quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alunos de Ratzinger falarão da nova evangelização

Os antigos alunos de Joseph Ratzinger refletirão sobre a nova evangelização em seu próximo encontro anual, que será realizado de 26 a 28 de agosto em Castel Gandolfo.

O organizador destes encontros anuais, Pe. Stephen Horn, explicou a ZENIT que o tema do próximo encontro do Círculo de Estudantes de Ratzinger será a nova evangelização e que o Papa presidirá a Missa com eles no domingo, dia 28.

A teóloga leiga Hanna-Barbara Gerl-Falkowitz e o membro austríaco da Comunidade Emanuel, Otto Neubauer, também leigo, foram convidados a dar seu testemunho no encontro deste verão boreal.

Hanna-Barbara Gerl-Falkowitz, especialista em Romano Guardini e nas relações entre filosofia e cultura, é professora em Dresde – na antiga Alemanha do Leste – e assídua nos meios de comunicação.

Ao primeiro círculo do Ratzingerschülerkreis - de Bonn, Munique, Tubinga, Ratisbona – se uniu há alguns anos um novo círculo, constituído por estudantes não diretos do professor Ratzinger (como um dos premiados do “Prêmio Ratzinger”, o Pe. Heim), mas que se formaram com o estudo da sua teologia.

O primeiro encontro de Ratzinger com seus antigos alunos ocorreu em março de 1977, quando foi nomeado por Paulo VI como arcebispo de Munique e Frisinga. Desde aquele dia, o encontro se repete todos os anos sobre um tema específico.

Seus antigos alunos receberam com surpresa uma carta do novo Papa, em 2005, poucos meses depois da sua eleição, para convidá-los a Castel Gandolfo e manter o costume.

Nesse mesmo ano, analisaram a questão do Islã; em 2006 e 2007, a evolução e as teorias evolucionistas; em 2008, o tema foi o Jesus histórico e sua Paixão; em 2009, a missão e o diálogo com as religiões e culturas; e, em 2010, a interpretação adequada do Concílio Vaticano II.

Do Círculo de Estudantes de Ratzinger fazem parte o cardeal Christoph Schönborn, arcebispo de Viena; o bispo auxiliar de Hamburg, Dom Hans-Jochen Jaschke; e dezenas de professores universitários, párocos, religiosos, religiosas e leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário