terça-feira, 12 de abril de 2011

Paróquias da cidade do Rio mantêm celebrações da Festa de São Jorge

Dom Alano, arcebispo de Niterói, está fora da cidade. Segundo o padre Leandro Freire, assessor de comunicação da Arquidiocese de Niterói, os festejos do santo não foram cancelados, mas remodelados dentro dos padrões religiosos.

— Do Domingo de Ramos até o de Páscoa, a Igreja deve permanecer em silêncio. Colocar um celebrativo nesse meio tempo é como dizer que o santo é mais importante do que Cristo. A paróquia ficará aberta para orações, mas não realizará as missas em nomes de São Jorge nem a procissão — enfatiza.

Por outro lado, as paróquias de Quintino, na Zona Norte carioca; e do Campo de Santana, no Centro do Rio, não suspenderam as festividades. A primeira já confeccionou fôlderes indicando os horários das celebrações, todas mantidas no dia 23, inclusive a procissão, marcada para as 17h30m.

Já o Campo de Santana terá orações direcionadas em um palanque montado na Praça da República, no Centro do Rio, no dia do guerreiro. A missa da alvorada, com presença do arcebispo Dom Orani João Tempesta, foi transferida para o domingo de Páscoa. A procissão, para o domingo seguinte.

— Os padres estão esclarecendo as dúvidas nas missas, mas os devotos estão irredutíveis. Devem estar pensando que vai ter alvorada às 5h como no ano passado. Por isso, estamos preparando um informativo — afirma Jayne Cristina, da paróquia do Campo de Santana.

No entanto, essas igrejas podem ser surpreendidas com uma nova orientação, já que a assessoria da Arquidiocese do Rio diz não ter recebido as programações. Nem mesmo a presença de Dom Orani no Campo de Santana foi confirmada.

Indagado sobre a programação de outras dioceses e quanto a realizar a festa do Centro de Niterói em data posterior, o padre Leandro concluiu:

— Nossa diocese está obediente ao Diretório Litúrgico, que dispõe sobre como e o que celebrar em cada dia. Não podemos alterá-lo. Se remarcarmos a procissão, vamos transpor a festa para um período tão distante que não fará mais sentido comemorar o Dia de São Jorge.

Fonte: oglobo

Nenhum comentário:

Postar um comentário