sexta-feira, 17 de junho de 2011

Presidência da CNBB atende à imprensa amanhã

Termina nesta sexta-feira, 17, a primeira reunião do Conselho Permanente da CNBB, eleito para o quadriênio 2011 a 2015. Ao final da reunião, que começou ontem, a Presidência da CNBB (Cardeal Raymundo Damasceno – Presidente; dom José Belisário da Silva – Vice-presidente e dom Leonardo Ulrich Steiner – Secretário Geral) atenderá à imprensa, na Sala de Imprensa, na sede da Conferência, em Brasília.

O Conselho escolhe, hoje, os bispos que deverão compor cada uma das 12 Comissões Pastorais cujos presidentes foram eleitos pela Assembleia da CNBB, em maio.

Serão escolhidos também os membros para o Conselho Nacional Pró-Santuário Nacional de Aparecida, Conselho Econômico, Conselho Fiscal, Comissão de Textos Litúrgicos, Comissão para os Tribunais Eclesiásticos, Conselho Diretor do MEB, Comissão para a Evangelização, Comissão para a Amazônia, Comissão para a Missão Continental e Presidência das Edições da CNBB.

O Conselho confirmará, ainda, os nomes dos assessores indicados para as Comissões e homologará outras nomeações.

Outro assunto que consta na pauta do Conselho é a discussão de encaminhamentos para a implementação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas na última assembleia da CNBB.
Código Florestal

Na tarde de ontem, os bispos falaram sobre o novo Código Florestal, aprovado pela Câmara e em votação no Senado. O ex-assessor do Ministério do Meio Ambiente, André Lima, expôs ao Conselho as implicações com a aprovação do Código. Segundo Lima, o novo Código incentiva novos desmatamentos e anistia ocupações em áreas com relevância ambiental. O Conselho deverá emitir uma nota sobre este tema até o final de sua reunião.
O Conselho

O Conselho Permanente é composto pela Presidência da CNBB, pelos presidentes das 12 Comissões Episcopais Pastorais e pelos representantes dos 17 Regionais da CNBB, num total de 41 bispos.

O Conselho se reúne três vezes ao ano e é a segunda instância de decisão da CNBB, estando abaixo apenas da Assembleia Geral.

Fonte: CNBB.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário