A Santa Sé informou nesta quarta-feira que Bento XVI nomeou o padre Marian Marek Piatek, conhecido como padre Marcos, como bispo da prelazia de Coari, no estado do Amazonas. A prelazia estava vacante desde julho de 2009.
O novo bispo de Coari, de 56 anos, é polonês da cidade de Tuchów. Nasceu no dia 10 de outubro de 1954. Ordenado padre pela Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) no dia 5 de junho de 1980, padre Marcos tem mestrado e doutorado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana da Universidade Lateranense, em Roma.
Atualmente é professor de Teologia Moral no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador, no Curso de Extensão do IT-UCSAL, na Faculdade São Bento da Bahia e da Escola Diaconal da Arquidiocese de São Salvador (BA). É ainda coordenador do Curso de Extensão em Missiologia e Evangelização do Centro Missionário Redentorista da Bahia.
No Brasil desde 1986, padre Marcos é membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral. Foi responsável pela formação de seminaristas de teologia da vice-província redentorista da Bahia.
Foi vigário paroquial e pároco da paróquia da Ressurreição do Senhor, em Salvador; professor no Instituto Teológico dos Frades Franciscanos em Recife-Olinda, no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás, em Goiânia (GO), no Instituto Teológico dos Redentoristas em Tuchów (Polônia) e no Instituto Teológico São Bento da Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário