quinta-feira, 28 de abril de 2011

Relíquia com ampola de sangue de João Paulo II

Relíquia com ampola de sangue de João Paulo II será disponibilizada para veneração durante beatificação

No próximo domingo, durante a cerimônia de beatificação do Papa João Paulo II, fiéis poderão venerar uma importante relíquia do futuro beato: um ampola com amostras de sangue do falecido pontífice.

A informação foi dada na manhã de hoje pelo porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, que logo tratou de apresentar detalhes a respeito das características dessa relíquia, de como foi obtida e onde estava sendo custodiada.
lombardi_article.jpg
Segundo Padre Lombardi, a amostra de sangue foi obtida nos últimos dias da doença de João Paulo II

Segundo comunicado do Padre Lombardi, a relíquia que será exposta à veneração dos fiéis em ocasião da beatificação do Papa João Paulo II é uma pequena ampola de sangue, que estará inserida em um relicário preparado especialmente pelo Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

De acordo com o porta-voz, a amostra de sangue foi obtida nos últimos dias da doença de João Paulo II. "(...) O pessoal médico adequado realizou retiradas de sangue, para colocar à disposição do Centro Hemotransfusional do Hospital Menino Jesus em vista de uma eventual transfusão. Tal Centro, dirigido pelo professor Isacchi, era de fato encarregado deste serviço médico para o Papa. Todavia, não ocorreu nenhuma transfusão, e o sangue permaneceu conservado em quatro pequenos recipientes".

Ainda conforme Padre Lombardi, dois destes recipientes ficaram à disposição do secretário particular do Papa João Paulo II, Cardeal Dziwisz; os outros dois ficaram todos estes anos junto ao próprio Hospital Menino Jesus, "devotadamente guardados pelas Irmãs do Hospital".

"Por ocasião da beatificação, estes dois recipientes foram dispostos em dois relicários. O primeiro será apresentado para a veneração dos fiéis em ocasião da cerimônia de beatificação do dia 1º de maio, e depois será conservado no "Sacrário" aos cuidados do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, junto a outras importantes relíquias. O segundo será reentregue ao Hospital Menino Jesus, cujas irmãs haviam já fielmente guardado a preciosa relíquia nos anos passados", explicou o porta-voz.

O sangue de João Paulo II ainda se encontra no estado líquido devido à presença de uma substância anticoagulante que estava nas provetas no momento da retirada.

Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário