segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Indicações da Santa Sé no início da visita apostólica à Irlanda

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 15 de novembro de 2010 (ZENIT.org) - A primeira fase da visita apostólica à Irlanda, devido aos abusos sexuais de menores por parte de alguns membros do clero, consistirá em investigar as 4 arquidioceses metropolitanas, os seminários e as casas religiosas do país.

Esta fase se desenvolverá nos próximos 5 meses e concluirá no final de abril de 2011, segundo indica um comunicado divulgado na última sexta-feira pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

O documento explica que a visita "verificará se existem relações recíprocas entre os diversos membros da Igreja local, seminários e comunidades religiosas, para apoiá-los no caminho de profunda renovação espiritual que a Igreja na Irlanda já está percorrendo".

"Também tem o objetivo de verificar a eficácia dos procedimentos usados no presente para responder aos casos de abusos e das formas atuais de assistência oferecidas às vítimas."

"A visita não será uma investigação sobre casos individuais de abuso nem um processo para julgar acontecimentos do passado", explica o comunicado.

Tampouco "interferirá de forma alguma na atividade cotidiana das autoridades judiciais, nem na atividade das comissões de investigação estabelecidas pelo Parlamento irlandês", nem "no trabalho de nenhuma autoridade legislativa que tenha competência no âmbito da prevenção dos abusos de menores".

Igualmente, "não pretende substituir a legítima autoridade dos bispos locais ou dos superiores religiosos, que mantêm sua própria responsabilidade na gestão dos casos de abusos", explica o documento vaticano.

O texto recorda que no último dia 19 de março, após um encontro com os prelados irlandeses, o Papa enviou uma carta aos católicos da Irlanda, na qual expressou sua profunda dor pelos abusos e pela maneira como foram tratados no passado.

O Pontífice também anunciou uma visita apostólica a algumas dioceses, seminários e institutos religiosos, para "ajudar a Igreja local em seu caminho de renovação".

Visita às arquidioceses metropolitanas

Os visitadores das 4 arquidioceses metropolitanas da Irlanda serão: o cardeal Cormac Murphy-O'Connor, em Armagh; o cardeal Seán P. O'Malley, OFM Cap., em Dublin; Dom Thomas C. Collins, em Cashel and Emly; e Dom Terrence T. Prendergast, SJ, em Tuam.

"Estarão disponíveis para encontrar-se com aqueles que foram profundamente feridos por abusos e quiserem reunir-se e ser escutados, começando pelas próprias vítimas e suas famílias."

Estas, acrescenta, "serão recebidas da mesma maneira paternal como o Santo Padre, o Papa Bento XVI, em várias ocasiões, recebeu e escutou os que sofreram o terrível crime do abuso".

Os visitadores verificarão como estão funcionando e como podem ser mais bem aplicadas e melhoradas as diretrizes do documento Safeguarding Children, Standards and Guidance Document for the Catholic Church in Ireland [Proteção da infância, normas e documento guia para a Igreja Católica na Irlanda], preparado e redigido em fevereiro de 2009 pelo Conselho Nacional para a Proteção dos Menores na Igreja Católica.

"Se for possível, recomenda-se que cada arquidiocese, fazendo seus os sentimentos de penitência expressados pelo Santo Padre em sua carta, organize uma celebração penitencial ou qualquer outro encontro similar, na presença do visitador, com a aprovação do ordinário do lugar", destaca o texto.

"Para facilitar o acesso aos que quiserem encontrar-se com eles, cada arquidiocese comunicará a residência dos respectivos visitadores."

"De acordo com cada visitador, comunicar-se-á sua disponibilidade, os dias em que já estão ocupados e os ainda disponíveis para reunir-se com as diversas pessoas."

Visita aos seminários

O visitador apostólico para os seminários irlandeses, segundo prossegue o comunicado vaticano, é Dom Timothy M. Dolan, arcebispo de Nova York.

Nesta tarefa, será assistido por alguns clérigos aprovados pela Congregação para a Educação Católica, "cuja principal tarefa será a de ajudar a conduzir as entrevistas pessoais com cada um dos seminaristas".

Dom Dolan visitará 5 instituições: o St. Patrick's College, de Maynooth; o Colégio Pontifício Irlandês, de Roma; o Saint Malachy College, de Belfast; o All Hallows College, de Dublin; e o Milltown Institute of Theology and Philosophy, de Dublin (neste último, a visita se referirá somente aos programas acadêmicos).

O visitador "examinará todos os aspectos da formação sacerdotal" e "conduzirá as entrevistas individuais com todos os membros da equipe formativa, com todos os seminaristas e, onde for possível, com as demais partes habitualmente envolvidas na vida do seminário".

Poderá haver uma entrevista privada também com "cada sacerdote que tenha concluído os estudos no seminário nos últimos 3 anos".

Visita às casas religiosas

Como visitadores apostólicos dos institutos de vida consagrada e das sociedades de vida apostólica com casas na Irlanda, foram nomeados o Irmão Sharon Holland, IHM; o Pe. Robert Maloney, CM; o Irmão Máirin Mc Donagh, RJM; e o Pe. Gero McLoughlin, SJ.

"A primeira fase desta visita consistirá na resposta a um questionário que busca informações sobre o envolvimento dos institutos em casos de abusos, a resposta oferecida às vítimas e o cumprimento dos protocolos."

Os visitadores se reunirão depois para avaliar as respostas ao questionário e para enviar, mais adiante, as recomendações à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, para tratar dos passos seguintes.

O documento indica: "As Congregações para os Bispos, para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica e para a Educação Católica estão de acordo com a Secretaria de Estado em que a primeira fase da visita - a investigação das 4 arquidioceses metropolitanas, das casas religiosas e dos seminários - deverá se completar, se possível, na Páscoa de 2011".

"Nesse momento, os visitadores deverão apresentar os resultados das suas investigações, de maneira que possam ser estudadas durante o mês de maio e se possa debater um plano para o futuro", acrescenta.

"Então, a Santa Sé anunciará, com um próximo comunicado, os próximos passos a serem dados", explica o comunicado.

E conclui: "Quando a visita se completar, a Santa Sé, após revisar todo o material apresentado pelos visitadores e oferecer sugestões para a renovação espiritual das arquidioceses, seminários e casas religiosas, divulgará um resumo exaustivo dos resultados da visita".


More

Nenhum comentário:

Postar um comentário