também será um momento para compartilhar a reflexão sobre o lugar central da Sagrada Escritura na vida cristã e na ação evangelizadora da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário