sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sancta Missa - Ação Litúrgica da Paixão do Senhor (Sexta-feira Santa)

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,

Publicamos hoje o folheto da Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, da Sexta-feira Santa, esperamos que lhes seja útil. Abaixo mais algumas informações.

O primeiro ponto que gostaríamos de esclarecer em relação ao folheto, é que sua extensão é maior que os outros, contendo ao invés das normais quatro páginas (uma folha de sulfite) seis páginas (uma folha e meia de sulfite), por causa da magnitude da Celebração.

Gostaríamos de esclarecer alguns pontos da metodologia utilizada em nosso Folheto. Fora do Brasil não existem respostas a Oração Eucarística e, mesmo nas antigas edições do Missal Romano, vê-se que elas são colocas entre parênteses indicando-a como possibilidade Pastoral.

Tendo isso em consideração, achamos por bem conservá-las entre parênteses indicando o uso opcional dado a ela quando for pastoralmente válido ou interessante para a comunidade.

Da mesma forma, o Rito da Paz propriamente dito (a saudação entre os fiéis) é deixado também entre parênteses, indicando sua opcionalidade.

A música fica a cargo dos Ministérios paroquiais que podem escolher aquelas mais convenientes.

Por fim há a questão dos comentários. Igualmente algo que inexiste na maior parte do mundo e que, conforme a Terceira Edição da Instrução Geral do Missal Romano, não existe nos momentos comumente usados não colocamos comentários. O melhor mesmo seria deixar a Liturgia falar por si próprio, sem comentários que incomodem o bom andamento da mesma

Nenhum comentário:

Postar um comentário