sábado, 11 de junho de 2011

Peregrinação das Crianças foi uma festa em Fátima

“Queremos construir um Portugal melhor a pensar em vós, a trabalhar convosco e a rezar convosco. Precisamos de olhar o futuro com verdade, com alegria e com esperança.”

Esse apelo foi na manhã desta sexta-feira, em Fátima, pelo bispo de Aveiro, Dom António Francisco dos Santos, que presidiu à edição deste ano da Peregrinação das Crianças, uma das mais participadas peregrinações ao Santuário de Fátima, todos os anos a 9 e 10 de Junho.

Segundo informa a Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, a peregrinação deste ano voltou a acolher na Cova da Iria uma multidão de crianças de todo o país, incluindo das ilhas. Muitas chegaram a Fátima na noite de ontem e a grande maioria chegou esta manhã.

Na celebração principal, a eucaristia, celebrada às 11h no Recinto do Santuário, estima-se a participação de mais de 250.000 pessoas, entre as quais cerca de 50.000 mil crianças, que foram convidadas a ocupar a escadaria e o espaço frontal à Basílica.

Na edição deste ano, em que o Santuário evoca as aparições do Anjo em 1916 e o seu convite à adoração a Deus, um apelo especial foi feito a todos os meninos e meninas: “Nós adoramos a Deus quando, ao acordarmos, saudamos os nossos pais, e, depois, ao longo do dia, as outras pessoas que encontramos”.

“Adoramos a Deus quando sorrimos e dizemos bem de alguém, quando no nosso coração pensamos, dizemos e temos muito amor a Deus, quando na escola estamos com atenção e fazemos os trabalhos bem-feitos, quando não estragamos a água e as plantas, que nos ajudam a viver e tornam a nossa vida mais bela, quando participamos na catequese, quando rezamos, quando convidamos os nossos pais a rezar conosco”, como afirmou para as crianças o bispo de Aveiro.

No final da eucaristia, todas as crianças receberam um material impresso que recorda as aparições e as orações do Anjo. As duas orações lá impressas foram rezadas em voz alta por todos.

Dom António Marto, bispo de Leiria-Fátima, também se dirigiu às crianças, ao final da celebração.

“Vós sois um espetáculo, com a vossa presença tão numerosa”, “com o sorriso dos vossos lábios e que resplandece do vosso rosto”. “Sois um espetáculo de beleza e de alegria”, disse.

“Vos sois um espetáculo de oração. Viestes aqui reconhecer aqui Jesus, presente na eucaristia, como o maior tesouro, o maior e o melhor amigo”. “Jesus conta convosco para tornar este mundo melhor”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário