sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sor Margarida Rutan será beatificada na França

O prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, presidirá a beatificação de Sor Margarida Rutan, filha da caridade de São Vicente de Paulo, no próximo domingo, dia 19, na cidade de Dax, depois de mais de 100 anos de processos.

Margarida Rutan nasceu em Metz, em 1736. Foi a oitava de quinze irmãos. Seu pai era talhador de pedra, mestre de obras e arquiteto. Sua mãe, profundamente cristã, proporcionou a cada um dos seus filhos uma educação religiosa séria e o exemplo de uma vida de entrega.

Em 1757, aos 21 anos, Margarida começou seu noviciado na casa-mãe das Filhas da Caridade de Paris.

Em 1779, assumiu, como superiora, a direção de um hospital de Dax e rapidamente se tornou uma pioneira da ação social, com a abertura de uma escola e o acolhimento de crianças abandonadas.

Ao chegar a Revolução Francesa, as religiosas do hospital ficaram presas no convento de Carmas, transformado em prisão para mulheres, enquanto o dos capuchinhos servia de prisão para homens e o palácio episcopal, de tribunal revolucionário, presidido por Pinet.

Em 1792, as religiosas foram acusadas de roubo e, em 1793, a irmã Rutan finalmente foi denunciada e presa, na véspera do Natal.

Foi condenada à morte pelo tribunal revolucionário em 9 de abril de 1794 e guilhotinada no mesmo dia, por não negar sua fé.

Um ano mais tarde, o Diretório lamentou que esta mulher fosse “sacrificada de uma forma inumana sem motivos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário