quarta-feira, 20 de abril de 2011

Condolências do Papa pela morte do cardeal Saldarini

Bento XVI expressou em um telegrama sua dor pela morte do cardeal Giovanni Saldarini, arcebispo emérito de Turim, ocorrida ontem em Milão, aos 86 anos de idade.

No texto, enviado ao arcebispo de Turim, Dom Cesare Nosiglia, o Papa recorda que o cardal faleceu “após uma longa enfermidade vivida com confiado abandono no Senhor”.

O bispo de Roma expressa a Dom Nosiglia, a toda comunidade local e à família do purpurado sua “profunda participação na dor” deste momento, “pensando com afeto neste querido irmão que serviu generosamente ao Evangelho e à Igreja”.

Ele recorda com gratidão “a intensa obra pastoral realizada primeiro como sacerdote zeloso e bispo auxiliar de Milão, e depois como solícito e amável arcebispo” de Turim, ao tempo em que eleva “ferventes orações ao Senhor para que o acolha em sua paz”.

O Papa envia aos que choram sua “consoladora benção apostólica”, com “um pensamento especial para aqueles que o auxiliaram amorosamente nestes últimos anos de enfermidade”.

O cardeal Saldarini nasceu em Cantù (Lombardia) a 11 de dezembro de 1924. Foi ordenado sacerdote a 31 de maio de 1947, bispo a 7 de dezembro de 1984 e criado cardeal a 28 de junho de 1991.

Com sua morte, o Colégio cardinalício passa a ter 199 membros, 116 dos quais são eleitores. Há 108 cardeais europeus, 21 da América do Norte, 31 da América Latina, 17 da África, 19 da Ásia e 4 da Oceania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário