segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mortos e feridos na libertação de uma catedral de Bagdá

CIDADE DO VATICANO, domingo, 31 de outubro de 2010 (ZENIT.org) – Concluiu com a morte de ao menos sete sequestrados a libertação da catedral católica síria de Bagdá, que tinha sido tomada este domingo por um comando terrorista.

Na ação de resgate, em que participaram forças de segurança norte-americanas e iraquianas, morreram também os sequestradores (entre quatro e sete, segundo diferentes fontes), assim como vários iraquianos que participaram da libertação. No encerramento desta edição, os números ainda não eram oficiais.

Entre os falecidos, além de uma menina, encontram-se dois sacerdotes, os padres Thair Sad-alla Abd-al e Waseem Sabeeh Al-Kas Butrous, segundo confirmou o serviço de informação católico Baghdadhope.

As primeiras informações falam de 30 feridos. Confirmou-se que entre os falecidos na catedral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro há uma menina.

O arcebispo católico sírio de Mosul, Dom Georges Casmoussa, disse que os terroristas faziam parte da organização Estado Islâmico do Iraque, que pediam a libertação de alguns de seus companheiros detidos em prisões do Iraque e do Egito.

Dom Shlemon Warduni, bispo auxiliar do patriarcado caldeu de Bagdá, reconheceu que “se trata de uma grande catástrofe”.

O padre Federico Lombardi, S.J., diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, declarou que o Vaticano acompanhava muito de próximo a evolução da situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário