terça-feira, 5 de abril de 2011

Missa solene pelos 950 anos do Santuário de Walsingham

Uma missa solene celebrada pelo arcebispo de Westminster, Dom Vincent Nichols, nesse sábado, comemorou o 950º aniversário de fundação do Santuário de Walsingham.

O Santuário foi instituído em 1061, ano em que, segundo a tradição, a Virgem apareceu a Lady Richeldde Faverches. O lugar converteu-se num importante centro de peregrinação na Idade Média, ainda que tenha sido destruído depois, durante a Reforma.

Foi restaurado em 1897 e hoje há dois santuários, um anglicano e outro católico.

Na missa solene, uniram-se a Dom Nichols o núncio Antonio Menini e o arcebispo emérito de Westminster, cardeal Cormac Murphy O'Connor.

Ação de graças

A data foi celebrada também pelo Ordinariato Nossa Senhora de Walsingham, o novo organismo para anglicanos que desejam ingressar na Igreja Católica.

A revista do Ordinariato (‘The Portal’) falou do coração ecumênico de Walsingham como agregador, porque “todos têm rezado no mesmo Santo Lugar”.

“Em Walsingham hoje pode haver dois Santuários, mas, trabalhando juntos, compartilham um coração ecumênico.”

Dom Keith Newton, chefe do Ordinariato, animou os fiéis a realizar uma peregrinação ao Santuário, conhecido como a Nazaré da Inglaterra, no contexto do aniversário. Ele liderará uma peregrinação no dia 17 de julho.

“Trata-se de uma oportunidade ideal para que o maior número de membros do Ordinariato reuna-se em Walsingham e agradeça por tudo o que nos sucedeu nos últimos seis meses”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário