quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Papa cumprirá dois desejos profundos com sua visita à Espanha


MADRI, terça-feira, 2 de novembro de 2010 (ZENIT.org) – Com sua visita do próximo fim de semana à Espanha, Bento XVI verá cumpridos dois desejos que abriga há tempos: peregrinar a Santiago de Compostela e poder contemplar o templo da Sagrada Família, de Gaudí.

Foi o que explicou o responsável pela estrutura informativa para a viagem, Isidro Catela, nesta terça-feira em Madri.

Bento XVI visitará pela primeira vez estas duas cidades espanholas. O Papa já quis ir antes a Santiago de Compostela, com seu irmão, assim como à Sagrada Família de Barcelona, mas não fora possível.

Por outro lado, Catela destacou que o pontífice admira Gaudí e sua obra, e explicou que após a dedicação do templo deste arquiteto, a 7 de novembro, já se poderá celebrar culto público na nave central da igreja.

Em Barcelona, ademais, Bento XVI quer transmitir também uma mensagem de amor e de defesa da dignidade de toda vida humana, com sua visita à sede central da obra social do Menino Deus (Niño Dios), destacou.

No encontro de imprensa na sede da Conferência Episcopal Espanhola, repassou-se o intenso programa da visita do Papa à Espanha, que tem previsão de duração de 32 horas.

Incluirá encontros com os reis da Espanha na Sala Museu da Sagrada Família, e com os príncipes de Astúrias, na Sala de Autoridades do aeroporto de Santiago.

Também breves encontros com o presidente do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero,

no aeroporto de Barcelona, antes da cerimônia de despedida, e com o presidente do Partido Popular, Mariano Rajoy, na sacristia instalada na praça Obradoiro, depois da missa do sábado.

Para esta visita papal se credenciaram 3.250 jornalistas de 327 meios de comunicação, dos quais 646 acompanharão toda a viagem, 931 estarão só em Santiago, e 1.673, só em Barcelona.

Calcula-se uma audiência das transmissões televisivas da visita de 150 milhões de espectadores.

Segundo a Conferência Episcopal Espanhola, existem três chaves para compreender esta visita do Papa à Espanha: a Europa e o Caminho de Santiago; Gaudí e a Sagrada Família; e a dignidade de toda vida e da vida de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário