terça-feira, 7 de junho de 2011

Termina a primeira fase da Visita Apostólica à Irlanda

A primeira fase da investigação sobre abusos sexuais por parte de clérigos na Irlanda terminou. Agora já não se preveem mais visitas a dioceses ou seminários.

Foi o que anunciou a Santa Sé nesta segunda-feira, em um comunicado no qual indica que um relatório completo sobre os resultados da visita estará pronto no início de 2012.

O comunicado refere que os visitadores enviaram seus próprios relatórios a vários dicastérios vaticanos implicados no tema, que farão sua avaliação.

“Sobre as dioceses e os seminários irlandeses, a Congregação para os Bispos e a Congregação para a Educação Católica não preveem outras visitas apostólicas. Os visitadores, de fato, encontrando diversas realidades e pessoas, entre eles os bispos sufragâneos, puderam configurar um quadro suficientemente exaustivo da situação da Igreja irlandesa com relação aos âmbitos da investigação.”

A declaração explica que a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica analisou “as respostas aos questionários enviados a todos os institutos com casas religiosas na Irlanda. Segundo o que está previsto na metodologia adotada, seguirão visitas in loco a algumas realidades religiosas”.

Nos próximos meses, o Vaticano dará diretrizes para a renovação espiritual a bispos e religiosos.

Na semana passada, o arcebispo de Dublin, Dom Diarmuid Martin, expressou sua ansiedade com a espera dos resultados da Visita.

Ele falou durante um discurso dirigido aos delegados internacionais que ajudaram a preparar o Congresso Eucarístico de 2012, que se celebrará na capital irlandesa.

“Estou ansioso para conhecer o caminho que a Visita Apostólica dará para a renovação da Igreja na Irlanda, de modo que nossa renovação coloque-se em marcha de forma decisiva”, disse.

“Ao mesmo tempo – acrescentou –, estou cada vez mais impaciente com o processo, iniciado há mais de um ano. Não é uma crítica ao Santo Padre, é um apelo a seus colaboradores.”

As palavras de Dom Martin colocam-se no contexto de sua reflexão sobre as grandes mudanças na cultura irlandesa nas últimas décadas. “A secularização da cultura irlandesa está muito avançada”, afirmou.

Nesse panorama, o prelado sublinhou que o “compromisso” do Papa “com a Igreja na Irlanda é notável”.

“Tenho tido só seu apoio em minha missão, através de seu ensinamento e de seu apoio pessoal”, disse.

“O ritmo de mudança na cultura religiosa irlandesa é tal que, quanto maior for o atraso em antecipar os frutos da Visita Apostólica, maior será o perigo de falsas expectativas e maior será o alento aos que preferem a imobilidade da reforma, como maior será a ameaça à eficácia deste imenso dom do Santo Padre para a Igreja na Irlanda”, acrescentou.

Bento XVI anunciou a Visita Apostólica em uma Carta pastoral aos católicos da Irlanda de 19 de março de 2010.

Os visitadores examinariam alguns aspectos, como por exemplo: “se existem relações recíprocas entre os diversos membros da Igreja local, seminários e comunidades religiosas, para apoiá-los no caminho de profunda renovação espiritual que a Igreja já está levando a cabo na Irlanda”; “a eficácia dos procedimentos usados no presente para responder aos casos de abusos e das formas atuais de assistência proporcionadas às vítimas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário