quarta-feira, 6 de abril de 2011

Ação Católica argentina recebe incentivo do Papa

"O Santo Padre vos incentiva a intensificar vosso compromisso formativo, para que, seguindo Cristo no caminho da santidade e em estreita colaboração com os pastores, leveis o fermento do Evangelho a todos os corações e a todos os setores da sociedade, do mundo do trabalho, da política, da cultura e da família."

Com essas palavras, Bento XVI dirigiu uma mensagem à Ação Católica argentina (ACA), que comemora hoje 80 anos de fundação.

A ACA tem atualmente 30 mil sócios, crianças, jovens e adultos, e está presente em 850 comunidades paroquiais em todas as províncias argentinas.

"O grande serviço da ACA - explicou Emilio Inzaurraga, presidente nacional da associação desde 2009 - é a evangelização em geral e, consequentemente, muitos movimentos civis e eclesiais nasceram de suas fileiras, para responder a uma gama cada vez mais complexa de necessidades sociais."

Concentrando-se principalmente na "erradicação da pobreza e no desenvolvimento integral de cada pessoa", a associação promove a campanha "A pobreza dói. Construamos uma nação sem excluídos", através da qual "presta vários serviços concretos nas diversas comunidades, destacando, em primeiro lugar, na agenda social e pública, este grito de justiça e equidade que se eleva dos nossos irmãos em necessidade, cuidando da vida em todas as suas etapas".

Neste ano de consulta eleitoral, a AC lançará o programa "Vote, seu voto conta", com o qual, segundo Inzaurraga, pretende-se "promover a responsabilidade dos cidadãos, tornando-os conscientes do direito ao voto e da importância de exercê-lo com responsabilidade".

No âmbito político, há oito anos, a ACA ajuda a melhorar o nível de participação cidadã e a renovação da classe dirigente, através do Instituto de Formação Política, apoiada pela Universidade Católica Argentina (UCA), pela Universidade de Salta e Córdoba e pelas Universidades Nacionais de La Matanza, Chaco Austral e do Nordeste. O instituto possui sete sedes na Argentina e foi declarado de interesse normativo pela Câmara dos Deputados.

Durante nove anos, em colaboração com a ‘Asociación Juvenil Cristiana' (YMCA) a ACA leva adiante um concurso de ‘Youth Business Management', "Expectativas para o Desenvolvimento", que atrai mais de 14 mil estudantes e 700 professores de escolas secundárias de todo o país. Também organiza o concurso de expressão artística "Educar para a paz", com a participação de aproximadamente 12 mil estudantes de todos os níveis e com diferentes habilidades.

"A tudo isso - disse Inzaurraga - se une a sua missão permanente de formação de crianças, jovens e adultos nas paróquias, bem como o cuidado dos refeitórios comunitários e a assistência em domicílio."

(Chiara Santomiero)

Nenhum comentário:

Postar um comentário